TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  24/10/2016  •  Artigo  •  4.687 Palavras (19 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 19

GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

NERZELI TAVEIRA NUNES

RESUMO

Percebe-se muita importância que as pessoas tem dispensado no dia-a-dia dos negócios, no que diz respeito à demanda do capital intelectual e seus feitios de ação quanto a buscar resultados, seja em organizações do setor privado ou publico. Sabe-se que sem as pessoas capacitadas é impraticável apresentar serviços de qualidade. Atualmente com a modernidade, tudo se torna muito exigente. Tratando-se de setor público, o que se observa são exigências dos cidadãos e usuários a respeito da má recepção. Frente à seriedade a tais circunstâncias, presume-se que essa falha no atendimento acontece, em diversas ocasiões pelo motivo de não ter, na Administração Pública, um sistema de gestão de pessoas em que se procure, por meio de preparação prática e desenvolvimentos, desenvolver seu trabalho na gestão com habilidade, procurando deste modo melhor resultado, para que possa satisfazer os usuários como um todo. Deste modo, este artigo apresenta como objetivo debater maneiras de atuar da Administração Publica no que diz respeito à gerenciar pessoas, e a seriedade em ter em meio aos gestores públicos uma norma que procure nas pessoas a capacidade não somente técnico-teórico, no entanto a habilidade das mesmas para gerar bons resultados embasado nos objetivos organizacionais. Esse artigo foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas onde se observou nessas pesquisas, que verdadeiramente a carência para tal problemática está na ausência de estrutura da Administração Pública quanto ao sistema de gerenciamento de pessoas, ainda determinados empecilhos que a oportuna legislação põe ao enfrentar a realidade do quadro de pessoal do sistema público.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Competências. Administração Pública.

1 INTRODUÇÃO

Esse artigo aborda leituras que versam sobre ocorrências na Administração Pública referente à Gestão de Pessoas e conseqüentemente, explana os cuidados que precisam ser corriqueiros ao dia-a-dia de uma instituição pública para a afirmação de serviços de qualidade oferecidos por servidores com capacidade. A Gestão de Pessoas, em seus mais diferentes significados, está pautada os desempenhos que necessitam ser desempenhadas por profissionais aptos de exercer estas funções de modo hábil.

É percebível, entretanto, em determinadas instituições de ordem pública, a precisão de qualificação profissional dos funcionários, apresentando-se determinadas falhas no atendimento, falhas que, com intensidade de vezes, aparecem pelo modo cômodo que diversos servidores de órgãos públicos deparam-se pela ocorrência de serem estatutários na função ou cargo que trabalham, sendo deste modo resguardado, deste modo, pela legislação que efetiva o servidor, no entanto não fiscaliza ou analisa a atuação desses profissionais depois efetivações do estágio probatório.

Diante dessa realidade, percebeu-se o quanto se faz necessário criar um método profícuo de avaliação para os funcionários amparados por legislaturas de modo que, ao se efetivarem, não deixem de realizar eficientemente suas funções e cargos. Além desse fator, busca-se criar inferências acerca do melhor método para avaliação do profissional que deve ser mantenedor, no exercício de sua função, de atributos relacionados à competência, ou seja, servidores que não possuam apenas a capacidade técnico-teórica, mas, também, atitudes vinculadas ao conhecimento e suas habilidades dentro dos objetivos organizacionais.

A realização deste artigo se dá através da produção de cinco seções em que são abordados os seguintes tópicos: Gestão de Pessoas, Sistema de Gestão de Pessoas, Gestão por Competência, Gestão de Pessoas na Administração Pública e Gestão por Competência na Administração Pública. Desse modo, apresenta conceitos pertinentes ao estudo teórico em que se fundamenta a pesquisa realizada, através da construção de questionamentos, que serviram para redirecionar a estrutura organizacional das instituições públicas, além de buscar as possíveis soluções para as problemáticas que impedem que haja a implementação de um Sistema de Gestão de Pessoas, num âmbito institucional público.

2 GESTÃO DE PESSOAS

Refletir um significado, do que é a Gestão de Pessoas, apresenta-se como algo apropriado, tendo a possibilidade em entender a eficácia do procedimento administrativo.

Segundo Chiavenato (2008) a Gestão de Pessoas esta ligado à mentalidade dominante nas organizações que se possuem em sua cultura métodos organizacional, ainda estando sujeito das características da situação ambiental, dos interesses que se desenvolve na instituição, da tecnologia e dos processos interiores empregados e, além disso, do modo de gestão que se cultiva. Para admitir esse comentário de introdução, ressalta-se o que profere a seguinte citação:

A GP (Gestão de Pessoas) apresenta-se como área muito sensível à compreensão que impera nas organizações. Ela é muito incerta, pois esta sujeita de diversos feitios, como a cultura que há em cada organização, da composição organizacional seguida, da peculiaridade do contexto ambiental, do negócio da organização, dos meios tecnológicos usados, processos internos, do modo de gestão empregado e de uma grande porção de outras variáveis respeitáveis. (CHIAVENATO, 2008, p. 08).

Entende-se deste modo, que Chiavenato, constitui certa afinidade entre o método de Gestão e a constituição ideológica que interpõe o sistema organizacional de uma instituição. Os feitios ideológicos orientam a ação realizada pelos gestores. A cultura, os princípios instituídos socialmente, a condição social de quem executa a ação empresarial, são dados significantes para a concepção do que individualiza a Gestão e suas mudanças.

Também, de acordo com o autor supra citado, a Gestão de Pessoas vai bem além do que procede o Recursos Humanos. Trabalham-se as habilidades bem como as pessoas em buscando ampliação pessoal e organizacional, observando não somente como parcos recursos para se alcançarem os objetivos constituídos pela instituição, objetivos que, em meio a distintos, se individualiza pela idéia de aquisição de lucros. A Gestão de Pessoas trabalha o objetivo empresarial tendo em seu contexto a pessoa como ser humano, por meio do seu talento, atuação, capacidade e motivação. Essa atual apreciação observa as pessoas como estimuladoras de diferentes recursos tais como financeiros, tecnológicos, mercadológicos e bem-sucedidos. Os funcionários deste modo sentem-se como parceiros da empresa e não só um recurso algum que se usa e descarta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com