TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS, INOVAÇÃO E PROGRESSO

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 11

UNIJORGE[pic 1]

ALAN RODRIGUES DE BRITO

LÍVIA BARBOSA PACHECO SOUZA

MORGANA GOMES DA SILVA

SIEMENS: GESTÃO DE PESSOAS, INOVAÇÃO E PROGRESSO

SALVADOR – BA

2013

[pic 2][pic 3]

ALAN RODRIGUES DE BRITO

LÍVIA BARBOSA PACHECO SOUZA

MORGANA GOMES DA SILVA

SIEMENS: GESTÃO DE PESSOAS, INOVAÇÃO E PROGRESSO

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Carreira, Cargos e Remuneração, do Curso de Pós-Graduação: MBA em Gestão de Pessoas do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, sob a orientação da professora Suzana Franco Dorea.

SALVADOR – BA

2013

SUMÁRIO[pic 4]

1.

RESUMO:        

2. INTRODUÇÃO:        6

3. SIEMENS: GESTÃO DE PESSOAS, INOVAÇÃO E PROGRESSO:        7

4. METODOLOGIA:        11 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

:        12

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

:        13

1- RESUMO

A Siemens foi introduzida no mercado brasileiro em meados do século XIX na área de telefonia.   Atualmente seu mercado é diversificado com produções em diversas áreas, figurando entre as empresas líderes de mercado eletroeletrônico brasileiro. Nos anos 90 o governo brasileiro decidiu fazer mudanças na sua política financeira, o que abriu acesso de mercadorias estrangeira no país. Com isso a Siemens decidiu fazer mudanças com o objetivo de tornar a empresa mais eficiente e mais competitiva mundialmente e o seu primeiro passo foi à análise interna da empresa. Com a análise, verificou-se a necessidade de aprimoramentos do negocio em geral. A Siemens detectou que uma das áreas mais critica seria o setor de pessoal, ou seja, a parte comportamental da empresa, pois devido a sua grande diversidade nas suas operações essa era uma área de suma importância na procura do sucesso contra seus novos concorrentes. Decidiu então aperfeiçoar seu quadro de profissionais contratando uma empresa para desenvolver esse processo com o objetivo de adequar todos os funcionários ao novo momento da empresa. Ao final desse processo de análise, em busca do aprimoramento da empresa Siemens, foi detectada a necessidade de um novo modelo conceitual para a área de RH, criando novas áreas no RH, onde foi mantido o RH Corporativo que passou a se chamar RH Central e criou-se o RHN, responsável por acompanhar a nova dinâmica do negócio, e a RI (Relações Industriais), responsável por todos os processos burocráticos ligados a vida do funcionário na empresa. Esse caminho tomado pela empresa era um processo lento, dos quais os resultados só eram alcançados depois de alguns anos e como consequência disso gerava um alto custo, porém era um processo que evitava traumas e rupturas de consequências imprevisíveis. Como resultado a Siemens é hoje uma empresa de sucesso e de destaque memorável, e as mudanças no RH foi o divisor de águas para esse sucesso.

O atual momento vivido na sociedade capitalista mundial suscita um repensar dos valores universais que regem a perspectiva de desenvolvimento econômico e social. Nesse contexto, as empresas vêm sendo questionadas e impostas a novos desafios gerenciais para negócios empreendedores mais preocupados com o entorno social em que a empresa está inserida. O presente estudo buscou responder questões sobre a importância de empreender e a necessidade de investir na Metodologia de Gestão de Pessoas para conquistar, fidelizar e expandir. Pautou-se em analisar a Siemens e com base no diagnóstico elaborou-se um plano de melhorias apresentando algumas sugestões para este setor.

2- INTRODUÇÃO

No cenário comtemporâneo de uma economia globalizada, uma organização luta uma renhida guerra em duas frentes: na primeira, a conquista de talentos imprescindíveis para o desenvolvimento do negócio; na segunda, a construção de um ambiente que incentive a permanência destes talentos na organização. Hoje, tem-se a consciência de que a produtividade não depende só dos processos e da tecnologia neles empregada, mas também pelas políticas que norteiam a gestão de pessoas, ou seja, do que é feito com e pelas pessoas dentro das organizações e sobre as orientações administrativas.

O processo de análise organizacional é uma constante na rotina das organizações, pois a ele está atrelada a identificação dos problemas organizacionais, bem como as ações de resoluções da problemática identificada.

O trabalho em questão apresenta-se como uma ferramenta de análise dos pontos desenvolvidos e a desenvolver da empresa Siemens.

Diante da necessidade de identificar, formular e solucionar questões através de um plano de negocio que transforme as idéias em oportunidades, a Siemens gerencia os recursos humanos, financeiros e tecnológicos proporcionando na prática subsídios de ações estratégicas; dessa forma é preciso quebrar estruturas antigas e utilizar a tecnologia a favor para criação de um sistema eficaz capaz de atingir metas explícitas, formalmente definidas por intermédio da tomada de decisão racional, trilhando um caminho de determinação e gerenciamento para melhoria dos padrões de desempenho e qualidade financeira da empresa.


3- SIEMENS: GESTÃO DE PESSOAS, INOVAÇÃO E PROGRESSO

Considerando a conjuntura atual, na qual vivemos um clima de mudanças sociais e científicas, e como tal, atinge a sociedade e a transforma, cujo imperativo colocou não só questões práticas para nossa vida cotidiana, mas também, levantou novas problemáticas. Fatores de ordem social fizeram com que começasse a exigir uma postura mais correta, o que contribuiu com a criação de empresas mais transparentes e o aumento da prática da Responsabilidade e Inclusão Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com