TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Teórico Contas a Receber e Pagar

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício Teórico de Contas a Receber / Contas a Pagar.

  1. Defina o que é Administração Financeira.

R.: Administração financeira é a área responsável pelo reconhecimento e respostas aos fatores de controle de toda transação ou negócio financeiro, ou seja, é a junção das contas a receber e a pagar.

  1. Explique a política de crédito.

R.: Política de crédito engloba as informações básicas para a realização das vendas a prazo, possibilitando a concessão, o monitoramento e a cobrança de títulos. Deve ser encarada como fator de elevação das receitas (ganhos) e uma demanda por investimentos em ativos financeiros (créditos futuros).

  1. A empresa é obrigada a realizar todos os tipos de cobranças? Explique.

R.: Não, pois cada empresa pode ter a sua política de cobrança.

  1. Explique o que é cheque especial.

R.: Cheque especial é um produto que deriva de uma relação contratual, em que é fornecida ao cliente uma linha de crédito para cobrir cheques que ultrapassem o valor existente na conta. Basicamente, uma modalidade de empréstimo com uma cobrança de juros diferenciada.

  1. Quais são as informações necessárias para fazer o controle de contas a receber e a pagar de uma empresa?

R.: A informações necessárias são: Datas da venda/compra e vencimento, dados do fornecedor/cliente, nº do documento/pedido e valor a pagar/receber.

  1. Faça a simulação de um plano de cobrança. Atente-se a todas as etapas do processo de cobrança respeitando prazos e as transferências dos títulos.

R.:         1º etapa: Título em carteira (empresa detém o título para ser pago diretamente a ela, dentro do prazo de vencimento acordado entre ambas as partes);
2º etapa: Cobrança simples (empresa notifica o cliente por telefone ou correspondência, que o título está em atraso);
3º etapa: Cobrança descontada (ocorre uma renegociação da dívida, geralmente com a emissão de um boleto, onde a empresa concede um desconto para o cliente quitar o débito);
4º etapa: Cobrança em Protesto (empresa envia os títulos em aberto para as instituições SERASA e SPC, responsáveis pela proteção de crédito). Limitando a credibilidade do cliente no mercado, “induzindo” que ele efetue o pagamento da dívida para exclusão dos registros negativos do seu nome/CPF.

  1.  Quais são as formas de pagamento praticadas hoje no mercado? Explique cada uma delas e considere as vantagens e as desvantagens.

R.: As formas de pagamento praticadas hoje no mercado são à vista e a prazo. Quando o pagamento é realizado à vista (no ato da compra) livra-se do acréscimo de juros e ainda há possibilidade de o cliente obter um desconto (dependendo do valor da compra), o que não acontece no pagamento a prazo, mas que possibilita o cliente a comprar sem a obrigação do pagamento imediato, além de possibilitar o parcelamento do valor através de cartões, cheques ou carnês e com diferentes prazos de pagamento.

  1. O que são borderôs?

R.: Borderôs são grupos de títulos a pagar, que permite o envio ao banco com instruções a respeito da forma de pagamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (477.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com