TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.353 Palavras (22 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI – UFCA[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

RECURSOS HUMANOS: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

RODRIGO DA SILVA OLIVEIRA

VANESSA SILVA SOUZA


A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

THE IMPORTANCE OF PEOPLE MANAGMENT IN ORGANIZATIONS

Rodrigo da silva oliveira

Acadêmico em Administração pela Universidade Federal do Cariri – UFCA.

Vanessa Silva Souza

Acadêmico em Administração pela Universidade Federal do Cariri – UFCA.

Resumo

É fato que o capital humano hoje é o bem mais valioso das organizações, afinal cada indivíduo exerce um papel importante na construção de todas ou quase todas as atividades nas organizações. Entender como se dá o processo das relações humanas e compreender cada indivíduo em suas habilidades, competências para melhor lidar com cada situação e assim gerir do modo mais eficaz possível. Desse modo, este artigo busca alcançar um melhor entendimento através de uma revisão de literatura, focando em vários aspectos que se estruturam nas competências da temática dos recursos humanos. Portanto o objetivo principal é promover reflexões acerca dos modos os quais são trabalhados pela gestão de pessoas, bem como relevância dessa área dentro das organizações.

Palavras-chave: Recursos humanos; gestão de pessoas; importância; organizações; gestão.

 Abstract

It is a fact that human capital today is the most valuable asset of organizations, after all each individual plays an important role in building all or almost all activities in organizations. Understand how the process of human relationships is taken and understand each individual in their abilities, skills to better deal with each situation and thus manage in the most effective way possible. Thus, this article seeks to achieve a better understanding through a literature review, focusing on several aspects that are structured in the competencies of the theme of human resources. Therefore, the main objective is to promote reflections on the ways that are worked by people management, as well as relevance of this area within organizations.

Key-words: Human resources; people managment; importance; organizations; managment

INTRODUÇÃO

No decorrer das últimas décadas observou-se a questão da valorização e importância da gestão de pessoas nas organizações, dentro de um parâmetro de produtividade e lucratividade x oportunidades de crescimento em consonância a satisfação e o respeito. Em relação a isso vem se constituindo como um grande desafio dentro das organizações a importância de uma boa qualificação dos Recursos Humanos (RH) em relação aos seus gestores e colaboradores dentro de uma cooperação organizacional.  

Vale ressaltar que o atual processo de valorização dentro do contexto da gestão de pessoas está diretamente ligado as necessidades e demandas da empresa em conjunto com as necessidades e fatores individuais das pessoas que trabalham em alguma organização. A ênfase dos recursos humanos dentro da gestão de pessoas está referente a forma como a instituição opera suas atividades, os treinamentos com os colaboradores e também os benefícios dos mesmos.  

Dentro das constantes e rápidas mudanças em diversos setores mundiais, as pequenas e grandes empresas veem no dever e na precisão de focar na gestão de pessoas como um processo de alta prioridade. Desta maneira, aparece o papel dos recursos humanos para gerir a população nas organizações, uma vez que há um mercado competitivo e bastante globalizado.  

Destaca-se a importância que esta área possui para a organização, dentro de uma amplitude em um grupo, certas consequências que este fator tem dentro das organizações em relação a um parâmetro de responsabilidade e sucesso que poderá ter nas empresas que dão ênfase neste recurso.

Nesse contexto, analisando o objetivo de gestão de pessoas, segundo Chiavenato (2014) as pessoas são as que constituem o princípio ativo das organizações, sem as pessoas não seria possível aderir quaisquer organizações, e é dentro deste conceito que surge a necessidade de as tornar mais atentas aos seus funcionários. As organizações bem-sucedidas estão percebendo que somente podem crescer, prosperar e se manter com continuidade se forem capazes de otimizar o retorno dos investimentos aos parceiros e funcionários da empresa. Pois, os colaboradores podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas das organizações.  

Diante do que foi exposto, este presente artigo tem como objetivo destacar e esclarecer a importância da gestão de pessoas nas organizações, através de uma modesta revisão de literatura, objetivando destacar observações sobre as várias dimensões quanto a relevância e dependência da gestão de pessoas como ênfase principal no destaque do fator humano dentro das corporações organizacionais. Diante disso, destaca- se os seguintes aspectos: (1) conceito e características gerais; (2) diferença entre as necessidades dos colaboradores e as necessidades das organizações; (3) Modelos da gestão de pessoas; (4) a necessidade, desafios e importância da gestão de pessoas em relação aos colaboradores e as organizações.

1 RH: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS GERAIS

Com o surgimento da escola Humanista dentro das organizações se fez necessário o modo de tratar os funcionários, estudando suas motivações pessoais, para melhor entender os indivíduos e aplicar técnicas para os mesmos produzirem mais. Para tanto foi incluído uma área toda especial para gerir esse recurso das organizações: Os Recursos Humanos.

Drucker (1954 apud Marciano, 1995, p. 1) foi o quem inventou o termo, referenciando os trabalhadores como recursos humanos que possuíam cada qual uma qualidade particular que os diferenciava dos demais recursos organizacionais: "a habilidade de coordenar, integrar, julgar e imaginar”. Já Dulebohn et al (1995 apud Kaufman, 2002, p.965) relata que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (231.4 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com