TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ATIVIDADE 4

Artigo: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ATIVIDADE 4. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 4

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O gigante conglomerado coreano Hyundai reflete a personalidade de seu fundador Chung Ju Yung, por meio de um estilo agressivo, autoritário, competitivo e disciplinado. Outros exemplos contemporâneos de perfis de fundadores que tiveram enorme impacto em suas organizações são Bill Gates da Microsoft, Mary Kay na Mary Kay Cosmetics, Richard Branson no Virgin Group, Fred Smith na Federal Express. Estes exemplos ilustram que os fundadores de uma organização têm uma visão daquilo que a organização deve ser. Estas idéias refletem o conceito de:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Cultura organizacional.

Resposta Correta: c.

Cultura organizacional.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Cultura organizacional.

Os fundadores de uma empresa tradicionalmente são responsáveis pelo impacto sobre a cultura inicial de uma organização. Eles têm uma visão daquilo que a organização deve ser. Uma cultura organizacional é formada por características relativamente estáveis e se desenvolve ao longo de muitos anos. Há diversas forças que operam continuamente para mantê-la o que inclui: declarações escritas sobre a missão e a filosofia da empresa, o estilo de liderança dominante, os critérios de contratação de pessoal, as práticas prévias de promoções, etc.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A Oticon A/S, fabricante holandês de aparelhos auditivos, com faturamento de US$ 160 milhões por ano, eliminou todo e qualquer resquício de hierarquia, onde todos os funcionários trabalham em estações de trabalho móveis iguais. As equipes de projetos são utilizadas para coordenar o trabalho, e não funções e/ou departamentos é que atendem este tipo de demanda. Este tipo de modelo de estrutura organizacional é um novo modelo chamado de:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Organização sem fronteiras, onde fronteiras verticais e horizontais são rompidas, eliminando a cadeia de comando, substituindo departamentos por equipes autônomas, e tendo amplitude ilimitada de controle.

Resposta Correta: a.

Organização sem fronteiras, onde fronteiras verticais e horizontais são rompidas, eliminando a cadeia de comando, substituindo departamentos por equipes autônomas, e tendo amplitude ilimitada de controle.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Organização sem fronteiras, onde fronteiras verticais e horizontais são rompidas, eliminando a cadeia de comando, substituindo departamentos por equipes autônomas, e tendo amplitude ilimitada de controle.

A empresa Oticon removeu as fronteiras verticais, achatou a administração hierárquica, onde cargos e funções perderam status. Formaram equipes multifuncionais e organizaram as atividades em torno dos processos. Todo e qualquer departamento funcional cria fronteiras horizontais.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Empresas como Microsoft, Motorola, Hewlett-Packard e Starbucks, possuem estratégias do tipo “as pessoas em primeiro lugar”. Existem fortes evidências que empresas bem-sucedidas são aquelas que colocam as pessoas em primeiro lugar. Executivos experientes já perceberam que os seus funcionários representam a única verdadeira vantagem competitiva. Este tipo de organização possui uma força de trabalho mais dedicada e comprometida que se traduz em funcionários mais produtivos e satisfeitos. Desta maneira, priorizar pessoas no ambiente de trabalho, faz parte do universo de estudo da disciplina “comportamento organizacional” porque:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

As pessoas nas organizações e os seus comportamentos afetam o desempenho das empresas.

Resposta Correta: a.

As pessoas nas organizações e os seus comportamentos afetam o desempenho das empresas.

Feedback da resposta: Alternativa correta: As pessoas nas organizações e os seus comportamentos afetam o desempenho das empresas.

Estudar o comportamento das pessoas no universo organizacional é compreender como estes comportamentos afetam o desempenho das organizações.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

A empresa Nucor, é uma siderúrgica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com