TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DO VALE ELVIRA DAYRELL GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  5/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.996 Palavras (20 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 20

                         FACULDADE DO VALE ELVIRA DAYRELL

                               GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

                                Igor Antônio Soares Da Silva

                                                Açucena/MG

                                                       2019.

                              IGOR ANTÔNIO SOARES DA SILVA

Dificuldades Para Abertura de um Empreendimento: Um Estudo de Caso da    

                               Empresa    Produtos da Roça LTDA.

Trabalho de projeto de pesquisa apresentado à disciplina Projeto Interdisciplinar Curso de graduação em Administração da Faculdade do Vale Elvira Dayrell, como requisito em aprovação.

Orientadora: Prof. Fernanda Mesquita

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DO VALE ELVIRA DAYRELL

AÇUCENA, 2019

Resumo:

O empreendedorismo trata-se de um tema que vem sendo bem difundido nos últimos tempos, e que revela a necessidade, de se ter ações dentro da perspectiva do planejamento estratégico, firmando assim a necessidade de se planejar em toda e qualquer situação, deixando de ser alvo do insucesso e da decadência junto ao mercado competitivo. Este trabalho tem por objetivo identificar quais têm sido as dificuldades que foram encontradas até a abertura da empresa, uma empresa que visa sempre ter uma matéria prima de qualidade e dessa forma oferecer um ótimo produto, sem lesar a saúde de seus consumidores, atendendo a clientes personalizados. Conforme o decorrer da pesquisa e a entrevista com o empreendedor da empresa alvo, podemos identificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis de se tornar um empreendedor, se este contou com algum tipo de ajuda ou se utilizou alguma ferramenta específica de apoio.

Palavras chave: Dificuldades, empresa, expandir o negócio.

Sumário

1.Introdução        5

1.1        Objetivos        6

1.1.1 Objetivo geral        6

1.2        Objetivos Específicos        6

1.3        Justificativa        6

1.4        Metodologia        6

2. Empreendedorismo        7

2.1 Empreendedorismo no Brasil        9

3. Dificuldades para abrir Um Empreendimento        10

3.1. Dificuldades para abrir Um Empreendimento quanto juridicamente        12

4. Discursão do resultado da entrevista com a empreendedora.        14

5.Conclusão        15

                                 


1.Introdução  

 Esta pesquisa vem com o propósito de saber quais foram as dificuldades encontradas pela empreendedora Célia Minervina Pinto Leite, que tem uma empresa de doces na cidade de Sapucaia de Guanhães. Hoje sua empresa produz vários tipos de doces, a maioria de seus doces usa receitas antigas que foram modificadas, não para agregarem valor ao produto, mas sim para ter uma qualidade excelente na qual pessoas com diabetes possam consumir moderadamente os doces.

Segundo dados do Sebrae, uma empresa não fica mais de dois anos no mercado, se a mesma não tiver um plano de negócio bem elaborado. Dos anos 2000, o número de micro e pequenas empresas aumentaram relativamente em todo país, da mesma forma com que o número de empresas que fecharam suas portas também.

Pensar nas micro e pequenas empresas e o fato de diversas delas fecharem suas portas é imprescindível, pois estas correspondem a quase 80% de todo o PIB nacional. Diante disso e sabendo-se que as empresas fecham as portas, e, junto ao fechamento; o desemprego que hoje atinge milhões de pessoas, é dessa forma surge o empreendedorismo.

Desta forma podemos dizer que o empreendedorismo é um dos principais movedores do desenvolvimento econômico, em que um conjunto de pessoas e processos juntos transformam ideias em oportunidades. Quando o empreendedorismo surgiu no mundo, ele gerou um impacto estrondoso em todas as partes do mundo, principalmente no que se refere às mudanças no mercado, que se tornou muito mais competitivo e amplo a partir da dinâmica influenciada pelo potencial empreendedor.  

No primeiro capitulo será tratado o que o empreendedorismo e o seu surgimento no brasil, no segundo capitulo estará falando as dificuldades que o empreendedor encontra na abertura de seu empreendimento. O autor que mais contribuiu para a realização desse trabalho foi Chiavenato (2003,2004,2005).

  1. Objetivos

1.1.1 Objetivo geral

Demonstrar como o empreendedor passou por cima das dificuldades impostas pelo mercado e como abriu o seu próprio empreendimento em um ramo tão difícil e competitivo como o ramo de doces.

  1. Objetivos Específicos

Conhecer a história do empreendedor;

Identificar os possíveis erros e acertos no processo de criação da empresa

Produtos da Roça.

Relacionar as oportunidades identificadas e utilizadas pelo empreendedor.

  1. Justificativa 

Com a finalidade de conhecer um empreendimento e descobrir quais foram os caminhos, traçados pelo seu empreendedor para chegar até a posição na qual está inserido. Além disso a pesquisa proposta é oportuna porque permite aos estudantes de Administração a interação e o envolvimento com a realidade empresarial e o conhecimento de aspectos importantes da economia. Para esse estudou notou-se a necessidade de uma entrevista para uma análise do caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com