TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE MARKENTIG DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 HISTORICO DA EMPRESA..................................................................................4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 FUNDAMENTOS DE MARKENTIG......................................................................5

3.2 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL...................................................................7

3.3 GESTÃO DE CUSTOS 8

4 GRÁFICOS 10

4.1 VANTAGENS E DESVANGENS DE FRANQUIAS............................................10

4.2 CRESCIMENTO DE FRANQUIAS.....................................................................11

5 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo propiciar aos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais visão gerencial e ensinamentos que possam no futuro serem adotados como prática pelos mesmos no mercado de trabalho. Sendo a VIVENDA DO CAMARÃO um empreendimento do ramo de alimentação com atividade especifica de restaurante, uma franquia que inaugurou no dia 12/06/1984 a sua primeira loja da rede no bairro paulistano de Moema em São Paulo se destacando com uma simples faixa anunciando Camarão a Preço Justo, diante do sucesso alcançado surgiu o convite para abertura de novas lojas criando-se a partir daí o conceito de Vivenda Express, o que tornou possível a expansão do empreendimento tornando-se uma rede Nacional estando inclusive atingindo outros mercados a nível internacional. No caso especifico em visita que efetuamos in-loco no Fast Food. Vivenda do Camarão localizado na Praça de Alimentação do Shopping Porto Velho, em nossa Capital com vistas a identificar e responder questões sobre as Disciplinas Fundamentos de Marketing, Diagnóstico Organizacional, Gestão de Custos e Metodologia Científica. Na sequência do trabalho detalharemos o que vimos ser efetivamente praticado no estabelecimento focando nas Disciplinas acima mencionadas.

2 HISTÓRICO DA EMPRESA

A Vivenda do Camarão surgiu com o intuito de oferecer a sofisticação e a qualidade do camarão a um preço acessível. No dia 12 de junho de 1984, no bairro paulistano de Moema, em São Paulo, foi inaugurado o primeiro restaurante da rede. Uma simples faixa na rua anunciando “Camarão a Preço Justo” foi o suficiente para que se formasse uma fila de clientes esperando para conhecer a grande novidade. A partir de então, com espera diariamente e a formação de longas filas, fez-se necessária a abertura de mais um restaurante, desta vez no bairro Jardins, também em São Paulo. O sucesso se consolidou e apareceu o convite para a Praça Gourmet do Shopping Morumbi, onde foi criado o conceito de Vivenda Express, o que tornou possível a abertura de novos estabelecimentos visando sempre oferecer a mesma qualidade exigida na Europa, Japão e América do Norte, mas a preços populares, a Vivenda do Camarão leva ao alcance de todos o riquíssimo valor proteico e as baixas calorias do camarão e dos frutos do mar. É muito importante destacar que os camarões utilizados pela Vivenda são cultivados em fazendas especializadas e não recebem nenhum tipo de conservante. Trata-se de um alimento altamente saudável, sem química, e da mais alta qualidade. Com uma marca conhecida e apreciada em todo o país, hoje são mais de 150 lojas da Vivenda do Camarão em todo o Brasil e também no Paraguai.

A franquia visitada para elaboração desde trabalho está localizada na praça de alimentação do Porto Velho Shopping. Situado na Avenida Rio Madeira, na cidade de Porto Velho. Nesta visita fomos recebidos pela proprietária Srº Paula Morena Toscano Queiroz que em entrevista nos informou os conceitos aplicadas conforme as disciplinas solicitadas.

3 DESENVOLVIMENTO

A seguir explanaremos aspectos relevantes e importantes para melhor entendimento das matérias em estudo: Fundamentos de Marketing, Diagnóstico Organizacional, Gestão de Custos e Metodologia Científica, neste trabalho abordaremos alguns aspectos da Gestão da Empresa VIVENDA DO CAMARÃO, franquia de Porto Velho

O sistema de franquia é academicamente aceito como um contrato entre dois agentes onde um vende o direito de uso de uma marca, um produto acabado e algum conhecimento e/ou método de gestão a outro agente, em troca de uma combinação de taxas e remuneração (LAFONTAINE, 1992; PFISTER et al., 2006).

3.1 FUNDAMENTOS DE MARKETING

Na empresa visitada Vivenda do Camarão, podemos observar bem a gestão de marketing, pois a empresa nasceu com uma simples faixa na frente de um humilde restaurante: “Camarão a Preço Justo”, propaganda essa que fortalece o marketing da empresa de forma vantajosa e atrativa.

Apesar de ser uma empresa na modalidade de franquia onde podemos visitar. A própria marca já ajuda o franquiado dando todo o suporte, tanto é que o franqueado não paga taxa de propaganda, toda a orientação e feita através da própria marca, como deve ser feito o marketing da marca, onde podemos observar que a grande missão da Vivenda do Camarão é tornar o camarão e os mais diversos frutos do mar no Brasil e no mundo mais popular, pois a ideia de camarão ou frutos do mar e que se destina a uma pequena e privilegiada parte da população, a Vivenda do Camarão foi criada com intuito de tirar esse paradigma dos pratos à base de frutos do mar, isso já nos deixa bem claro a base do marketing, um serviço diferenciado e preço justo.

Com a finalidade em atingir e abranger várias partes do Brasil e conquistar novos públicos a Vivenda do Camarão abre mais uma loja em Porto Velho, e nossa cidade o recebe de braços abertos, pois a população de Porto Velho aprovou tanto que o franqueador sente-se feliz com a bom desempenho nos negócios, realizado com o sucessos dos pratos sempre bem diversificados, pois com o preço mais justo a Vivenda do Camarão consegue abranger uma fatia bem maior do público frequentador do Porto Velho Shopping além dos turistas que vem do interior do estado que procuram um cardápio diferenciado que a Vivenda do Camarão dispõe, cardápio esse,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com