TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE INOVAÇÃO E PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇOES

Por:   •  20/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

Tomada de Decisões

Disponível somente no TrabalhosFeitos

Páginas: 19 (4659 palavras)

Download(s): 0

Publicado: 21 de abril de 2014

LER DOCUMENTO COMPLETO →

AMOSTRA DO TEXTO

GESTÃO DE INOVAÇÃO E PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇOES

Acadêmicos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Processos Gerenciais (EMD 0302) – Técnicas de Gestão

06/05/2013

RESUMO

O aumento de competitividade somado à pressão das novas tecnologias de processos, produtos, materiais e aplicações motivaram as empresas a buscar vantagens competitivas atravésda diferenciação de produtos exigidos pelo mercado, fazendo com que estas decisões sejam voltadas ao mesmo com produtos inovadores e ainda não existentes no nicho de mercado. A necessidade de obtenção de competitividade para concorrer em mercados internos e externos leva as empresas a rever os processos produtivos, criando oportunidades de realizar estudos dos produtos e processos, oferecendo assiminovação através das mais diversas técnicas de criatividade e tomadas de decisões acertadas.

Palavras-chave: Inovação tecnológica. Criatividade. Processos. Tomada de decisão.

1 INTRODUÇÃO

A estratégia utilizando a inovação e análise de valor em mercados inexplorados por empresas concorrentes identifica uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novosespaços e uma separação da concorrência.

O foco no conhecimento tem levado empreendedores a repensar as estratégias de suas organizações, buscando meios de torná-las mais ágeis tanto nas suas respostas às mudanças quanto para sua atuação como agentes de mudança do ambiente, inovando sempre com criatividade.

Assim, à medida que as decisões estratégicas focadas no conhecimento como nova vantagemcompetitiva para as empresas são formuladas e implementadas, é necessário repensar a estrutura organizacional da empresa, sobretudo no sentido de buscar modelos organizacionais mais flexíveis.

2 ESTRATÉGIAS: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

As origens do termo estratégia inovadora encontram-se na teoria militar, de onde foi adotado, significando a utilização do combate para atingir a finalidade daguerra. A estratégia permitiria a coordenação dos combates entre si, de forma a servir aos objetivos da guerra, incluindo o estabelecimento do plano de guerra, seu detalhamento em planos de campanhas e a definição de onde, como e quando se realizariam os combates e ações específicas que conduziriam aos objetivos.

Segundo Andrews (1974), apud Christensen e Rocha (1999, p. 247), “Estratégia é umconjunto dos principais objetivos, propósitos e metas, e as políticas e planos essenciais para alcançar essas metas, estabelecidas de tal forma que defina em que classe de negócios a empresa está ou quer estar, e que classe é ou quer ser.”

O planejamento tático de cada estratégia objetiva otimizar determinada área e não a organização como um todo, por isso trabalha com os objetivos de formafragmentada, apresentando como um das principais finalidades a utilização eficiente do recurso disponibilizado para a efetiva realização dos objetivos traçados (OLIVEIRA, 2007, p. 48).

Em relação ao desempenho de cada estratégia em uma empresa, essa área passou a exercer papel preponderante para a gestão das empresas, pois é ela quem fornece os dados e informações de avaliação e controle do desempenhodas diversas divisões da empresa, que planeja e pesquisa, visando sempre mostrar aos gestores os pontos preocupantes, presentes e futuros, que podem colocar em risco e reduzirem a rentabilidade da empresa.

Figueiredo e Caggiano (2002, p.33), definem que um desempenho estratégico “implica investigação dos desvios dos objetivos planejados; assim, os níveis de desempenho podem ser comparados aosníveis planejados, e devem ser feitas mudanças para que os níveis de desempenho se adaptem a novas circunstâncias.”

O que se propõe não é a empresa utilizar um mercado já existente, tendo concorrência, mas sim uma estratégia envolvendo inovação e criatividade, onde a empresa se firme em um nicho de mercado até então inexistente, como foi o caso da indústria automobilística, computadores, e mais...

LER DOCUMENTO COMPLETO

Por favor, assinar para o acesso.

ESTES TEXTOS TAMBÉM PODEM SER INTERESSANTES

tomada de decisões

...serviço. As Instituições Acreditadas e Acreditada PlenoAcreditada e Acreditada Plena, tem tem a validade de seu certificado por dois anos. O Nível 3 ou Acreditado com Excelência, amplia a avaliação para o entendimento do uso das informações para tomada de decisão, analisa analisa os resultados e o impacto das intervenções na população atendida, ajusta os resultados ao perfil epidemiológico. As instituições Acreditadas com Excelência, tem tem a validade de seu certificado...

1827 Palavras | 8 Páginas

Tomada de decisões

... UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO-UFOP Centro de Educação à Distância-CEAD Curso: Administração Pública Pólo: Araguari-MG Aluno: Larry Silva Pereira ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (571.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com