TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CONSULTÓRIO APLICANDO MARKETING MÉDICO

Por:   •  15/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

AVM FACULDADE INTEGRADA

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

RICARDO ALEXANDRE PAIVA PORTO LEMES

GESTÃO DE CONSULTÓRIO APLICANDO MARKETING MÉDICO

TAUBATÉ - SP

2016

AVM FACULDADE INTEGRADA

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

RICARDO ALEXANDRE PAIVA PORTO LEMES

Gestão de consultório aplicando marketing médico

Projeto de pesquisa apresentado à

AVM Faculdade Integrada como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Márcia Gonzaga Nespereira Andelo

TAUBATÉ - SP

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 4

1.1 TEMA.................................................................................................................... 4

1.2 PROBLEMA ......................................................................................................... 4

1.3 JUSTIFICATIVA.................................................................................................... 4

1.4 OBJETIVOS ......................................................................................................... 4

2. REVISÃO DA LITERATURA.................................................................................. 5

3. METODOLOGIA..................................................................................................... 6

4. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA ........................................................................... 7

1. INTRODUÇÃO

1.1 Tema

Gestão de consultório aplicando marketing médico.

1.2 Problema

Marketing médico: quais as ações devem ser contempladas pelo planejamento estratégico de marketing?

1.3 Justificativa

Atualmente os médicos têm sofrido com as mudanças de mercado e a atividade médica no Brasil extrapolou o campo científico associado aos cuidados com a saúde para áreas tecnológicas de gerenciamento. Certamente, durante a formação em medicina, nenhum professor discutiu a importância do planejamento, estratégias ou como cuidar da sua imagem para construir uma carreira bem sucedida, ou seja, o marketing médico.

Através da gestão em marketing médico podemos tomar ações para identificação do público alvo, análise de informações e dados para tomada de decisões, ou seja, a aplicação de ferramentas do marketing médico apresenta-se adequada, tendo em vista que possibilita um diagnóstico da clinica ou consultório, além de identificar as ações necessárias para alcançar os objetivos da clinica ou consultório para o sucesso profissional e é neste contexto que se propõe este trabalho cujo tema concentra-se no estudo de quais as ações devem ser contempladas pelo planejamento estratégico de marketing tendo como objetivo achar propostas ao para que o médico possa desempenhar suas atividades em toda plenitude na clínica ou no consultório criando valor para o paciente, encantando-o, superando suas expectativas e o fidelizando.

1.4 Objetivos:

Objetivo geral: Elaborar o planejamento estratégico de marketing.

Objetivos específicos: Realizar um diagnostico estratégico no consultório médico.

2. REVISÃO DE LITERATURA

Para Renato Gregório (1999) Os profissionais da saúde, na maioria dos casos, possuem uma visão equivocada do marketing aplicado a seu trabalho, Para começar , há a idéia de que marketing se resume a fazer propaganda, quando o conceito vai muito além disto. Na área médica, a função do marketing é bem diferente.

Em linhas Gerais, marketing é o processo pelo qual o profissional identifica oportunidades, desejos e necessidades dos clientes e transforma estas expectativas em produtos e/ou serviços. (LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, 2002.)

Na saúde, o marketing é utilizado para aumentar a credibilidade do médico, do consultório ou clínica e, consequentemente, gerar um diferencial de mercado. O marketing médico está voltado para atender a uma demanda específica e para oferecer a melhor qualidade de serviço possível, a partir do entendimento dos anseios do público: pacientes, convênios, instituições de saúde, sociedades de especialidades médicas, colegas médicos e também a sociedade civil.

Para Renato Gregório, “o marketing médico representa um conjunto de ações e estratégias que tem por objetivo agregar valor à pratica médica, através da identificação de oportunidades de mercado, dos desejos e das necessidades dos pacientes”. In: Marketing médico, p. 19. 2009.

A necessidade de planejar estrategicamente, nas palavras de Maximiano (2000), é resultado de dois conjuntos de forças principais, sendo que o primeiro compreende as oportunidades e desafios criados pelos segmentos do ambiente, como concorrência, consumidores, tecnologia, fontes de matérias-primas, entre outros. 0 segundo compreende os problemas e oportunidades que surgem nos sistemas internos da organização, como as competências de seus funcionários, a tecnologia de suas máquinas, equipamentos e processos, sua disponibilidade de capital, entre outros elementos.

A implantação de ferramentas de marketing médico no consultório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com