TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique o processo da comunicação. Como ela acontece?

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR - INIFACS

              CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

               PROFESSOR: KARINE SILVEIRA

ISABEL MARIA SANTOS LOPES

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

SANTO ANTÔNIO DE JESUS – BA

2013

QUESTÃO 1

  1. Explique o processo da comunicação. Como ela acontece?

É necessário que exista alguns elementos chaves para que haja comunicação, como o emissor, receptor, canal, código ou linguagem e o contexto. A falta de um destes elementos pode comprometer o ato comunicativo, uma vez que a comunicação é um processo de transformação de informações para compreensão humana. Macarenco, Isabel (2009) apresenta os seguintes elementos:

  • Emissor ou Remetente: responsável por codificar (elaborar) a mensagem. Ficando evidenciado que a atenção do receptor pode variar dependendo da experiência ou autoridade atribuída ao emissor;
  • Receptor ou Destinatário: o público a que a mensagem é destinada. Recebe, codifica e interpreta a mensagem enviada pelo remetente;
  • Mensagem: Razão da comunicação. Um conjunto organizado de signos (ou sinais) pertencentes a um mesmo código linguístico ou não;
  • Ambiente ou Contexto: local e também situação em que ocorre o ato comunicativo. É um elemento decisivo no comportamento dos participantes, sendo também um elementos extralinguístico;
  • Canal ou Meio de Comunicação:  meio escolhido (pelo emissor) para transmissão da mensagem, e também utilizado pelo receptor para enviar a retroação;

O processo de comunicação é feito com o uso destes elementos, de forma que o emissor emite uma informação destinada ao receptor, utilizando algum tipo de canal (oral, escrita, corporal, etc.), constituindo assim uma mensagem. Esta mensagem ao ser enviada é codificada, que por sua vez, ao receber a mensagem, o receptor a descodifica, obtendo assim uma compreensão. (Se essa decodificação não ocorrer, não haverá comunicação) Após essa compreensão o receptor envia um feedback.

É pelo Feedback, que é possível ter uma conclusão de se houve ou não comunicação.

É importante lembrar, que para transmitir e compreender as ideais de uma mensagem, temos que considerar o fator social do meio, ou seja, a formação cultural e educacional das partes envolvidas na comunicação.

  1. Quais são os principais ruídos e problemas que podem interferir na qualidade desse processo?

A comunicação é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento organizacional de uma empresa, e também de toda a comunidade humana. Para tal, é necessário obter cuidados para evitar os ruídos na comunicação, ou seja, é de suma importância ter conhecimento dos elementos que podem dificultar o entendimento das mensagens. Como exemplo, temos um simples diálogo entres dois indivíduos, onde um fala e o outro não compreende exatamente o que foi dito. Ou muitas vezes a subjetividade contida na mensagem, o emissor possui uma compreensão diferenciada da capitada pelo receptor. Ainda podemos citar outras dificuldades que comprometem o processo de comunicação, entre elas, as barreiras psicológicas, tecnológicas e de linguagem.

Segundo Gessner (2007), ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvios na mensagem.

QUESTÃO 2

  1. Estabeleça uma comparação entre a fala e escrita, considerando suas principais características. Serão necessárias 5 características.

Mesmo tendo correlações entre fala e escrita, o escrever é bem diferenciado do falar. Essa diferença se dá pelo fato do interlocutor estar presente no momento da fala e ausente no momento da escrita. Quando estamos falando com alguém ou para alguém, caso ocorra qualquer problema na interpretação ou na compreensão, tudo pode ser retomado até obter uma solução, através do indivíduo que está ouvindo; além disso, temos outros componentes de fala formam um ambiente propício, as pausas, os gestos, as expressões faciais, o tom de voz, que juntos completam e reforçam o que estamos dizendo.

Já a escrita, falta-nos tudo isso. A língua escrita não é só uma representação da língua falada, mas um sistema disciplinar, com recursos gráficos, como as regras ortográficas, e também o fato da escrita ser bem feita, para que se obtenha um texto claro, para que quem o leia entenda o que está contido nele.

  1. É muito comum a escrita ser considerada permanente e a fala, não. Com o advento de novas tecnologias, ainda podemos afirmar isso? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 3 (VALOR 1,0) – Conceitue Comunicação Organizacional, estabelecendo uma relação com as noções de missão, visão e valores.

A comunicação Organizacional por um lado é uma forma de harmonizar a comunicação externa e interna de uma instituição, e por outro proporcionar um clima motivador dentro de uma empresa, afim de construir valores e valorizar a organização e os indivíduos que fazem parte da mesma, como a divulgação e o compartilhamento da Missão, Visão e Valores da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com