TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquia - Um Bom Empreendimento

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.387 Palavras (26 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 26

1 – INTRODUÇÃO

Habitualmente, quando faz a análise de uma franquia, o potencial empreendedor rapidamente pensa em marca, porte da empresa e potencial de lucratividade. Por esse motivo, neste trabalho será exposto como funciona a franquia Empada Brasil, com o objetivo de demonstrar como um negócio pode alcançar ampla rede de atuação, desde que esteja sendo gerido de forma concisa.

Esse empreendimento tem como principal objetivo buscar oportunidades de disseminação da marca por meio da qualidade de seus produtos, atendimento personalizado e a tradição da receita que pretende passar a gerações futuras.

O trabalho começa explorando os conceitos, origem e história da franquia; depois parte para o processo operacional da empresa; em seguida demonstra como procede a sustentabilidade do negócio, qual o planejamento e ações de marketing para divulgação da empresa.

Finalmente há o diagnóstico do problema com a sugestão de implantação de um projeto de melhoria, incluindo-se nesta parte uma pesquisa mercadológica e todas as ações necessárias para alavancar a marca e seus produtos.

1.1 Conceito de Franquia

Franquia é um contrato que liga uma pessoa (franqueado) a uma empresa (franqueadora) para que essa última, em condições especiais, conceda a primeira o direito de comercializar uma marca de produtos de sua propriedade.

1.2 Origem da Franquia

De acordo com Marco (2001) a franquia ou “franchising” surgiu nos Estados Unidos depois da Segunda Grande Guerra Mundial, quando muitas pessoas egressas dos campos de batalha ou das indústrias bélicas – sem ocupação – passaram a buscar novas oportunidades a fim de se restabelecerem economicamente.

Para aproveitar esse material humano na ampliação de seus negócios, segundo Marco (2001) várias empresas passaram a oferecer franquia aos que desejavam novas chances de crescimento. O sucesso da franquia nos EUA foi enorme. Em breve passou para os países europeus e hoje no Brasil seu uso é largamente difundido.

1.3 História da Empresa (Empada Brasil)

De acordo com Silva (2008) em Minas Gerais começou uma tradição em família mineira, onde todas as mulheres desde cedo aprendiam a fazer deliciosas empadas de queijo, as quais eram servidas quentes junto ao forno caipira. As gerações seguintes, dando continuidade a mesma receita da massa, criaram os recheios de frango e as empadas doces de banana e de goiaba. Em 1977 a família mineira adquiriu uma casa de veraneio em Itaipava – Petrópolis – cidade serrana do Rio de Janeiro. Nesta ocasião construíram um forno caipira simples, semelhante ao que havia na Fazenda Bela Vista.

A partir daí, segundo Silva (2008) ao convidar os amigos para as reuniões nos finais de semana, revivia-se a tradição de preparar e servir quentes as empadas de queijo, muito elogiadas. Nessa época, para atender aos pedidos destes amigos, criavam-se novos recheios. Todos esses estímulos motivaram a profissionalização dessa herança culinária, buscando uma proposta que pudesse unir experiência familiar, a elegância própria do estilo de Petrópolis, enfim, reuniram-se todos os recheios até hoje experimentados. Vem daí, destas reuniões de finais de semana, o compromisso de se manter a tradição da família de servir empadas quentes, feitas na hora, sem jamais utilizar nenhum processo de congelamento.

Em seguida, segundo Silva (2008) incorporou-se às empadas o conjunto suporte de madeira e talher, proporcionando mais conforto, higiene e elegância. Adiante, buscou-se um nome que representasse toda a grandeza do resultado de vários sabores regionais, associados ao charme de Petrópolis. Imediatamente veio o nome Brasil, surgindo assim no ano de 1999, na cidade de Petrópolis a empresa “EMPADA BRASIL”. Atualmente a rede de franquia da Empada Brasil possui espalhadas, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, 55 lojas, distribuídas em 10 Estados Brasileiros.

1.4 Conceito da Empresa

Segundo Silva (2008) franquia de fabricação e comercialização, consistindo em transferência de tecnologia e treinamento (capacitação para produção e comercialização das empadas). Este conceito promove de forma concreta, severa redução de custos no processo de produção, resultando em um produto com qualidade, controlada com preço de mercado (nivelamento de preços a lanchonetes, confeitarias) etc.

Esse processo possibilita maior capacidade ao franqueado para competir junto ao mercado, proporcionando ainda crescimento veloz de rede, potencializando a marca em tempo menor. As empadas são feitas na hora e nas próprias lojas. A empresa não trabalha com empadas congeladas e comercializadas de forma padronizada por preço de mercado, afirma Silva (2008)..

1.5 Qualidade dos Produtos

Trata-se de uma empresa responsável e preocupada com a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes finais. Silva (2008) afirma que disponibiliza aos clientes a tabela nutricional de seus produtos, o que é relevante, tendo em vista que o consumidor deveria saber exatamente o que esta consumindo.

Os produtos servidos aos clientes, segundo Silva (2008) (empadas, pratos montados e salgados em geral), são feitos na hora e nas próprias lojas, conforme manda a tradição. Os produtos são elaborados com ingredientes selecionados de altíssima qualidade, resultando em pratos levíssimos e de saborosa textura.

As empadas possuem mais de 20 deliciosos e originais recheios. Silva (2008) diz que elas são servidas em suporte de madeira e talher, para que possam ser consumidas com conforto e higiene e servidas em embalagens especiais, quando para viagem, proporcionando ao mais exigente paladar o verdadeiro sabor e preço de mercado. A empresa agregou novas delícias à sua já consagrada linha de produtos.

Agora em todas as lojas, dentro do mesmo padrão de qualidade e sabor, o cliente encontra bolinhos de bacalhau, pastéis de forno, café italiano, pratos montados (saladas e caldos) e os milenares doces portugueses, para ampliar ainda mais o prazer e a satisfação do consumidor final, afirma Silva (2008), o detentor da marca.

1.6 Padronização e Qualidade da Franquia

De acordo com Silva (2008) para garantir a qualidade total e padronização dos produtos, as equipes de atendimento e produção são treinadas e supervisionadas. Esse processo começa na central de produção da Empada Brasil, com um treinamento de dez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com