TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Duelo de Titãs

Por:   •  26/6/2017  •  Resenha  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Roberta Holanda Justo Boscolo                                                  Data: 08/06/2016

Disciplina: Desenvolvimento de Equipes

Professor: MSc. Marcelo Karam Guerra

RESENHA CRÍTICA

FILME: DUELO DE TITÃS

        O filme Duelo de Titãs, se passa no início dos anos 70 e relata uma luta racial entre brancos e negros, no qual as escolas norte-americanas tinham que integrar brancos e negros nas salas de aula e no esporte. Então chega o treinador Hermann Boone (negro) para ser técnico assistente do time de futebol americano, onde enfrentará diversas dificuldades com o técnico atual Yoast, o técnico assistente atual Tyrell e a equipe nova. Essas dificuldades apresentadas no filme são situações semelhantes que ocorrem dentro das organizações atualmente que serão discutidas a seguir.

        Nos primeiros momentos do filme em uma das conversas entre Boone e Yoast, o técnico recém chegado diz que não foi ele que escolheu aquela situação; isso quer dizer que no mundo corporativo nem sempre somos designados a realizar atividades que desejamos ou estamos apto a desempenhar, mas com determinação e preparo tudo é possível. Na minha vida profissional já me deparei com algumas atividades em que não me sentia confortável em realizar, como por exemplo, quando assumi meu primeiro cargo de liderança tive que fazer entrevistas, mas entendo que essa é uma etapa essencial para selecionar quem tem o melhor perfil que se encaixa com a organização e na equipe de trabalho.

        Uma atitude soberana em que o técnico Boone apresenta no filme é o momento em que ele reconhece que o técnico atual tem melhores habilidades e qualidades devido ao número de títulos que o Yoast havia conquistado. Humildade, reconhecimento e estar aberto ao aprendizado são características fundamentais para um grande líder. Eu estou há dois meses em uma empresa nova e já entrei no cargo de supervisora de uma equipe, em relação ao processo de trabalho tive que aprender com minha própria equipe, então tiver que ser e continuar sendo humilde para aprender para que eu tenha minha equipe como minha aliada.

        Acredito que um dos maiores desafios de um gestor/líder é encarar uma nova equipe, no qual não foi ele mesmo que construiu, pois gera um certo tipo de rejeição o desconforto. No filme, o técnico Boone teve que lidar com a desconfiança e a má vontade dos jogadores brancos, que foram superadas com algumas atitudes que será comentado no próximo paragráfo. Na minha primeira experiência como líder eu era analista como os demais no setor de projetos de TI e fui promovida para ser a líder da equipe, mas não tenho conhecimentos técnicos nessa área, eu lidava com questões mais administrativas e os meus colegas eram técnicos de TI. O propósito dos meus getores em me promover como líder foi para monitorar e distribuir as atividades entre os membros da equipe conforme as novas demandas de projetos e passar reports para os gestores, mas não foi muito aceita de imediato por alguns. Acredito que um dos principais motivos é por eu não ter o conhecimento técnico e também por eu ser uma das mais novas da equipe e também ser a única mulher, acabou gerando um pouco de preconceito, mas com o passar do tempo e com o desempenho das minhas atividades eles foram se acostumando e aceitaram. Esse período foi um grande aprendizado, pois eu tinha gestores que me apoiaram e me ensinaram a lidar com cada situação, e hoje me sinto mais prepara para lidar com as situações na minha atual equipe de trabalho.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com