TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FABIO HENRIQUE VALE 1138079

FISIOLOGIA HUMANA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Fisiologia Humana como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela Prof. Anderson Vasconcelos Soares.

.

RIO CLARO 2015


1) Explique o que é fisiologia e homeostasia.

        Fisiologia é o ramo da biologia onde estuda os mecanismos biológicos existentes em um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida.

        Homeostasia é o equilíbrio interno do corpo pelo qual um organismo mantém as condições internas em uma situação físico-química necessária para a vida.

 2) O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomo, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?

        Ribossomos são estruturas granulosas que contém uma mistura de RNA e proteínas. A função é a síntese proteica pela união de aminoácidos, em processo controlado pelo DNA.

        Retículo endoplasmático são estruturas laminares que se interconectam, desempenhando as funções síntese, armazenamento e transporte de substâncias. Algumas regiões do retículo são lisas por isso o nome de retículo endoplasmático liso. Outras porções do retículo apresentam-se salpicadas por grânulos, os ribossomos, que dão o aspecto granuloso, por isso o nome retículo endoplasmático rugoso.

        Complexo de Golgi é formado por uma série de sacos achatados e empilhados uns sobre os outros, e está intimamente relacionado com o retículo endoplasmático, os quais funcionam em associação. O complexo de Golgi atua principalmente no armazenamento e na secreção de substâncias.

        Lisossomo são pequenas vesículas membranosas que realizam a digestão intracelular. São originados a partir do complexo de Golgi e contêm em seu interior diversas enzimas.  Tem como principais funções: digestão intracelular; digestão dos materiais capturados por fagocitose ou pinocitose.

        Peroxissomo são vesículas membranosas que contêm enzimas em seu interior. Suas enzimas degradam lipídios e aminoácidos.  Tem como função proteger a célula contra altas concentrações de oxigênio, que poderiam destruir moléculas importantes da célula. Os peroxissomos do fígado e dos rins atuam na desintoxicação da célula, ao oxidar, por exemplo, o álcool. 

        Mitocôndria são organelas que possuem uma dupla membrana de composição semelhante à membrana plasmática. A membrana interna possui dobras chamadas de cristas mitocondriais. Estas organelas são responsáveis pela respiração celular. Neste processo, moléculas orgânicas são oxidadas e há a liberação de gás carbônico, água e energia na forma de ATP (adenosina trifosfato). A função da mitocôndria é produzir energia, para todos os processos vitais da célula. Essa produção de energia ocorre através da respiração celular.

3) O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?

Líquido intracelular é o líquido existente dentro das células e constitui aproximadamente 40% do peso corporal total e 65% da água corporal total.        

Líquido extracelular é todo líquido corporal que se encontra no exterior das células, mas que faz parte do metabolismo de um organismo pluricelular.

No fluido extracelular que as substâncias como íons e nutrientes, necessários para que a célula se mantenha viva, são transportadas.

4) O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?

Difusão simples é a passagem de íons e moléculas, onde não há gasto de energia, pois o soluto vai do meio hipertônico para o meio hipotônico. Exemplo substâncias transportadas: Água, gases, íons e moléculas pequenas.

Difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado. Exemplo substâncias transportadas: Glicose e aminoácidos.

Osmose é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia. Exemplo substância transportada: Água.

Transporte ativo: há gasto de energia, pois o soluto vai do meio hipotônico (menos concentrado) para o meio hipertônico (mais concentrado). Exemplo substâncias transportadas: Íons, cálcio, sódio e potássio (bomba de sódio e potássio), ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açucares, aminoácidos.


5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas fases.

         Potencial de ação é uma variação rápida e brusca no potencial de repouso que se propaga pela mambrana de celulas excitaveis. 

As fases do potencial de ação são:

Repouso: É o potencial de repouso da membrana que se encontra polarizada. 

Despolarização: É o estimulo que altera o potencial de membrana. Aumento da permeabilidade da membrana ao ion Na+ através da abertura dos canais de sódio voltagem dependentes e o influxo de sódio para dentro da célula. 


Repolarização: Diminuição da permeabilidade da membrana ao íon sódio e aumento da permeabilidade ao íon potássio, isso ocorre, pois os canais de sódio voltagem dependentes começam a fechar e os canais de potássio voltagem dependentes começam a  abrir, com o consequente e fluxo de potássio. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (306 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com