TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PROJETOS

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa demonstrar as características e diferenças entre administrador, empreendedor e intraempreendedor, dentro da área de empreendedorismo e plano de negócios.

Para um melhor entendimento da disciplina faremos a uma breve explanação de cada um deles de forma a conseguirmos visualizar o papel deles dentro do atual mercado, de acordo com o que foi exposto na web aula e na bibliografia disponível.

Faremos também um estudo de caso com um texto referencial, abordando as disciplinas do curso do corrente ano.

DESENVOLVIMENTO

O PMBoK torna um projeto melhor estruturado e atende as demandas de forma mais eficiente, tendo também em vista um melhor planejamento para assim bater as suas metas como custo, benefício e prazo estabelecido.

O PMBoK é um conjunto de boas práticas para ajudar na construção de um projeto, promove um melhor vocabulário para se discutir entre profissionais na área.

O guia PMBoK possui em sua 5ª edição dez áreas de conhecimento dentre elas citemos: riscos, escopo, fornecedores e partes interessadas.

Os riscos descrevem os processos relativos á realização do gerenciamento de riscos de um projeto. Tendo cinco processos de planejamento e um de controle. Os processos desta área têm como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas e como o risco será planejado. Criam uma lista de riscos identificados no projeto com diversas técnicas que ajudam a gerar essa lista de riscos, buscam priorizar os riscos com base no grau de criatividade, permitem atribuir probabilidade numérica aos riscos, definem estratégias e ações para lidar com os riscos negativos e positivos, monitoram os riscos com novo risco sendo identificada, revisão das análises de riscos, definição de outras prioridades de riscos, etc.

A outra área de conhecimento é o Escopo, onde descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso.

Existem três processos de planejamento de dois processos de controle e monitoramento. Os processos de planejamento criam um plano para o gerenciamento do escopo. Os processos de controle e monitoramento controlam se o escopo esta sendo cumprido conforme definido nos processos de planejamento e a verificação confirma com o cliente que esta tudo correto.

Os fornecedores fazem parte da área de conhecimento aquisições. Esta área descreve os processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos. Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar o que se quer adquirir, de quem se quer adquirir, receber as respostas dos fornecedores e selecionar o fornecedor. Como se dará o gerenciamento dos contratos, pagamentos, se as entregas estão de acordo com o que foi estabelecido, pagar fornecedores e por ultimo formalizar a finalização do contrato.

As partes interessadas fazem parte de um maior envolvimento das partes nas decisões e atividades do projeto.

Seus principais processos são: identificar as partes interessadas, planejar o gerenciamento das partes interessadas, gerenciar o envolvimento das partes interessadas e monitorar e controlar o envolvimento das partes interessadas.

Administração da produção: Projeto de rede de operações produtivas

Para serem bem sucedidas na competição global, as empresas precisam ter a necessidade de modelos empresariais mais dinâmicos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos surge assim, com uma possibilidade de diferencial estratégico e passa a ser encarado como uma das mais poderosas ferramentas para garantir competitividade e a própria sobrevivência empresarial.

Os produtos não se originam de um único, mas de vários processos de transformação que estão relacionados entre si. As atividades de processamento podem ocorrer em diferentes empresas, e umas tornam-se fornecedoras das outras. Denominamos rede de operações produtivas o conjunto de empresas que estabelecem relações de fornecimento até que o produto seja disponibilizado ao cliente final.

Prover a capacidade produtiva para satisfazer plenamente a demanda atual e futura, buscando um equilíbrio adequado entre capacidade e demanda, para, desta forma satisfazer tanto os clientes externos como também os clientes internos, proporcionando um ambiente adequado para trabalhar e maximizar os resultados da empresa.

Melhoramento da Produção PDCA: foi criado em 1931 como um controle econômico da qualidade em produtos manufaturados, através de um intensivo controle estatístico.

O objetivo do ciclo PDCA é fazer dar certo desde a primeira vez. Seus estágios representam como deve ser o dia a dia em um ambiente produtivo dentro dos princípios de qualidade e melhoria contínua.

Dentre os estágios do ciclo estão:

- Planejar: neste estágio a função produção coleta e analisa dados, define estratégias, planeja ações, estabelece metas e define os métodos a serem usados.

- Desenvolver: é o estágio do movimento, onde as ações planejadas são implementadas. Isso envolve o treinamento e a capacitação do pessoal sobre as ações.

- Controlar: é o estágio onde se coletam os resultados efetivados e os comparam com o planejado. A monitoria e o controle contínuo é o princípio deste estágio.

- Aprimorar: é o momento em que os resultados do controle são analisados e as rotas são corrigidas e aprimoradas com o objetivo de melhorar continuamente.

Melhoramento da Produção pelo “5S”: melhorar o ambiente de trabalho ou qualquer ambiente em sentido duplo através dos “cinco sensos”: senso de utilização; senso de ordenação; senso de limpeza; sensode saúde e senso de autodisciplina.

Quando estas regras corretamente seguidas, tornam o ambiente mais limpo, organizado e produtivo, além de construírem bases para qualquer outra melhoria desejada, reduzindo o desperdício de recursos e espaços de forma a aumentar a eficiência operacional. Além disso, a convivência com os cinco sensos, leva os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização e os torna parte da pirâmide dos resultados alcançados, obtendo a vantagem competitiva necessária que será colhida a curto, médio e longo prazo.

A logística passou a representar um papel de importância crescente no desempenho das organizações. Entregar no prazo, com qualidade e o preço baixo, passou a ser mais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com