TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerações - Liderança

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO:

    Antigamente gerações eram as passadas de avôs, pais e filhos, dentro do seio familiar. Com o tempo essa expressão passou a representar também as mudanças das relações humanas no trabalho, nas relações como um todo, representando assim cada fase e suas transformações.

Geração Baby Boomers: Ao fim segunda guerra mundial, com a volta dos soldados, suas esposas tiveram bebês, causando boom de bebês. O termo chegou ao Brasil os baby boomers.

Essa geração normalmente vai em busca de consolidar uma carreira, são fies à organização, e preocupados com a estabilidade em uma organização. Visa segurança e equilíbrio.

Geração X: No final dos anos 60 nosso país estava recriminado pela ditadura, nos anos 80 a geração X é distinguida por vários acontecimentos como, por exemplo, impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, a queda do muro de Berlim, se choca com o surgimento da AIDS. Passa a ter conhecimento da internet.

São profissionais que trabalham em busca de ganhar dinheiro, para assegurar se com poupanças em períodos de crise, são apegados a cargos.
São resistentes a tecnologia e não tem ânsia em buscar inovação. Visa status e carreira.

Geração Y: A geração que cresce no país que necessita de mudança e uma economia melhor, nos anos 90 iniciam-se o plano real no Brasil. E a internet abre os caminhos do mundo para a geração Y.

Conhecida como geração da internet e informação, sente obrigação de um crescimento rápido, que motiva a duração desses talentos da geração Y nas organizações, é a necessidade desafios, clareza, objetividade e a realização pessoal. Visa reconhecimento, crescimento rápido.

Geração Z: Parecidos com geração anterior, são jovens ansiosos. Diferença, entre elas, é que a Z tem características parecidas só de que estilo mais acerado, uma vez que desenvolveu junto com as melhorias tecnológicas ainda mais atualizadas.

A geração Z é conhecida como uma geração que surgiu conectada ao mundo da tecnologia. Visa modernidade e trabalharem no que gostam.

Sumário

1- Introdução        2

   2- Geração baby boomers        4

   3- Geração X        5

   4- Geração Y        7

   5- Geração Z        9

   6- Conclusão

   7- Referências Bibliográficas


  1. Geração baby boomers:

Essa Geração é conhecida como “Explosão de Bebês”, fenômeno social que ocorreu nos Estados Unidos, a qual se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, uma vez que, nesse período houve um aumento populacional gigantesco, ocasião que os soldados que voltavam da Guerra, para suas residências e conceberam filhos numa mesma época. São pessoas nascidas entre o final da década de 40 a 1964.

Eles trouxeram para esses trabalhadores valores tais como: a preocupação com a qualidade de vida, não aceitar as coisas como elas estão, busca da autonomia e a fiel a si mesmo e também com a empresa. Por exerceram a maioria das vezes cargos de chefia, e em muitas vezes em nível estratégico, chocam-se contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, o que desencadeia um choque de comportamento e valores considerável. Essas pessoas são as que geralmente lideram grandes organizações.

As maiores ações de destaque da Geração Baby Boomers são de pessoas mais estáveis financeiramente, não se deixam levar pela marca na hora de comprar algum produto, preza a experiência, preferem itens e produtos de boa qualidade, dão preferência a qualidade e não a quantidade, possui uma personalidade ímpar, não acredita que o preço é um obstáculo para seu desejo e é maduro e firme em suas decisões. Essas pessoas dessa geração valorizam a tempo de trabalho em determinada empresa e sua experiência. Diante disso, o que facilita o conflito entre os Baby Boomers e as demais gerações é a dificuldade de responder no trabalho a gerações X, Y e Z.

Atualmente essa Geração está passando por uma significativa mudança, pensando em sua aposentadoria, uma vez que estão vivendo mais e não estão querem descansar, ao contrário pretendem continuar trabalhando. Diante disso, as empresas querem aproveitar seus conhecimentos e disposição, passando toda essa bagagem para as outras gerações.

  1. Geração X:

Conhecida como Gen X são os filhos da geração da Baby Boomers e foi criada pelo fotografo da Magnum, Roberto Capa, em 1950, que seria utilizado no futuro para descrever um ensaio fotográfico de pessoas que nasceriam após a segunda guerra mundial.

Essa Geração está compreendida ente os anos de 1965 e 1977 e viveram num momento após a Segunda Guerra Mundial, com o aparecimento da AIDS, a queda do murro de Berlim. Passa a ter um maior contato com a tecnologia, o idioma inglês tornou-se o diferencial no mercado de trabalho e viveram sobre forte inflação.

As principais Características dessa geração são:

- A estrutura familiar é de mães que trabalhavam fora e de pais separados;

- Quebra de padrões sociais morais arcaicos como, por exemplo, o casamento que deixou de ser uma reação perpétua;

- Influenciada pela televisão, onde a rotina familiar foi alterada em função dos programas de televisão, sendo a geração mais atraída pelos apelos consumistas;

- Grande contato com as inovações tecnológicas, surgimento do vídeo cassete, do computador pessoal e da internet;

- Conservadores e comprometidos com os objetivos da empresa;

- Comprometidos com as relações familiares;

- Dão importância à estabilidade no emprego e, muitas vezes, para garanti-lo, acabam deixando de lado a qualidade de vida e a convivência no grupo familiar;

- Tem como principal competência a Liderança;

- Apreciam trabalhar em equipe;

- Esperam sempre por um feedback;

- Indiferentes às questões políticas;

- Exigentes com seus direitos;

- Busca incessante pela liberdade;

- Gostam de trabalhar em equipe.

Diante das características acima citadas, essa geração gosta de variedades e odeia a rotina. As metas de carreira estão voltadas para novas oportunidades e desafios, As prioridades geram em torno da adição de novas habilidades, chances de crescimento e de aprender coisas novas, sendo esta a forma que os diferem dos demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com