TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL: EXECUTANDO AÇÕES PARA A MELHORIA DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  18/9/2015  •  Artigo  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO AMBIENTAL: EXECUTANDO AÇÕES PARA A MELHORIA DO MEIO AMBIENTE

Whatina Prates Bispo1

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade apresentar a importância de se executar ações nas empresas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Essas ações são importantes para a preservação do meio ambiente, uma vez que tem muitas empresas que estão poluindo o ambiente em que está inserida. A execução de ações favoráveis ao meio ambiente pelas empresas vem ocorrendo de forma crescente no mercado, pois muitas delas hoje se preocupam com a sustentabilidade, bem como o melhor rendimento econômico das mesmas.

Palavras-chaves: Sustentabilidade. Meio ambiente. Gestão de empresa. Execução de ações.

ABSTRACT

This article intends to show the importance of taking actions in companies focused on sustainable development. These actions are important for the preservation of the environment, since it has many companies that are polluting the environment in which it operates. The enforcement actions favorable to the environment by companies has been occurring increasingly in the market because many of them now are concerned about the sustainability and the best economic performance there of.

Keywords: Sustainability. Environment. Company management. Enforcement actions.

1 INTRODUÇÃO

Segundo Almeida (2007), é evidente como nos dias de hoje a credibilidade das empresas está atrelada ao grau de responsabilidade que assumem diante dos problemas que afligem o mundo, e um dos grandes problemas que as empresas enfrentam hoje é como obter lucro e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo.

As leis de mercado já refletem as novas atitudes de cidadania de algumas empresas, os bens intangíveis - reputação, capacidade de lidar com partes interessadas, capacidade de se adaptar às mudanças – tornam-se cada vez mais significativos no cálculo dos ativos de uma companhia. Dessa forma, é certo que a presença ou a ausência de passivos ambientais influência de forma decisiva na definição do ativo. Confirmando tal afirmação, verifica-se que o Índice Dow Jones de Sustentabilidade revela uma valorização de 20% das ações das 318 empresas globais que o compõem, quando comparadas às tradicionais (ALMEIDA, 2007).

Dessa forma, verifica-se a importância de se difundir diretrizes do desenvolvimento sustentável em todos os tipos de ação empresarial, principalmente, na gestão de projetos relacionados a produtos e serviços da empresa. Tais projetos justificam a organização perante seu mercado, oferecem a ela as condições de permanecer existindo, de gerar resultados econômicos, de se mostrarem para seus clientes da forma verdadeira, sendo estes também os responsáveis pelos impactos positivos e negativos em termos econômicos, ambientais e sociais (ROMM, 2004).

O presente artigo tem como objetivo mostrar o quanto é importante executar ações que são fundamentais numa empresa que pensa em sustentabilidade.

2 EMPRESAS PRATINCANDO A SUSTENTABILIDADE

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), a meta do desenvolvimento sustentável é atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades.

Em concordância com a referida meta, no ano de 2000, foi elaborada na sede da ONU, por representantes de 189 países, a Declaração do Milênio pela qual se busca o desenvolvimento econômico, social e ambiental mundial.

Um dos objetivos presente na declaração é garantir a sustentabilidade ambiental – vale ressaltar que a sociedade também compõe o meio ambiente e, portanto, faz parte deste objetivo. Como sabemos por muitos anos empresas lucraram sem se comprometer com a preservação do meio ambiente, mas com essa Declaração do Milênio muitas coisas mudaram.

Com as mudanças nos valores e demandas da sociedade, catalisadas pelas evidências da degradação dos ecossistemas e serviços, percebemos que cada mais   a área empresarial está se preocupando com o meio ambiente. Empresas mais atentas já perceberam que necessitam considerar tais alterações da sociedade em seus projetos, em suas ações. Um exemplo é a Conferência Internacional do Instituto ETHOS, em 2006, na qual foi tratada a questão da Gestão de Projetos para a Sustentabilidade e teve como participantes empresas que passam para a sociedade a imagem de terem a preocupação com o desenvolvimento sustentável em seus projetos como: Natura, Grupo Pão de Açúcar, Coca-Cola, dentre outras.  

Nesta conferência foi levantada a questão de como os projetos podem contribuir para a evolução de modelos de gestão incorporando o desenvolvimento sustentável, corporativamente responsável, uma vez que foi verificado que muitas organizações que já adotaram a sustentabilidade como diretriz estratégica apresentam melhores resultados econômicos. Dessa forma, é proposta, na referida conferência, a integração entre as melhores práticas de gestão propostas pelo PMBOK e as diretrizes do desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com