TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos - Atividade Individual

Por:   •  1/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 01

Aluno:

Turma: Turma 01

Tarefa: Atividade Individual

Características do projeto 

> Empresa CCC;

> Ramo de Atuação: atacado de roupas no mercado brasileiro. Forte rede de lojas de roupas c/ diversos representantes no país;

> Objetivo: se utilizar do marketing cultural como estratégia para obtenção de vantagem competitiva no mercado associando-se a eventos culturais;

> Possui uma empresa de eventos (DT PRODUÇÕES) com intuito de incubadora e executora de eventos;

> Evento: promover um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock dos anos 80 no final do ano;

> Local: FIERGS (devido a estrutura que o local possui).

O conceito de projeto e seu gerenciamento vem evoluindo constantemente ao longo dos anos, cada vez sua definição vai ficando mais completa para atender as demandas de projetos cada vez mais complexos dos dias atuais. Um dos principais responsáveis pelo avanço, disseminação dos conceitos e padronizações do gerenciamento de projetos no mundo é o Project Management Institute (PMI).

O PMI é considerado referência em gerenciamento de projetos e define um projeto da seguinte forma: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único” (PMI, 2017).  Dentro do conceito apresentado pelo PMI é possível identificar facilmente todos os requisitos para considerar o evento musical solicitado pela empresa CCC e executado pela empresa DT Produções como um Projeto.

Dentro do produto, serviço ou resultado único encontra-se a realização do evento musical de rock dos anos 80 na cidade de Porto Alegre. Trata-se de um empreendimento temporário, com seu início a partir do momento da solicitação do evento pela empresa CCC até o sua conclusão no dia do evento musical pela empresa DT Produções. Em geral, projetos são realizados impulsionar mudanças ou promever a empresa, neste caso ele visa impulsionar as vendas e o aumento da participação de mercado da empresa CCC e assim agregar valor ao seu negócio.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Um projeto bem elaborado possui seu ciclo de vida e as fases que o compõe muito bem definidos. Segundo o PMI o ciclo de vida de um projeto é a série de fases pela qual um projeto passa, desde o seu início até o seu fim. A fase por sua vez são atividades ou processos estabelecidos de maneira lógica de forma a atingir o objetivo daquela fase. Pode ser observado abaixo o as fases, processos e areas de conhecimento dentro de um ciclo de vida de um projeto:

Figura 1 – Compoentes do ciclo de vida de um projeto

[pic 3]

                          Fonte: PMI (2017)

O ciclo de vida do projeto em questão caracteriza-se como preditivo, pois conseguimos determinar o escopo, custo e prazo do projeto logo na fase inicial do projeto e assim fornecer um orçamento definido para o solicitante do projeto. A seguir pode ser observado o ciclo de vida contruido para o presente projeto:

Figura 2 - Fases do projeto

[pic 4]

Fonte: O autor (2019)

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

As estruturas e sistemas organizacionais influenciam diretamente no gerenciamento de projetos. Segundo Freitas são três as principais estruturas organizacionais a serem consideradas: funcional, matricial projetizada. A seguir pode ser observada uma tabela que relaciona o grau de autonomia do gerente de projeto e os membros da equipe de projeto:

Tabela 1 – Tipos de Estruturas de projetos

[pic 5]

Fonte: Freitas

Atualmente é dificil uma empresa que não apresente de alguma forma um setor de desenvolvimento de projetos, muitas vezes os projetos são geridos pelos próprios setores onde eles serão implementados. Para manter uma estrutura com carcteristicas mais clássica e funcional a empresa CCC ao invés de incorporar o gerenciamento de projetos em sua estrutura, tomou a decisão de adquirir a empresa DT Produções com objetivo e estrutura voltada para planejamento, gerenciamento e execução de projetos, possuindo assim uma estrutura projetizada.

Referências bibliográficas

Project Management Institute (PMI). GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK),  6º Edição. Chicago, EUA: Project Management Institute Inc., 2017.

Freitas, Carlos Augusto. Gestão de Projetos. Disponível em: . Acesso em 27/10/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (494.4 Kb)   docx (935.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com