TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Felicidade no Mercado de Trabalho

Por:   •  21/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

Felicidade no trabalho é um estado de realização e emoções positivas associadas à atividade profissional. É claro que o conceito de felicidade é muito subjetivo e varia conforme a experiência e as motivações de cada pessoa. De acordo com o especialista em felicidade Nic Marks, a melhor definição seria "uma abreviação de uma ótima experiência, que resume a qualidade da vivências no trabalho diário". Para o autor do livro *The Happines Manifesto (Amazon Services, 2011), a felicidade no ambiente de trabalho ser descrita em três sentimentos: *Entusiasmo: é um estado de energia elevada que incentiva as pessoas a criar e buscar a inovação.

*Interesse: é o que define o foco no trabalho, ajudando a manter o comprometimento com as tarefas e a responsabilidade com os objetivos do negócio. *Contentamento: é uma emoção subjetiva, que se traduz na satisfação em fazer um bom trabalho e orgulho da profissão como um todo. Ou seja: é o conjunto de emoções, sentimentos e percepções que define se nos sentimos bem com o que fazemos durante todos os dias durante o expediente.

Já o pai da psicologia positiva, Martin Seligman, determina que a felicidade é medida por 5 fatores:

1- Emoção positiva 2- Engajamento 3- Sentido na vida 4- Realização positiva 5- Relacionamentos positivos

Em seu livro Felicidade Autêntica (Objetiva, 2002), ele apresenta um passo a passo para alcançar níveis sustentáveis de alegria, gratificação e significado autênticos na vida pessoal e profissional. Para ele, a felicidade no trabalho só é possível com o reconhecimento pleno das emoções positivas, virtudes e forças pessoais. Mais que alguns momentos de alegria, esse sentimento diz respeito a um estado abrangente e complexo, que não se altera com os obstáculos, e frustações do dia a dia.

A máxima "funcionário feliz é mais produtivo" é comprovada por várias pesquisas ao redor do mundo, e vem se tornando uma pauta prioritária no mundo dos negócios. O ranking 100 Best Companies to Work For da Fortune, por exemplo, surgiu em 1998 para medir os níveis de felicidade dos colaboradores e selecionar as melhores empresas para trabalhar no mundo. De acordo com uma pesquisa publicada na Forbes, as empresas que aparecem na lista disparam suas ações em 14% e contam com funcionários 20% mais produtivos. Colaboradores satisfeitos são mais engajados e geram resultados mais positivos para as empresas, isso porque se dedicam mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com