TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórum Atividade Comportamento Organizacional

Por:   •  6/4/2019  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Celia Ferreira de Moraes Tavares

Profª Marceli Cristiane Ramalho Fontoura

Comportamento Organizacional

Atividade avaliativa nº 1

Por que o comportamento organizacional é muito importante para o sucesso de uma empresa e seus colaboradores?

O comportamento organizacional é atravessado pela cultura organizacional e pelo comportamento individual de seus integrantes. Cada colaborador é influenciado pela característica da organização e por seus valores, assim como também exerce influência sobre a cultura da organização. O perfil da empresa é essencial para definir a qualidade do trabalho de seus colaboradores e sua capacidade de produção. O perfil da organização é formado ao longo do tempo, podendo ser modificado com a rotatividade de seus colaboradores.

A imagem que uma empresa passa para seus clientes e concorrentes influencia na visão que o mercado cria de seus produtos e serviços, atravessando consequentemente na expectativa que os clientes criam ao adquirir os seus serviços. A responsabilidade social da organização deve ser observada no comportamento de seus integrantes. A imagem coorporativa é o que define uma empresa e a característica da sua equipe.

Colaboradores felizes geram ambientes de trabalho saudáveis e, por conseguinte, mais produtivos. Pequenos gestos podem transformar a visão coorporativa de uma empresa, assim como a visão que seus clientes têm dessa empresa.

Quando um colaborador tem seus valores pessoais alinhados aos valores da empresa, ele tende a realizar as suas atividades com maior satisfação, pois seus objetivos de vida estão alinhados às expectativas da organização e a das pessoas que trabalham com ele. Uma equipe com bom relacionamento interpessoal se destaca na visão que as pessoas de fora têm da organização.

Algumas empresas, inclusive, fazem parte da pesquisa de clima organizacional, que demonstra o real nível de satisfação de seus colaboradores em suas respectivas em presas. Essa imagem motiva os candidatos que podem vir a fazer parte dessa cultura e pode instigar os clientes que essa empresa pode vir a ter frente à sua imagem coorporativa.

Pessoas que vestem a camisa da empresa são a representação do dia a dia de trabalho e do que aquela organização pode proporcionar. É muito importante que seja feito periodicamente uma análise de satisfação dos colaboradores e uma avaliação de perfil daqueles que mais têm se destacado por seu trabalho.

A manutenção de um perfil de competência da organização também se faz necessária para que os novos colaboradores captados pelo setor de recursos humanos da empresa estejam dentro do perfil esperado pelos gestores. Evitando assim a rotatividade nos setores e a manutenção da qualidade na produção e na entrega dos serviços.

Uma empresa que tem funcionários com qualidade de vida, tem qualidade na entrega, qualidade na gestão, qualidade no produto e qualidade no relacionamento com seus clientes. A cultura da organização, quando bem gerenciada, chama a atenção dos clientes e da sociedade, que impacta diretamente no lucro da empresa.

Os superiores devem estar sempre alinhados com as mensagens que a empresa deseja passar ao seu público, gerenciando possíveis conflitos que podem manchar a imagem da organização, assim como o seu compromisso social. O perfil de cada colaborador constrói a imagem corporativa e cada um tem um papel fundamental na manutenção dos seus valores e suas políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com