TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FABRICAÇÃO DE BONÉ PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  5.360 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera de Brasília

Administração – Administração de Produção

FABRICAÇÃO DE BONÉ

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

O tecido mais usado para a fabricação de bonés é o brim, este por sua  vez é colado a uma espuma fina. Este processo é chamado "dublagem", e existem empresas que prestam este serviço. Os bonés são feitos sob escala de produção. São usadas máquinas de costura a nível industrial como refiladeira, pespontadeira de ponto fixo de 2 agulhas. Depois são feitos os acabamentos, onde são colocadas as abas, e presilhas reguladoras. O tecido mais usado para a fabricação de bonés é o brim e também qualquer outro tecido a sua escolha como o resinado. O processo é artesanal, por sua vez inicia-se cortando o tecido a partir de um molde contendo as medidas do boné (sugestão: adquirir um boné no mercado, desmontar e confeccionar os moldes em papelão a partir das partes lembrando que deverão ser introduzidas as modificações para a personalização do produto). Faz-se nesta etapa a estampagem ou bordado e por final a costura. Esta etapa do processo pode ser feita por várias costureiras, uma montando a aba (que pode ser de poliestireno) e a outra colocando as tiras e por último o regulador. Os bonés podem ter também características a serem definidas pelo produtor. São usadas máquinas de costura a nível industrial como refiladeira, pespontadeira de ponto fixo de 2 agulhas, costura, etc. Além dos bonés serem de tecido podem ser feitos de espuma EVA onde utilizam-se máquinas de corte e vinco e processos de serigrafia para personalização. Em termos de investimento a opção em trabalhar com EVA é mais vantajoso pelo baixo custo da matéria- prima, a necessidade de pouca mão de obra, porém é um produto descartável destinado principalmente a propaganda em forma de brindes. Os bonés de pano são confeccionados em tecidos planos, brins, tactel, cetim, seletel, em couro, jeans com acabamentos de lavanderia, dependendo do público alvo. Os detalhes de bordados, abas e/ou aplicações serão de acordo com o modelo a ser desenvolvido.

PARA A PARTE PLÁSTICA:

Os moldes utilizados para a fabricação das peças constituintes do boné, variam de acordo com o modelo que deseja confeccionar, e são feitos por encomenda ao fornecedor dos moldes. Segundo informações do fabricante de moldes, é necessário que o empreendedor tenha uma ideia do que necessita para que depois sejam feitos os moldes, assim, não é possível fornecer os tipos e os modelos de moldes. A produção das peças de plástico pode ser feita pelo processo de injeção, que consiste no seguinte: A máquina injetora é constituída, essencialmente, de uma rosca transportadora contida em um cilindro aquecido por meio de resistências de duas placas para sustentação de molde e de um sistema hidráulico ou mecânico de acionamento da rosca e de encosto das placas. O material é conduzido pela rosca transportadora, processo durante o qual sofre ação da temperatura, até o interior do molde por meio de bicos de injeção. Com o molde fechado, submetido à pressão, o material preenche integralmente as cavidades, adquirindo a conformação final. Após o resfriamento das peças no interior do molde, as mesmas são removidas pela ação de pinos extratores. Os tempos de injeção, pressões e temperaturas variam de acordo com a matéria prima utilizada e as características do produto final, sendo que as máquinas são normalmente dotadas de dispositivos de regulagem Peças plásticas injetadas podem receber os mais diversos acabamentos superficiais (pintura e gravações), bem como soldagens por inúmeros processos. Sugere-se que o cliente desenvolva os moldes baseados nos modelos já existentes no mercado. Os moldes utilizados são de papelão de forma semelhante à confecção de roupas. Um modelista de roupas poderá desenvolver os moldes de acordo com o modelo escolhido, seguindo o processo normal com traçado do molde, montagem da peça piloto em todos os tamanhos antes de ser colocado na produção. Recomenda-se também que antes de escolher o tipo de boné a ser desenvolvido seja realizada uma pesquisa de mercado para ter certeza de qual o público alvo deseja-se atingir, pois isto será determinante no custo da peça, modificando significativamente os insumos e materiais a serem utilizados.

FABRICAÇÃO DE BOLAS
 Começa com a preparação da câmara de ar que recebe uma camada de linha colátex, em seguida ela é colocada numa forma resfriada para marcar onde serão pregadas as partes da cobertura, estas por sua vez são cortadas numa maquina especifica e o desenho ou a cor da bola são feitos um a um. Com as peças prontas as bolas recebem uma camada de cola e são encaminha para as coladeiras de bola. O acabamento é feito numa câmara quente por cinco minutos a 120°. Ao sair às bolas estão prontas.

FABRICAÇÃO DE CAMISA SOCIAL

Matéria Prima:

Cerca de 1,60 m de tecido 100% algodão tipo tricoline. A qualidade do tecido utilizado é determinante  para o nível de qualidade da camisa social.

Fios de tecidos:

Os fios são conjunto de fibras entrelaçadas, que formam um cilindro de diâmetros irregulares ao longo do seu comprimento. Quanto mais grosso e pesado o fio, menor será a titulação. Os fios 30 são mais grossos que os de título 40 e assim sucessivamente, até chegarmos a fios extremamente finos, como os fios 120. Quanto mais fino o fio, melhor é a qualidade do tecido, ou seja, quanto mais filamento tiver um fio, mais densa é sua textura, desta forma, o fio 120 apesar de ser muito fino é mais compacto, mais macio e proporciona uma camisa de qualidade superior e com excelente caimento.

Materiais acessórios:

Entretelas para reforço do colarinho e punhos

Uma boa entretela deverá ser consistente e flexível, tendo aplicada, numa das faces, uma camada bem distribuída de pigmentos de cola de qualidade. Só nessas condições, associadas a uma temperatura de termocolagem ajustada à natureza do tecido (aprox. 150 ºC), é possível assegurar uma aderência uniforme da entretela ao tecido. E só assim é garantida a estabilidade do colarinho e dos punhos após sucessivas lavagens, mantendo-lhes, durante todo o tempo, o conforto desejável.

Linhas

A confecção de uma camisa social de qualidade exige a utilização de uma linha adequada às características do tecido. A linha deve ter um filamento exterior de algodão, a revestir um fio interior contínuo de poliéster, para maior resistência à lavagem. Deve ter a espessura correta e uma cor o mais próxima possível da cor de fundo do tecido.

Botões

Basicamente, existem duas qualidades de botões:

- de madrepérola, extraída da parte nacarada das conchas de alguns moluscos, em particular das ostras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com