TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]        

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO             03

2 DESENVOLVIMENTO             04

CONCLUSÃO             16

REFERÊNCIAS             17


1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste estudo foi tecer considerações sobre a administração orçamentária, administração financeira, matemática financeira, direito tributário e a teoria econômica, tendo como foco, o diagnóstico efetuado em uma empresa.

Para este estudo foi selecionada a empresa empresa Space Informática Ltda. a qual é uma empresa privada, com fins lucrativos, cuja sociedade é limitada, a razão social e nome fantasia são os mesmos e possui 27 funcionários.

A empresa está localizada à Rua Ingás, número 127, no bairro Eldorado, na cidade de Contagem, em Minas Gerais.Seu principal ramo de atividade é a venda de software e prestação de serviços. Seus principais produtos são: Space Guardian; Space NF-e – Sped Fiscal; Space Apollo 11 e Space Viking.

Seus principais serviços são: Space Guardian (sistema Integrado de Gestão Empresarial); Space NF-e – Sped Fiscal (sistema nota fiscal eletrônica); Space Apollo 11 (sistema frente de loja); e, Space Viking (sistema de força de vendas). Seus serviços também são descritos como: SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente (serviço coberto pelo contrato de manutenção); suporte telefônico (serviço coberto pelo contrato de manutenção); suporte via internet (serviço coberto pelo contrato de manutenção); visita técnica (serviço parcialmente coberto pelo contrato de manutenção); plantão telefônico para fins de semana e feriados (serviço coberto pelo contrato de manutenção); treinamentos adicionais (serviço sem cobertura do contrato de manutenção, porém bastante subsidiado); consultoria com assessoria técnica (serviço sem cobertura do contrato de manutenção, porém bastante subsidiado); customização (serviço parcialmente coberto pelo contrato de manutenção); e, alteração na legislação fiscal inerente ao sistema (serviço coberto pelo contrato de manutenção).

A Space Informática Ltda. tem como principais clientes: Upside Distribuidora de Alimentos; Sarg Comércio e Distribuição Ltda.; Ativa Produtos Alimentícios; Comercial Guarapiranga Ltda.; Organização JF Mercantil Ltda.; Ponto Certo; B E M Distribuidora; e, Empreendimento Azevedo.

Os principais concorrentes da empresa Space Informática Ltda. são: PC Informática; Atack Informática; e, Datasul.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao analisar o setor financeiro da Empresa Space Informática, observa-se os seguintes problemas:

O sistema é lento: geralmente ocorre por excesso de arquivos temporários ou pelo fato da memória ser insuficiente ou estar com excesso de arquivos.

Sabe-se que o controle das informações administrativas e gerenciais deve ser feito por um sistema interno e viu-se a necessidade de investir em um sistema integrado com mais recursos. A administração buscou instalar um sistema que atendesse a empresa, surgiu então à necessidade de automatizar os processos, pois, os dados ficavam armazenagem em cada setor separadamente. Dessa forma corria a constante duplicação dos dados por diferentes setores, ficando assim, visível à forma desestruturada que se encontrava o armazenamento das informações.

Com o tempo, o sistema passou a gerar problemas quando os dados eram inseridos, pois, a base de dados era a mesma para o todo da empresa e isso gerava grandes transtornos.

Ao ser efetuado o lançamento de uma nota fiscal, esta demorava muito a ser processada, gravada e impressa.

O sistema não oferece relatórios gerenciais, mostrando lançamentos importantes e não trabalha com relatório gerenciais atualizados. Todas as despesas possuem documentação comprobatória da saída de recursos (notas fiscais, recibos, RPAS, Darf’s, folha de pagamento, recibos de salários devidamente assinados por seus funcionários) e são pagas eletronicamente, em cheque ou em dinheiro.

Existem controles financeiros na empresa de entradas e saídas, porém, não se utiliza o fluxo de caixa.

O controle da empresa é feito de acordo com a sua necessidade. Com relação ao controle de pagamentos, o mesmo é feito por meio de fixação das contas em um quadro, o qual é diariamente consultado para a verificação e pagamento das contas nas datas previstas.

O controle dos recebimentos é feito diariamente por meio da internet, banco e pagamento à vista efetuado pelo cliente.

O gerente financeiro não oferece autonomia para que os funcionários implementem formas de trabalho que beneficiem a empresa. Ou seja, todo o sistema de tarefas e funções deve ser rigorosamente conforme estipulado pelo gerente financeiro, não aceitando, com isso, alterações ou implementações. Segundo Robbins (2005), em algumas empresas, a alta administração toma todas as decisões, enquanto os gerentes de nível operacional meramente executam as diretrizes. No extremo oposto.

Em uma organização descentralizada, a ação pode ser empreendida com maior rapidez para resolver problemas, mais pessoas contribuem para as decisões e é menos provável que os funcionários se sintam alienados em relação àqueles que tomam as decisões.

O gerente financeiro, com muito custo, liberou para que o setor fizesse a conciliação bancária, na sua visão os funcionários não devem ter acesso a essas informações, a conciliação bancaria diária não é uma exigência da empresa.

Sabe-se que a conciliação bancária é um método de suma importância, pois, por meio desse é possível verificar a consistência das demonstrações contábeis de uma empresa. Quando não é realizada a conciliação bancária podem ocorrer falhas nos lançamentos e causar divergências de saldos entre os registros da empresa e os registros dos extratos bancários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (207.9 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com