TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: HOSPITAL E MATERNIDADE SINO BRASILEIRO

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.448 Palavras (18 Páginas)  •  1.361 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

ESTÁGIO CURRICULAR

NUTRIÇÃO

ESTUDO DE CASO:

HOSPITAL E MATERNIDADE SINO BRASILEIRO

Gabriela Lopes De Oliveira

6656375410

Osasco

2016

[pic 2]

GABRIELA LOPES DE OLIVEIRA

ESTUDO DE CASO:

HOSPITAL E MATERNIDADE SINO BRASILEIRO

Relatório de estágio apresentado ao

curso de nutrição da Universidade

Anhanguera – Osasco, como parte

dos requisitos necessários para a

obtenção do título de Nutricionista

Orientador: Profª Maíra Branco

Osasco

2016

[pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

NUTRIÇÃO

OSASCO 2016

GABRIELA LOPES DE OLIVEIRA

ESTUDO DE CASO

HOSPITAL E MATERNIDADE SINO BRASILEIRO

APROVADO EM  ___/___/_____

_____________________________________________

MAÍRA BRANCO

RESUMO

        Estudo realizado no Hospital e Maternidade Sino Brasileiro no período de 17/04/2016 à 25/06/2016. Paciente A.D.F do sexo masculino, 67 anos de idade, possui tetraparesia há nove anos, constipado crônico e foi internado por causa de infecção no trato urinário não especificada.

        O paciente recebeu dieta geral laxativa em todo o período que ficou internado, o mesmo apresenta baixo peso com sinais clínicos de desnutrição, nos primeiros dias aderiu boa parte da dieta, porém em determinado tempo do tratamento recusou-se a se alimentar alegando não se adaptar com a dieta hospitalar.

        Ao término do tratamento recebeu alta médica hospitalar e referiu que pretende seguir as orientações nutricionais que obteve.

        

ÍNDICE

  • Introdução
  • Objetivos
  1. Objetivo Geral
  2. Objetivos Específico
  • Desenvolvimento
  1. Identificação do paciente
  2. Histórico social
  3. Histórico da moléstia atual
  4. Antecedentes médicos
  5. Antecedentes familiares
  6. Achados clínicos na admissão
  7. Exames de diagnóstico
  8. Diagnóstico definitivo ou hipótese diagnóstica
  9. Medicamentos utilizados em domicílio
  10. Determinação das necessidades nutricionais
  11. Diagnóstico da situação alimentar
  12. Avaliação do estado nutricional
  13. Diagnóstico nutricional
  14. Acompanhamento da conduta dietoterápica
  15. Medicamentos utilizados na internação
  16. Avaliação da evolução clínica
  17. Orientação nutricional de alta
  • Conclusão
  • Referências

INTRODUÇÃO

        O envelhecimento populacional constitui a mais importante mudança demográfica e era um processo marcante dos países desenvolvidos, hoje é realidade no mundo tudo assim como no Brasil. Nos países desenvolvidos os idosos são considerados indivíduos com idade superior a 65anos, e nos países em desenvolvimentos indivíduos com idade igual ou superior à 60 anos. Algumas consequências do envelhecimento são idosos com algum tipo de dependência, reaparecimento de algumas doenças como a febre amarela, aumento da prevalência de doenças cardiovasculares, e tem uma maior predisposição à infecções, condição que aumenta a morbidade e mortalidade.

        Dentre as mais frequentes infecções do ser humano encontra a do trato urinário, a infecção do trato urinário (ITU) pode comprometer somente o trato urinário baixo (cistite) ou afetar o trato urinário inferior e superior simultaneamente (pielonefrite) e pode ser sintomática ou assintomática. As cistites são infecções não complicadas quando comparadas as pielonefrites, as quais estão frequentemente associadas à presença de cálculos renais. Ambos os tipos de infecções podem ser agudas ou crônicas, e sua origem comunitária ou hospitalar.

        O sexo feminino está mais suscetível a esse tipo de infecção devido às condições anatômicas, episódios prévios de cistite, o ato sexual, uso de geléias espermicidas, gestação, obesidade e higiene deficiente. No sexo masculino favorecem a infecção o cateterismo vesical, a hiperplasia prostática, prepúcio intacto, os homossexuais tem as taxas de ITU mais elevadas devido a pratica mais frequente de sexo anal sem proteção.

        Agentes etiológicos mais frequentes envolvidos com ITU são a Escherichia Coli, Staphylococcus Saprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella eo Enterococcus Faecalis. A E. Coli é a principal responsável causadora de ITU, caracterizando um percentual de  70 a 80% de infecções adquiridas na comunidade e 50 a 60% em pacientes idosos admitidos em instituições.

        Na cistite sintomática, há presença de disúria, urgência miccional, polaciúria, nictúria, dor suprapúbica, urina turva e/ou avermelhada. A pielonefrite habitualmente de inicia como um quadro de cistite é frequentemente acompanhada de febre superior a 38 ºC, calafrios e dor lombar uni ou bilateral que pode irradiar para o abdômen ou para os flancos, e raramente para a virilha. Exames de urina I, urocultura, hemocultura, ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética são importantes para compor o diagnóstico.

        A constipação intestinal é a queixa mais comum na população geral, é mais frequente no sexo feminino e acomete todas as idades, sendo mais comum em indivíduos com idade superior a 65 anos. Pode ser originada de vários distúrbios intestinais ou extraintestinais, a American Gastroenterological Association define constipação como frequência de eliminação de fezes menos que 3 vezes por semana, sensação de esvaziamento retal incompleto, fezes endurecidas, esforço para eliminar fezes e necessidade de toque para esvaziamento retal. Pacientes graves estão mais sujeitos por uma série de fatores como limitação ao leito, uso de sedativos e opóides, bloqueadores neuromusculares, drogas vasopressoras, mediadores inflamatórios, desidratação e distúrbio eletrolítico. A constipação intestinal pode acarretar em distensão abdominal, agitação, vômitos, obstrução intestinal, perfuração intestinal, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (266.5 Kb)   docx (101.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com