TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso da Disciplina de Controle Externo e Interno

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Felipe Lobo Monteiro

Trabalho da Disciplina de Controle Externo e Interno,

                                                                Tutor: Prof. ANTONIO LUIS DRAQUE PENSO

Santa Maria - RS

2018

FICHAMENTO

TÍTULO: Controle Externo e Interno

CASO: Governando o "Sonho Chinês": Corrupção, Desigualdade e o Estado de Direito.

REFERÊNCIA:

Ditell, Rafael; Amegrithmire; Szydlowski, Kait. Governando o "Sonho Chinês": Corrupção, Desigualdade e o Estado de Direito. Harvard Business School. 2015.

TEXTO: 

O artigo inicia situando o leitor com a cronologia e história dos governos chineses. Maior ênfase é dada a partir da revolução de 1949, quando Mao proclama a República Popular da China, perpassando pelos seguintes governantes, até o atual líder supremo Xi Jinping.

Na sequência os autores dão um panorama sobre a desigualdade social do país. Enquanto reformas econômicas tiraram centenas de milhões de cidadãos chineses da pobreza, a diferença entre os cidadãos mais ricos e os mais pobres da China havia crescido. A riqueza era altamente concentrada, ao ponto de em 2005, 0,5 por cento da população mais rica detinha 60 por cento da riqueza da nação.

Além da concentração de renda, a diferença entre os meios urbanos e rurais na China é enorme, ao ponto da renda per capita nas cidades ser 2,44 vezes maior do que no campo. Muito dessa divergência foi gerada pelo próprio governo, tendo em vista uma política de registro de famílias inicialmente criado para bloquear a migração rural para as cidades, atribuindo aos indivíduos um local de moradia específico e difícil de mudar.

Outra forma de geração de desigualdade segundo o estudo é a filiação partidária. Contando com apenas 8,3 por cento da população chinesa, o partido comunista chinês possui dentre seus afiliados 75 por cento das 1000 pessoas mais ricas da nação, segundo a lista Hurun de ricos da China. Através de um relato estarrecedor de um empresário é possível constatar tal situação:

“...Antes de eu ter assumido o cargo de secretário no Partido da Vila, eu tinha que perder uma grande parte do meu tempo lidando com legiões da vila que não sabiam nada sobre o meu o negócio. Mas agora, o trabalho é muito mais fácil e eu posso me concentrar nos meus planos de desenvolvimento e sobre a forma de aumentar a produtividade. Esta é uma situação vantajosa tanto para mim quanto para a vila”

Seguindo no desenvolvimento do artigo, os autores fazem um panorama atual do governo na tentativa de disciplinar o partido Comunista, combatendo as frugalidades de seus funcionários e a corrupção endêmica. Destaca as campanhas do “quatro pratos e uma sopa” e anticorrupção da Comissão Central de Inspeção Disciplinar de Wang Qishan; e, principalmente, o estabelecimento do estado de direito via uma constituição. Com previsão de implementação em 2020, a constituição protegerá a liberdade de expressão e de imprensa, a liberdade de associação e reunião, bem como a liberdade religiosa e os direitos humanos, descortinando novas tempos na história da segunda maior potência mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com