TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual - Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina:  Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 6

Aluno: Andre Dimario

Turma: 1018-8_2

Tarefa: Atividade Individual

Características do projeto 

O evento promovido pela CCC se configura um projeto devido ao fato de configurar um esforço empregado em oferecer um serviço exclusivo, com datas de início e término fixadas e com um escopo definido.

Neste caso da CCC, o evento musical é um serviço exclusivo (não se configura um serviço rotineiro e repetitivo) com datas publicadas para início e fim, e escopo definido com a lista de bandas, sequencia de apresentações, tempo esperado para cada apresentação, além da definição dos serviços de alimentação e entretenimento.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Para o projeto deste evento musical da CCC, são necessárias etapas básicas para que o objetivo seja atingido com sucesso.

Os itens a seguir apresentam as fases para o projeto bem com sugestões de gerenciamento das atividades.

  • Iniciação: fase inicial do projeto onde são listadas as premissas básicas para definição do que está em escopo (positivo e negativo) de forma macro. Para a CCC, importante nesta etapa identificar os stakeholders envolvidos no evento (como agentes das bandas, representantes do local do show e das empresas de prestação de serviços) para estabelecer uma agenda a fim completar a visão geral das atividades, plano macro de ações, alinhar premissas orçametárias, dias e horários das apresentações, bem como os serviços a serem prestados. O gerente de projetos é fundamental na condução, alinhamento e envolvimento dos envolvidos.

  • Planejamento: a fase de planjeamento foca no detalhamento do escopo das atividades, definição nos indicadores e como serão mensurados através de um cronograma de atividades (com maior detalhamento de predecessores, resposáveis e milestones de entregas). Para a CCC, o gestor de projeto encarregado deve ser o guardião do planejamento estabelecido. Definir processos que visem mitigação de riscos, direcionamento de problemas, identificação de desvios e seus impactos na linha base definida, bem como apresentar métricas e indicadores pertinentes a cada etapa e grupo de atividades definidos em cronograma.

  • Execução: essa etapa é o exercício e a prática do planejamento. O gerente nesse sentido deve acompanhar a evolução, confirmando entregas e formulários de aceites. No caso do evento, a execução é o evento propriamente. O gerente deve saber delegar resposabilidades e acomapanhar a evolução dos shows e fornecimento dos serviços em uma rotina pré estabelecida (a cada 2 horas, por exemplo).
  • Monitoramento e Controle: esta fase acompanha toda a vida útil do projeto. Através de indicadores, o gerente deve controlar e monitorar o projeto realizando apresentações periódicas a comitês estabelecidos na iniciação do projeto. Para o evento, o gerente deve acompanhar a evolução da montagem do palco, chegada e recepção dos artistas, propaganda e divulgação do evento, aceitação nas mídias sociais.
  • Encerramento: esse é a etapa de fechamento das atividades do projeto. Para a CCC, o gerente deve garantir as entregas finais como o estabelecimento para a FIERGS em condições aceitáveis, pagamento às bandas e finalização dos contratos com os prestadores de serviço.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Pelo tipo de trabalho realizdo pela DT Produções, isto é, eventos que são caracterizados por exclusividade, escopos específicos com datas de início e fim bem fixadas, sua estrutura é projetizada.

Para a empresa CCC,  originada por uma família itialiana que possui grande apelo à tradição e hierarquia, aliado ao modelo de trabalho com rede de lojas no setor de vestsuário, indica que sua estrutura é funcional.

Referências bibliográficas

OFICINA DA NET. PMBOK: Guia de Gerenciamento de Projetos: Ciclo de Vida do Projeto. Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida>. Acesso em 25/01/2019.

BLOG EVEN3. Gestão de eventos: 6 dias imperdíveis. Disponível em: <https://blog.even3.com.br/6-dicas-para-gestao-de-eventos/ >. Acesso em 25/01/2019.

GP4US. Fases de um projeto: As 5 etapas e suas características segundo o PMI. Disponível em: <https://www.gp4us.com.br/fases-de-um-projeto-e-o-plano-sumario/>. Acesso em 25/01/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (378.4 Kb)   docx (818 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com