TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e etica

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EAD

CARLOS JOSE LUNES VIDAL

CPD: 60767

ATIVIDADE AVALIATIVA 1: FILOSOFIA E ÉTICA

SÃO LUIS-MA

CARACTERIZE O PENSAMENTO FILOSÓFICO DE CADA PERÍODO A PARTIR DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA E COMO ELES INFLUENCIARAM NO PENSAMENTO FILOSÓFICO BRASILEIRO.

Pra que serve a filosofia? É uma pergunta que deste sempre vem sendo indagada pela sociedade. Bem sabemos que a filosofia provoca uma indagação, curiosidade e acima de tudo gera no homem a busca incessante do saber, do conhecimento do ser que o cerca. Podemos assim definir baseado no próprio significado da palavra filosofia, que vem do grego e significa “amor à sabedoria”, concluímos que a filosofia é essência do ser buscando responder aquilo que vem do interior, através do amor à sabedoria. A filosofia nos ensina que devemos questionar e buscar sempre mais daquilo que está a nossa frente, portanto a filosofia se torna uma ciência importante que busca conhecer o ser e compreender a sua realidade que o cerca, permitindo o ser extrair de suas atitudes e experiências uma realidade que possa acrescentar uma compreensão da sua existência.  

História da Filosofia e se aproxima das divisões clássicas da própria História: antiga, medieval, moderna e contemporânea. 

FILOSOFIA ANTIGA:

É o período que se remete a queda do Império Romano e o surgimento da filosofia. Buscava-se neste período explicações fundamentadas pela razão, para vislumbrar a verdade tendo aqui a seu real objeto de inspiração “conhecer a verdade”, desmistificando explicações místicas ou religiosas do seu tempo.

FILOSOFIA DO HELENISMO:

Foi um período que surgiu o do desenvolvimento natural do movimento intelectual, o desejo de investigar, não só as tendências do ser, mais buscava explicar as que os homens daquela época viviam entrelaçados com a ignorância, pois era por isso que viviam em certas situações.

FILOSOFIA MEDIEVAL:

Foi um período marcado pela influência da Igreja Católica. Dentre elas no campo religioso. Foi um período marcado também por ser um período de grande tendência pelo sincretismo religioso vivendo dois mundos: conhecimento clássico e as crenças religiosas.

FILOSOFIA MODERNA:

Foi um período transparecia utilizar da filosofia para abrir novos caminhos. Podemos salientar que se fundamentava de um determinado tipo de visão, tendo como mérito provar aquilo que se queria falar. Não esquecendo foi o no período do Renascimento que se desenvolveu a filosofia moderna.

 FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA:

Foi marcado pelos grandes avanços técnicos, industriais e pelo cisma entre analíticos e continentais. Foi também um período que bateu de frente com a metafísica, criticando piamente suas interpretações. Não podendo deixar de citar que foi período onde o capitalismo se consolidou em diversos e com isso proporcionou a exploração do ser humano, consequentemente gerando diversos conflitos entre as “classes” burguesia empresarial e os trabalhadores.

INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO FILOSÓFICO BRASILEIRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com