TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  18/3/2017  •  Artigo  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 15

    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA PEQUENAS EMPRESAS

A Implantação do RH em pequenas empresas.

      RESUMO

Frente às necessidades aparentes de um mundo globalizado, as empresas tem se deparado com uma busca por soluções em relação às mudanças de maneira cada vez mais ágil, principalmente para atender às necessidades de mercado. Desse momento em diante, o setor de recursos humanos torna-se mais importante em virtude do capital humano perante o mercado global. Á partir dessa ótica, este artigo tem como foco, a consulta com gestores de uma empresa de pequeno porte que detém o setor de RH, sabendo dizer quais os desafios, dificuldades e virtudes de tal implantação. Foi feita uma pesquisa qualitativa com base em estudo do caso. Os dados coletados foram estudados e interpretados de acordo com as referências teóricas desenvolvidas.  É feita uma abordagem da contribuição e da importância do setor de RH para a empresa além de apresentar a resistência por parte dos pequenos empresários em implantar esse sistema.

Palavras-chave: mercado, desafios, recursos humanos, competitividade.

ABSTRACT

        Faced with the apparent needs of a globalized world, companies have been faced with a quest for solutions to change in an increasingly agile way, mainly to meet market needs.

        From that moment on, the human resources sector becomes more important because of human capital in the face of the global market.

From this point of view, this article focuses on the consultation with managers of a small company that holds the HR sector, knowing how to identify the challenges, difficulties and virtues of such implementation.

        A qualitative research was done based on a case study. The collected data were studied and interpreted according to the theoretical references developed. An approach is made to the contribution and importance of the HR sector to the company, as well as to the resilience of small entrepreneurs in implementing this system.

        Keywords: market, challenges, human resources, competitiveness.

  1. INTRODUÇÃO

Considera-se o capital humano o bem mais precioso, em virtude disso, as empresas voltam sua atenção para os recursos humanos. Entende-se que a competitividade das empresas está na capacidade de se modernizar, de refletir de maneira diferenciada de agregar valor.

De acordo com SOVIENSKI & STIGAR (2008):

Percebe-se que o talento humano e suas capacidades são um poderoso ativo e eu o sucesso das organizações depende do investimento das pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.

Esse novo ponto de vista em relação ao capital humano foi importante para o acompanhamento da evolução global dos últimos tempos, agregando de certa forma, uma valorização do setor de recursos humanos.

Toledo (1986.p, 8), afirma que o setor de recursos humanos passou a ser reconhecido como:

Um conjunto de princípios, estratégias e técnica eu visa contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento de patrimônio humano de qualquer grupo organizado.

Hoje, as empresas buscam um RH que vá para outras fronteiras além de suas funções costumeiras e que trabalhem de maneira estratégica tendo o setor de RH, nesse caso, muito mais presença de maneira a gerar novas contribuições para a companhia.

Pode-se considerar que o setor de RH nas pequenas empresas tem o objetivo de suprir informações que se encaixem com o perfil do mercado, ou seja, o analista de Recursos humanos coleta dados e informações necessárias para ajudar o gestor em suas decisões através de relatórios.

São evidentes os benefícios organizacionais e operacionais das empresas que detém um setor de RH organizado, mesmo assim, algumas empresas de pequeno e de grande porte resistem em implantar, principalmente as de pequeno porte, por considerarem outros setores mais relevantes como, por exemplo, o setor de contabilidade.

        Considerando essas informações, este trabalho tem como foco, “a implantação de um setor de recursos humanos nas empresas de pequeno porte”.

Para obter as informações necessárias, fora entrevistado o gestor de uma pequena empresa que possui um setor de RH definido e observada sua percepção em relação à implantação de tal setor. As informações coletadas na entrevista foram estudadas e servidas como base para a análise de conteúdo.

São poucas as informações literárias encontradas em relação à implantação do RH em pequena empresa, porém, sabe-se que o RH vem ganhando um importante espaço de mercado nos últimos anos.

Com as conclusões obtidas nesse estudo, espera-se um bom aprofundamento na teoria que envolve a base desse estudo e que sirva de contribuição para o desenvolvimento das empresas e organizações bem como dos profissionais envolvidos.

  1. RECURSOS HUMANOS E AS EMPRESAS.

Inicialmente, as empresas surgiram na informalidade, de origem agrícola que com a Revolução industrial, cresceu com bastante velocidade até chegar na economia industrial. Desde então, as empresas passaram a implementar regras e trabalho em equipe,sendo muito parecido com o que é utilizado nos dias de hoje, visando maior abordagem corporativa.

Cury (2000 p, 116) define como um “sistema planejado de esforço corporativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar, deveres e tarefas a executar”.

As empresas ou organizações sofreram diversas mudanças até assumir o formato atual, dependendo da implementação de diversos setores como, por exemplo, o de RH.

Partindo das transformações no mercado nacional e internacional, forçou a busca de novos métodos de gestão.

De acordo com SOVIENSKI E STIGAR (2008. P, 53) define o objetivo dessa nova gestão como, “melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades do cliente”.

Os recursos humanos detém um papel muito importante dentro da empresa, sendo o cordão umbilical entre a diretoria e os funcionários. Sendo assim o conceito de RH, não se baseia mais na responsabilidade documental dos colaboradores, vindo a ser um setor parceiro da gestão estratégica visando o sucesso organizacional.

 

  1. Colaboração para o crescimento da pequena empresa

O setor de recursos humanos conquistou ao longo do tempo, um espaço bastante importante dentro das empresas. A abordagem de que se agregava as grandes empresas começa a assumir novos contextos. Hoje, sabe-se que o bem mais precioso das organizações são os colaboradores, sendo o ponto forte das empresas estando assim cada vez mais envolvidos nas empresas de pequeno porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (230.4 Kb)   docx (443.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com