TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS E A QUALIFICAÇÃO NA SELEÇÃO

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DE PESSOAS E A QUALIDADE NA SELEÇÃO

Discentes: Elizangela de Souza Dias

Virgínia Paola Nabaths Pereira

Tutora Externa: Márcia Coelho

RESUMO

         O presente trabalho possui como tema, a gestão de pessoas e a qualidade na seleção. O mesmo discute acerca da seriedade, o recrutamento e seleção de pessoas é uma área da companhia que possui toda a responsabilidade na hora de atrair, selecionar, triar e contratar novos colaboradores para uma organização. A gestão de pessoas tem como função de humanizar a empresa, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do profissional. A gestão de pessoas é, muitas vezes, confundida com o setor de Recursos Humanos.

        Contudo, existe uma diferença fundamental de atuação. O RH reúne a técnica e os mecanismos utilizados pelos profissionais da área, como recrutamento e seleção. Já a gestão de pessoas busca a valorização do trabalhador. Muitas empresas perceberam que é necessário fazer uma boa gestão de pessoas. Quando bem realizada, essa atividade melhora o clima organizacional, o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, alavanca o crescimento da empresa no mercado.

        Neste sentido, o objetivo destinado a esta pesquisa se dá em: Compreender qual a importância que há na gestão de pessoas e suas qualificações dentro da empresa no tocante ao planejamento institucional. E como resultados, por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica, fica evidente que umas formações de empresas sejam bem-sucedidas em seus mercados de atuação, é preciso focar a sua atenção, no sentido de desenvolver estratégias que visem o bem-estar e o crescimento de seus colaboradores, de maneira efetiva.

 

Palavras-chave: Gestão de pessoas. Qualificação profissional. Seleção e recrutamento. Mercado de trabalho.

  1. INTRODUÇÃO

Os avanços tecnológicos e as transformações na sociedade, ocorridos no mundo nas últimas décadas influenciaram as organizações a reavaliar processos e paradigmas a respeito em suas qualificações no momento da seleção. O processo de gestão de qualidade é uma necessidade para qualquer tipo de atividade, desde uma indústria até um prestador de serviço.  

Neste seguimento, o objetivo de toda empresa é o sucesso e sua persistência no mercado. Por isso, uma organização só atingirá seus objetivos ao estabelecer seu perfil por intermédio de mudanças organizacionais do seu quadro de pessoal. A criatividade, o potencial, o aprendizado e a vontade de cada pessoa vencer são valores humanos insubstituíveis, por mais que a tecnologia tenha avanços na era globalizada, as máquinas jamais substituirão a diversidade e capacidade humana em se adaptar dentro de uma organização.

Assim um curriculum vitae impecável e altamente qualificado não é um cartão de visita para que uma pessoa se candidate ao cargo exigido pelas empresas. A capacidade técnica deve vir acompanhada de um conjunto de competências, pois as empresas valorizam também o potencial intelectual e emocional do candidato. São valores avaliados que irão demonstrar sua capacidade de liderança, de trabalho em grupo, tomadas de decisão, situações diferentes do dia a dia e assim consolidar a imagem da empresa.

Para que uma instituição não seja fadada ao insucesso, as empresas vêm dando muita importância e valor ao processo de recrutamento e seleção de pessoas que irão compor o quadro de funcionários necessários aos cargos disposto.

Portanto, o objetivo geral deste trabalho é identificar e descrever os métodos utilizados por empresas para recrutar e selecionar candidatos com perfil visando a qualidade dos serviços e a imagem da empresa na era tecnológica e globalizada em que estamos vivenciando.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente, quando se fala de recrutamento e seleção, refere-se a uma das mais ricas ferramentas de gestão de pessoas nas organizações. É através deste processo que as organizações estão percebendo a importância das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas como parceiros (GUIMARÃES & ARIEIRA, 2005). Rocha (1997) descreve essa importância como: “uma boa gestão de pessoas é condição necessária para o sucesso” e Chiavenato (1999) como: “lidar com as pessoas deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas”. O lado humano é valorizado nestes processos que buscam encontrar pessoas que serão enquadradas na visão da empresa.  

Tanto o recrutamento quanto a seleção fazem parte de um processo maior que é o de suprir e prover a organização de talentos e competências necessários à sua continuidade e sucesso em um contexto altamente dinâmico e competitivo (CHIAVENATO, 2009).

Chiavenato (1999) deixa claro quanto à participação da política interna da empresa quando diz: “o recrutamento e a seleção não é uma atividade que deve ficar restrita à área de Gestão de Pessoas. Quanto maior for a participação do órgão requisitante do novo funcionário nos procedimentos, maiores serão as chances de sucesso e de integração deste com sua nova função. As características requeridas para o cargo e, portanto, as que se buscam e analisam-se, no candidato, devem ser objetivas, claras e bem definidas”.

É de suma importância que a empresa se organize, previamente, traçando um planejamento estratégico e consistente para verificar as carências e o quantitativo de pessoal que garantirão subsídios para os processos de recrutamento e seleção. As palavras de Rocha (1997) ressaltam essa importância quando diz: “antes da divulgação e antes do recurso ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, é necessário efetuar um planejamento”.

    2.1 O PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS PARA AS ORGANIZAÇÕES

            Gestão de pessoas é o conjunto de políticas e práticas que serve para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho (FLEURY; FISHER, 1998). De acordo com Gil (2001), para que as empresas se tornem competitivas, é preciso que seus recursos humanos proporcionem capacitação e motivação dos colaboradores. Equipes bem geridas apresentam maior produtividade, seu valor de mercado e crescimento são mais alto.

          Assim, a gestão de pessoas atua de forma estratégica, procurando conciliar rendimento, lucros e bem-estar dos trabalhadores Limongi França (2004). Por sua vez, Silva (2002), menciona que o principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficaz. Com a valorização interna, o colaborador passa a ter uma maior qualidade de vida, motivação e resultados positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com