TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO POTENCIAL E DO DESEMPENHO

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

GESTÃO DO POTENCIAL E DO DESEMPENHO

Prof. Renan Castro

Exercício 3: Responda às seguintes questões:

  1. Explique o processo de avaliação de desempenho por objetivos.

A avaliação de desempenho por objetivo é um método integrante da concepção da administração por objetivos e que procura o comprometimento das pessoas em relação aos objetivos organizacionais, por meio de um processo participativo, motivador, e que torne o ambiente de trabalho mais agradável, comunicativo e produtivo. A motivação decorre de fato de as pessoas, durante o processo, serem ouvidas, reconhecidas e acatadas. Leva também, a auto realização dos indivíduos. A participação no trabalho e o entendimento dos objetivos da empresa, por sua vez, são fatores importantes na integração das pessoas nas organizações.

  1. Cite os cuidados no momento da adoção da avaliação por objetivos.

Uma das críticas comuns a avaliação por objetivos é que ela toma tempo. Não há como negar a afirmativa. Sem dúvida, o tempo requerido em método tradicional é menor, uma vez que normalmente é tão-somente colocado “X” em formulário, para dizer que foi elaborada uma avaliação de desempenho. Com toda a certeza, existem atividades desenvolvidas pelo líder que podem ser deixadas de lado, para que posso desenvolver as verdadeiras atividades pelas quais os resultados começarão a acontecer, que é caso da aplicação do método por objetivos.

  1. Explique por que as pessoas são mais motivadas com a adoção de programas de avaliação de desempenho por objetivos.

Porque ela visa desenvolve o comportamento do gestor no processo, observa o futuro do desenvolvimento da empresa e das pessoas, melhora o desempenho da empresa e de seus colaboradores.

  1. Por que é importante a combinação do estilo de liderança a ser adotado pelo líder para acompanhamento do processo de avaliação de desempenho por objetivos?

Esta relacionado ao fato do comprometimento em relação a organização pra a realização de melhorias para aumentar ainda mais o comprometimento real dos responsáveis para com a tarefa, sendo que já foi oficializada a responsabilidade.

  1. Por que o estudo da cultura da organização é importante para a adoção de metodologia de avaliação de desempenho?

Por possuir destaque no planejamento, na direção e no controle, onde o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização e a declaração escrita do que se pretende alcançar, também é característica o treinamento e reciclagem de funcionário.

  1. Cite as limitações do método de avaliação por objetivos

A utilização de ferramentas como forma de pressão aos subordinados, podendo levar a um clima de desmotivação e frustação. A análise das reais necessidades da organização e seus objetivos, sendo flexível na postura, e deve-se observar também as causas que provocam “o caminho ao resultado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com