TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Organizacional

Por:   •  24/2/2018  •  Artigo  •  5.089 Palavras (21 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 21

  1. Introdução

Para alcançar um determinado objetivo é necessário primeiramente um planejamento, ou seja, definir e organizar metas a serem alcançadas e realizá-las com eficiência e eficácia, até chegar ao objetivo final.

O planejamento organizacional é voltado aos métodos que beneficiem a empresa evitando desperdício de tempo, desordem, fazendo com que o ambiente empresarial tenha mais eficiência de forma coordenada, organizada e controlada (MAXIMIANO, 2000).

Segundo Marshall (apud KERSTENETZKY, 2004), as empresas apresentam uma hierarquia, desde a supervisão do trabalho, controle das operações, divisão do trabalho, entre outros, para que o processo de execução dentro da organização seja eficiente e eficaz.

A organização é o primeiro passo que uma empresa precisa dar para um controle de suas atividades como um todo, pois, não há como tomar decisões, nem competir com o mercado sem que as finanças, a produção, etc, estejam organizadas e conscientizadas para o melhor desempenho em suas funções (MAXIMIANO, 2000).

No mercado do trabalho atual é necessário um atendimento diferenciado. O aumento da concorrência e alterações rápidas são um dos fatores que obrigam as empresas a recorrerem e a buscarem novas ferramentas que auxiliem na sua diminuição de custo, tempo e produção, gerando assim, um lucro maior para a organização (MAXIMIANO, 2000).

Este trabalho consiste em analisar a utilização e eficácia da ferramenta 5s dentro de uma organização. Tendo como foco dessa análise a eficácia da ferramenta de organização empresarial conhecida como 5s, tendo como base um estudo presencial na empresa Parascap Componentes Automotivos LTDA. em Hortolândia. Esse nome nasceu em função de que em japonês todas as cinco palavras começam com a letra S (Seiri, Seiso, Seiton, Seiketsu, Shitsuke). (CARVALHO, 2011, p. 64)

O método 5s surgiu no Japão no início de 1950, período pós-segunda guerra mundial. Coriat (1994) levantou as enormes dificuldades as quais o Japão enfrentava naquele período, tais como mercado consumidor restrito, escassez de força de trabalho e de recursos financeiros. Segundo esse autor, esse conjunto de fatores teria levado a indústria japonesa a se adaptar àquela conjuntura para que pudesse se tornar competitiva novamente, uma vez que o conflito bélico tinha fragilizado sua economia. Muitas das técnicas adotadas pelas empresas do país, portanto, tiveram que enfrentar um cenário de escassez. Esse é o caso analisado pelo autor e talvez o mais exemplar até hoje, o da Toyota Motor Co., no qual o engenheiro chefe da empresa Taiichi Ohno, adota medidas para eliminar os estoques e, consequentemente, o desperdício de materiais e tempo. Na esteira da mesma conjuntura surge o sistema 5s que, quase como um desdobramento das mesmas transformações e adaptações das empresas japonesas, visa à organização visual e espacial e o melhoramento interno da empresa.

Em linhas gerais, o 5s consiste em: liberar áreas, evitar o desperdício, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis, sabendo da problemática que se encontra as empresas em otimizar seus serviços. Naves (2013) organiza os conceitos e objetivos do 5s da seguinte forma:

Denominação: em japonês chama-se Seiri em português senso de utilização cujo conceito é separar os desnecessários com o objetivo particular de eliminar do espaço de trabalho o que possa ser inútil.

O segundo senso tem sua denominação em japonês chamado Seiton com o significado em português de ordem, com o conceito de situar os necessários e tendo como principal foco organizar o espaço de trabalho.

Terceiro senso: denominação em japonês Seiso, em português tem seu significado limpeza. Seu conceito é suprimir os supérfluos e seu objetivo é melhorar o nível de limpeza.

Quarto senso: denominação em japonês Seiketsu, em português, saúde e higiene. Seu conceito é sinalizar as anomalias, e seu objetivo é prevenir o aparecimento de doenças, supérfluos e a desordem.

Quinto senso: denominação em japonês Shitsuke, em português, Disciplina. Tem como conceito seguir melhorando, cujo objetivo é incentivar esforços de aprimoramento.

Contudo, esse método precisa se tornar hábito, costume e até mesmo cultura (Lopes et al, 2008). Tendo em vista esses conceitos, pretende-se analisar a implantação do 5s em uma empresa fornecedora de assessórios para escapamentos, a Parascap Componentes Automotivos LTDA, localizada no município de Hortolândia e que hoje atende clientes em todo território nacional. Iremos analisar a implantação dessa ferramenta no sentido de apreender em que medida ela poderá ser eficaz para empresa.

Pergunta da pesquisa

Como a implementação dos 5s podem melhorar o desempenho e planejamento de uma empresa de segmento de componentes automotivos?

Objetivo geral

Pesquisar bibliograficamente sobre como a implementação do 5s pode melhorar o desempenho e planejamento de uma empresa de segmento de componentes automotivos.

Objetivos específicos

Descrever as dificuldades encontradas na empresa para implantação do 5s, identificar os meios existentes para resolução dos problemas, verificar se há participação de todos na implantação da ferramenta 5s.

Justificativa / relevância do estudo

A partir dessa pesquisa, acredita-se ser possível verificar se houve melhorias na empresa Parascap Componentes Automotivos LTDA (tempo, ambiente empresarial, ordem) após a implementação do 5s.

O propósito dessa implementação visa identificar possíveis falhas dentro da empresa, e melhorar a eficiência para propor de forma adequada todos os processos envolvidos, como por exemplo, separar o necessário do não necessário, limpeza, organização, identificação de materiais e espaços.

O 5s é adotado por várias empresas desde empresas de pequeno porte até organizações de porte muito grande. E essa implementação faz com que a produtividade e o desempenho melhorem em cada área da empresa. Por isso se faz necessário esse estudo, para se analisar as vantagens da implementação e utilização dessa ferramenta chamada 5s.

(TONTINI, 2007), relata que essa implementação faz com que o ambiente de trabalho seja mais organizado, humano e seguro, onde as pessoas colaboram mais e isso previne problemas. Logo as pessoas percebem que algo está mudando e que a empresa está preocupada com o bem-estar de seus colaboradores, assim o local de trabalho fica mais favorável para a colaboração e para mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com