TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genêro e Empregabilidade

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.905 Palavras (16 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DANILO MOURA LIMA

EMERSON SILVA DE SOUZA

GEISA DOS SANTOS SELVO SANTANA

LUCAS ARAUJO DE SANTANA

SILVANEI MOREIRA DE SANTANA

TANILA REGINA DE ALENCAR

THAIZE RODRIGUES MEDEIROS

GÊNERO E EMPREGABILIDADE:

A discriminação da mulher brasileira entre os séculos XIX e XXI.

Feira de Santana - BA

2014

DANILO MOURA LIMA

EMERSON SILVA DE SOUZA

GEISA DOS SANTOS SELVO SANTANA

LUCAS ARAUJO DE SANTANA

SILVANEI MOREIRA DE SANTANA

TANILA REGINA DE ALENCAR

THAIZE RODRIGUES MEDEIROS

GÊNERO E EMPREGABILIDADE:

A discriminação da mulher brasileira entre os séculos XIX e XXI.

Trabalho apresentado à turma N02 do curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Anísio Teixeira na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico como requisito de avaliação da II Unidade, sob a orientação do Prof. Mestre Ricardo Aragão.

Feira de Santana - BA

2014

RESUMO

O sexo feminino sempre foi conhecido como o sexo mais frágil sendo alvo de vários preconceitos, discriminações e injustiças, isso acontece mesmo no mercado de trabalho onde houveram várias lutas emancipatórias, empreendidas pelo movimento feminista desde o século XIX até a atualidade. A pesquisa relata a discriminação da mulher brasileira no mercado de trabalho, desde as suas primeiras lutas em buscas da equidade com o gênero masculino. Retrata os principais marcos dos movimentos feministas e a força de união que a sociedade feminina construiu ao longo dos séculos que se passaram até o século atual. Mostra, de maneira qualitativa e quantitativa, dados que comprovam as diferenças de salários e a diferença de empregabilidade da mulher em setores de construção, entre outros. Expõe leis e constituições que favorecem a mulher, onde envolve proteção as grávidas, diminuição de carga horária de trabalho, igualdade de gênero e equidade entre os salários.  Faz também uma análise temporal sobre as mudanças que ocorreram até que a mulher conseguisse o seu espaço no mercado de trabalho, ainda que o preconceito não deixasse de existir. Tem seu enfoque no Brasil, entre os séculos XIX a XXI, expondo ser o país com inserção mais tardia do gênero feminino.

PALAVRAS-CHAVE: Mulher; Empregabilidade; Diferença; Mercado de Trabalho; Discriminação e Equidade.

RELAÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS

  • GRÁFICO I: Países com diferenças salariais de gêneros        10
  • TABELA I: Distribuição das famílias segundo características dos chefes        12
  • GRÁFICO II: Distribuição da população ocupada por agrupamento de atividade, segundo sexo (%)        12

SUMÁRIO

RESUMO        I

RELAÇÃO DE TABELAS E GRAFICOS        II

1. INTRODUÇÃO        5

1.1 Caracterização dos Estudos        5

1.1.1 O problema do estudo        5

1.1.2 Objetivos        5

1.1.3 Justificativa da pesquisa        5

1.2 Procedimentos Metodológicos        6

2. DESENVOLVIMENTO        6

3. CONCLUSÃO        13

REFERENCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

O sexo feminino sempre foi conhecido como o sexo frágil sendo alvo de vários preconceitos e discriminações, isso acontece mesmo no mercado de trabalho onde houveram várias lutas emancipatórias, empreendidas pelo movimento feminista desde o século XIX.

No passado a mulher era criada para ser dona de casa, cuidar do lar e dos filhos esperando o marido, que era o provedor da casa, elas jamais ocupavam cargos que pertenciam aos homens dentro das empresas. Atualmente é comum ver mulheres no mercado de trabalho ocupando as mais diversas áreas e profissões, essa mudança decorre de várias conquistas do movimento feminista que ocorreram através dos anos.

No Brasil acontecimentos revolucionários feministas tardaram a acontecer. Em países como os Estados Unidos esses episódios se desenvolveram mais rapidamente devido as duas grandes guerras terem afetado diretamente sua economia de forma direta antecipando a entrada da mulher no mercado de trabalho. Todavia esses fatos no Brasil serviram de combustível para que a sociedade feminina se unisse e fosse a busca da equidade de seus direitos assim como nos demais países.

1.1 Caracterização do estudo

1.1.1 O problema de estudo

O problema enfatizado nessa pesquisa são as dificuldades enfrentadas pelo gênero feminino para alcançar seu espaço no mercado de trabalho enfocando o Brasil do século XIX ao XXI.

1.1.2 Objetivos

O objetivo dessa pesquisa é colocar em foco os preconceitos, problemas e dificuldades sofridos pelas mulheres no mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito à empregabilidade e diferenças quando comparadas com os do homem.

1.1.3 Justificativas da pesquisa

Essa pesquisa foi solicitada pelo Prof. Mestre Ricardo Aragão e se espera que os dados obtidos possam servir como base para a formação dos futuros administradores. A discussão desse tema é de suma importância para conscientizar os futuros profissionais da área.

1.2 Procedimentos Metodológicos

Esse trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas eletrônicas desenvolvidas por alunos e mestres que tinham como objetivo retratar a discriminação sofrida pela mulher no mercado de trabalho. Utilizou-se como fonte artigos, teses, dissertações de mestrado, e outros dados disponíveis na internet.

As informações foram coletadas e transformadas em um único texto que enfatiza as mulheres no mercado de trabalho no Brasil nos séculos XIX, XX e XXI.

  1. DESENVOLVIMENTO

GÊNERO E EMPREGABILIDADE: A discriminação da mulher no mercado de trabalho brasileiro entre os séculos XIX e XXI.

No contexto histórico, quando se cita a mulher brasileira no século XXI, não se encontram muitos problemas, dificuldades ou até mesmo preconceitos às mesmas dentro do mercado de trabalho. Atualmente, o gênero feminino chega a se igualar ao masculino em vários quesitos, principalmente quando se trata de habilidades e resolução de atividades que exijam várias ações em um mesmo período de tempo. Segundo Probst (2003, p. 2) é mais do que comum, recentemente, se encontrar mulheres pedreiras, mecânicas, policiais, empresarias, e até presidente, profissões que antes eram vistas apenas sendo realizadas e manuseadas por homens.  Mas isso não aconteceu de um dia para o outro, para que essa situação chegasse ao estágio em que se encontra, muitas mudanças ocorreram, por conta da determinação e lutas que as mulheres vêm enfrentando desde o século XIX. As constantes privações contra as mulheres ocorriam por conta do machismo exacerbado dos seus pais e maridos que seguiam uma ideologia machista, preconceituosa e militante da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (291.7 Kb)   docx (123.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com