TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS DA ERA CLÁSSICA A ERA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  1.949 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

ARTIGO CIENTÍFICO: GESTÃO DE PESSOAS DA ERA CLÁSSICA A ERA DA INFORMAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para ass disciplinas de Direito Empresarial e do trabalho, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Professores: Jaaina Vargas S Testa, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira, Fernanda Mendes Caleiro e Fabiane T Muzardo.

SUMÁRIO

GESTÃO DE PESSOAS: DA ERA CLÁSSICA A ERA DA INFORMAÇÃO

RESUMO

O mundo está mudando a cada dia e com uma rapidez incrível, deforma intensa. Em toda a história da humanidade as mudanças aconteceram, mas nunca provocaram um impacto tão profundo como nos dias atuais. Isso está acontecendo devido a diversos fatores: mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas. Em razão destas transformações as organizações sofrem com as incertezas geradas. Dentre todas estas mudanças, uma das áreas que mais se transforma é a de Gestão de pessoas. Ela constitui-se, numa poderosa ferramenta no ambiente organizacional e de grande importância estratégica, em busca da qualidade e da produtividade. Este artigo pretende abordar transformações pelas quais a área de Recursos Humanos passou até chegar à atual Gestão de pessoas, compreendendo os objetivos e a função dessa área, que nas últimas décadas é considerada tão importante para o sucesso da organização. De modo a um melhor entendimento relativo à evolução da gestão de pessoas, e proporcionar uma reflexão a respeito da evolução da área estudada, foi realizada uma abordagem histórica a esta temática, bem como à gestão de pessoas no mundo contemporâneo.

Palavras-Chave: Gestão de pessoas, Recursos-humanos, Capital Humano

1 INTRODUÇÃO

Toda organização é composta por pessoas, mas é preciso saber como lidar com elas, é necessário desenvolver as pessoas dentro das organizações, pois cada um tem seu modo de agir e pensar. Antigamente chamada de Relações Industriais, hoje como Gestão de Pessoas deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagemprincipal dentro das organizações. Há décadas atrás, o departamento de Recursos Humanos operava de forma mecanicista, no qual a visão do empregado prevalecia sobrea obediência ao chefe e ao controle centralizado.A Gestão de pessoas vem sofrendo profundas transformações ao longo dos tempos, quer em termos de terminologia quer em termos de conteúdos e processos de gestãoEste artigo mencionará várias abordagens desenvolvidas por diversos autores nas últimas décadas, desde as relações industriais até aos nossos dias, ou seja, até à era da informação.É de salientar a importância dos líderes em todo o processo de mudança e adaptação à nova realidade da Gestão de PessoasA gestão atual de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, privilegiando o desenvolvimento pessoal e a criatividade. Muita coisa mudou dentro das organizações como a forma de ver a estrutura organizacional, a maneira de lidar com as pessoas e a maneira de como conduzir as pessoas. Essas mudanças são consequências principalmente, das influências externa e históricas da sociedade. Sendo assim, o artigo irá trazer uma retrospectiva da Gestão de pessoas dentro das organizações, com início na era clássica até a era da informação, mostrando todas as suas melhorias que contribuem hoje para o sucesso nas organizações.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Evolução da Gestão de Pessoas

No decorrer do século XX, houve muitas mudanças na função de Recursos Humanos. Onde passou pela industrialização Clássica, industrialização Neoclássica e a era da informação onde abordaram temáticas diferentes em desenvolver as pessoas dentro das organizações. As primeiras teorias gerais da Administração, originaram de resultados de estudiosos que começaram a apresentar evolução no período de 1900 até meados da década de 30, período da Era Clássica da Administração. Nessa época a consideração com fator humano era mínima, pois os funcionários de uma organização eram vistos apenas como parte no processo produtivo. Nesse período, a área de administração de pessoal era chamada de Relações industriais e seu responsável era denominado Chefe de pessoal, tendo como atuação o controle de frequência dos funcionários, anotação de faltas, admissão e demissão, uma função restrita e burocrática. De pouca importância tinha a eficiência, pois o foco era voltado para a produção com pequenos custos e condições precárias de trabalhos e jornadas cansativas. O mundo estava passando por modificações, porém as mudanças aconteciam de forma gradativa e previsíveis.Segundo Chiavenato (2002, pg 1) “ No passado, não muito distante, as pessoas eram consideradas recursos das organizações: os chamados recursos humanos. [...] Em geral, recursos representam algo material, passivo, inerte e sem vida própria que supre os processos organizacionais em termos de matérias-primas, dinheiro, máquinas, equipamentos etc.”´ Houve mudanças, e assim era necessário acompanhar as transformações do ambiente. Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945 até 1990 durando aproximadamente quarenta e cinco anose foi o grande marco onde a Teoria Clássica foi substituída pela Teoria Neoclássica da Administração.Iniciava um modelo burocrático, centralizador e primordial tornou-se inflexível e vagaroso demais para acompanhar as mudanças queocorriam no ambiente. Adicionou-se às organizações um esquema de departamentalização por produtos e serviços, a fim de agilizar o funcionamento e proporcionar inovação, dinamismo e maior competitividade. As relações industriais foram substituídas por Administração de Recursos Humanos e se passou a enxergar as pessoas como recursos vivos, inteligentes e não mais como um fator inativo de produção. As transações comerciais passaram da amplitude local para regional, e de regional para internacional, tornando-se cada vez mais intensas e menos previsíveis, acentuando a competição entre as empresas. Com o tempo, os velhos modelos de desenvolver as pessoas, foram sendo substituídos por uma nova forma: A Administração de Recursos Humanos. A partir daí esse termo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com