TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do treinamento para o desenvolvimento do trabalho

Por:   •  27/4/2017  •  Artigo  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO FINAL

GESTÃO DE PESSOAS 2

Nomes: Vera Lúcia de oliveira Paula Estevão

    Fabrícia Pereira Silva

1-Artigo: A importância do treinamento para o desenvolvimento do trabalho

O objetivo do artigo

É demostrar que as pessoas em uma organização são capazes de ser direcionadas e desenvolvidas, tornando-se um recurso com capacidade de crescimento.

É a forma de gerar mudanças em um comportamento através de um treinamento, considerado pelo artigo um processo educacional, onde proporciona vantagens, modelando o conceito dessas pessoas de acordo com a necessidade da organização.

Uma organização é formada por pessoas, e para que essa organização possa ter sucesso no  mercado competitivo, em uma economia globalizada precisa de pessoas competentes, ágeis, demostrando desempenhos em suas funções, sendo este o objetivo de enfatizar a importância do treinamento para o desenvolvimento das pessoas.

No artigo destaca, que há uma diferença entre treinar e desenvolver pessoas, de acordo com o (CHIAVENATO (1999), apesar de ser métodos parecidos a sua perspectiva de tempo é diferente. O treinamento foca no cargo atual, com intuito de buscar melhorar às capacidades exigidas da organização para o desempenho imediato do cargo. Já o desenvolvimento são as novas habilidades  adquiridas objetivando os cargos ocupados.

Devido a vários conceitos de treinamento demostrado no artigo, evidencia ser um precioso investimento para as organizações.

Se implantado de forma correta, proporcionará vantagens como;

  • A possibilidade de análise das necessidades da organização
  • Definição da prioridade de cada setor,
  • Caracterização dos vários tipos de desenvolvimento de pessoas que podem ser aplicados,
  • A elaboração de planos de capacitação de profissionais a curto, médio e longo prazo,

Por meio de desenvolvimento e treinamento, as pessoas aprendem habilidades, desenvolvem atitudes, comportamentos diferentes e desenvolvem conceitos abstrato. Ou seja, um custo que contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais, aumentando a produtividade dos indivíduos em seus cargos, influenciando seus comportamentos.

Tanto pra organização quando para o indivíduos através do treinamento e resultados são satisfatório.

Metodologia

O presente artigo não apresenta a metodologia utilizada, mas pelo seu conteúdo concluímos ser  baseado em um de estudo de caso onde analisa uma empresa específica dando atenção aos detalhes.

Os resultados bem como a conclusão dos mesmos

 

A fim de complementar, a importância do treinamento para o desenvolvimento do trabalho, o artigo cita um estudo de caso da empresa Motorola. A mesma, enfrentou problema relacionado à queda de suas vendas, e em vez de demissões e fechamento de fábricas, o presidente da Motorola, Robert W.Galvin e seu sucessor, Georgem.M.C. Fisher, apostaram em seus empregados oferecendo em torno de 36 horas de treinamento por empregado/ano (Por volta de 1992).

E em 1995, as vendas da empresa foram de 22,6 bilhões de dólares, ela gastou 250 milhões de dólares fornecendo um mínimo de 40 horas de treinamento para cada um de seus 132 mil empregados.

A empresa ofereceu outros tipos de treinamentos especificados no artigo, que foram fundamentais para o sucesso em um mercado competitivo, globalizado e volátil, para bons resultados.

O treinamento melhora a capacidade de desempenho de determinados cargos, envolvendo mudança de habilidades, conhecimentos, atitudes ou comportamentos.

É uma experiência que produz tais mudanças que não pode ser confundida com a simples realização de um curso que transmitem novas informações.

Correlação entre o artigo e a matéria aprendida em sala de aula

O treinamento é um processo intencional e sistemático para estimular a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes pelos empregados, visando sua melhor integração e relacionamento com seu cargo ou função de forma que possam contribuir, o mais produtivamente possível, para o alcance das metas e objetivos pessoais e da organização. Além da solução de problemas da empresa.

É um forma de desenvolver potencialidades profissionais e pessoais dos colaboradores.

O artigo também aborda a programação de treinamento baseado em algumas perguntas como treinar e o porquê, onde pode ser analisado a necessidade do treinamento partido da análise  organizacional. A programação analisa “quem deve ser treinado, como, em que, por quem, onde, quando e para que treinar “.

O treinamento,  pode ser proporcionado internamente, como nos é apresentado no artigo, com aumento da eficacia nos resultados, uma melhor qualidade de vida dentro da organização, inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado. Isso pode ser refletido externamente, conduzindo a obter uma maior competitividade organizacional e transmitindo à sociedade uma imagem positiva da organização.

Pela abordagem do estudo de caso o artigo descreve como foi feito a etapa do processo de treinamento da empresa Motorola:

Primeiro, devido ao desempenho da organização que não estava indo bem, fizeram um levantamento de suas necessidades e concluirão proporcionar um treinamento com o propósito de aumentar a produtividade dos colaboradores em seus cargos, influenciando seus comportamentos.

Segundo, elaboração estratégica da programação do treinamento.

Terceiro, implementação dos programas de treinamentos.

E por fim, a quarta etapa avaliará sua situação atual, demostrando satisfeitos com bons resultados.

O artigo analisado relacionado ao assunto do treinamento, aborda praticamente toda a matéria, a importância do treinamento, o objetivo de ser realizado o treinamento nas organizações, resultado positivos proporcionando desenvolvimento das pessoas, desenvolvimento organizacional, ou seja, são vantagens dentro da estrutura da organização.

2-Artigo: Remuneração estratégica e pacote de benefícios: um estudo de caso aplicado ao nível operacional de uma multinacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com