TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Projetos

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

        [pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

AO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

IZABELA CARVALHO DOS SANTOS OLIVEIRA  

  PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL  

 

[pic 3]

Sete Lagoas - MG

2014

IZABELA CARVALHO DOS SANTOS OLIVEIRA  

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL  

                             

Trabalho apresentado ao Curso Administração 7º Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: xxx.

Profª. Ana Céli Pavão

Profª. Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Profº. Sérgio de Góes Barboza

Sete Lagoas - MG

2014

SUMÁRIO

1. Introdução.......................................................................................................pág 04

2. Desenvolvimento............................................................................................pág 05

3. Conclusão.......................................................................................................pág 08  

4. Referências bibliográficas...............................................................................pág 09

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar do Curso de Bacharelado em Administração tem como objetivo relacionar as disciplinas

2 DESENVOLVIMENTO

        Projeto trata-se de um esforço temporário utilizado para dar origem a um projeto, resultado ou serviço.

        Gerenciamento de Projetos trata-se da aplicação de habilidades e até mesmo técnicas e conhecimentos às atividades do projeto, no intuito de cumprir de forma eficaz e eficiente com seus requisitos.  É uma competência estratégica para as organizações e permite que com elas seja realizada a união dos resultados dos projetos aos objetivos do negócio.

        O Gerenciamento do Projetos é composto por cinco fases, são elas:

Início ou fase de iniciação: trata-se da fase inicial do projeto, nasce de acordo com determinada necessidade, onde a mesma será identificada e transformada em um problema estruturado. É a fase que irá iniciar oficialmente o projeto através do Termo de Abertura. Nesta fase todos envolvidos reconhecem que um projeto está iniciando e a partir de então devem se comprometer a executá-lo.

  • Fase de Planejamento: nesta fase é realizado os estudos e análises, e o detalhamento do plano. É a fase responsável por identificar e selecionar as estratégias ideias, identificar os recursos necessários, analise de custos. Tudo deverá estar devidamente detalhado para o cumprimento do objetivo traçado. Os planos de comunicação, qualidade, risco, recursos humos são desenvolvidos nesta fase.
  • Fase de execução: é constituída por processos usados para finalizar o trabalho definido no Plano de Gerenciamento do Projeto com a finalidade de cumprir os requisitos do projeto. Está é uma fase onde tudo que foi planejamento anterior seja materializado. Quaisquer erros cometidos em fases anteriores, ficaram evidentes durantes esta fase. Grande parte dos esforços e orçamento são consumidos nesta fase. Pessoas e recursos são coordenados para executar o plano.
  • Fase de Monitoramento e Controle: esta fase ocorre simultaneamente ao Planejamento e à Execução do Projeto. Tem por objetivo acompanhar e controlar o que está sendo realizado pelo projeto propondo ações preventivas e corretivas após detectar qualquer anormalidade.
  • Fase de Finalização, Encerramento: tem por objetivo verificar se os processos definidos estão finalizados, para em seguida encerrar o Projeto. Estabelece de forma formal que o Projeto foi concluído. Nesta fase ocorre auditorias internas e externas e todas as falhas apresentadas são discutidas e analisadas para que erros similares não venham ocorrer em projetos futuros.

Para se obter um bom desempenho no Gerenciamento do Projeto, o gerente de Projeto deve dominar um conjunto de conhecimentos técnicos envolvendo nove áreas de conhecimento do projeto, são elas:

  • Gerenciamento da Integração: descreve os processos que inteiram elementos do Gerenciamento de Projetos, que são definidos, unificados, identificados e coordenados nos grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos. Os processos dessa era são de desenvolver o Termo de Abertura do Projeto e o Plano de Gerenciamento do Projeto, além de orientar e gerenciar a execução do projeto, monitorar e controlar o trabalho do projeto, realizar um controle integrado de mudanças e encerrar tanto o Projeto quanto uma fase do Projeto.  
  • Gerenciamento do Escopo: relata os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo trabalho necessário para que o mesmo seja finalizado como o esperado. Os processos de Controle e Monitoramento controlam o cumprimento do escopo conforme as definições do Processo de Planejamento. São processos dessa área: Coletar requisitos, definir o escopo, verificar o escopo e controlar o escopo.
  • Gerenciamento de Custos: relata os processos envolvidos em planejamento, orçamento e controle de custos, de forma que o projeto finalize dentro do orçamento apresentado e aprovado. São os processos que determinam o custo de cada atividade considerando o recurso destinado na atividade além dos períodos de trabalho que o recurso estará trabalhando e determinam também que os custos de cada atividade sejam somados com a finalidade de gerar uma linha de base de custos. São processos dessa área: controlar custos, determinar o orçamento e estimar custos.
  • Gerenciamento de Qualidade: relata os processos envolvidos na garantia de satisfação dos objetivos do projeto pelos quais foram realizados. Nesta fase é que padrões e normas de qualidades determinados devem ser seguidos no decorrer do projeto. Através da auditoria de qualidade ficará claro se o trabalho está ocorrendo conforme planejado, evitando a conclusão de um produto ruim, pois o mesmo deverá ser entregue de acordo com padrões e normas pré-definidas. São processos dessa área: realizar o controle da qualidade e a garantia de qualidade, além de planejar a qualidade.
  • Gerenciamento de Recursos Humanos: relata os processos que gerenciam e organizam a equipe envolvida no Projeto. Tem como objetivo determinar tipos e perfil de profissionais e da hierarquia desses profissionais e quem será o responsável quando o Projeto estiver em execução. Determina quem e quais serão os treinamentos que a equipe irá receber, além de determinar a pessoa responsável em resolver os possíveis conflitos que irão surgir no decorrer do Projeto. São processos dessa área: Gerenciar a equipe envolvida no Projeto, desenvolver e mobilizar a equipe selecionada e desenvolver o Plano de Recursos Humanos.
  • Gerenciamento das Comunicações: relata os processos relacionados à coleta, separação, armazenamento e destinação das informações do projeto de forma apropriada. São os processos dessa área que determinam os envolvidos no Projeto e explicam como as comunicações irão ocorrer quando iniciar o Projeto, quem será o responsável, qual será o meio de comunicação, qual público irá receber as informações e como elas serão distribuídas. Nesta fase é possível medir o grau de satisfação ou insatisfação e após a coleta relatórios serão formulados permitindo o acompanhamento e o controle de tudo que está ocorrendo com o tempo, custo, escopo e demais áreas. Os processos desta área são: distribuição de informações, identificação das partes interessadas, planejamento das comunicações, gerenciamento das expectativas das partes interessadas.
  • Gerenciamento de Risco: relata os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um Projeto. Existem cinco processos de planejamento e um de controle. Os processos dessa área tem por objetivo determinar como os riscos serão identificados e planejados e em seguida como serão analisados. Os riscos serão listados com o auxílio de algumas técnicas, em seguida os mesmo serão separados de acordo com o grau de criticidade. Essa listagem de risco irá auxiliar na definição de estratégias e ações para lhe dar com os riscos sejam eles positivos ou negativos. São processos dessa área: Planejar o Gerenciamento dos Riscos; identificar, monitorar e controlar os riscos, realizar análise qualitativa e quantitativa dos riscos.
  • Gerenciamento de Aquisições: relata processo que adquirem ou até mesmo compram serviços, produtos e/ou resultados além dos processos de gerenciamento de contratos. Estes processos tem por objetivo determinar o que será adquirido, como será adquirido, quem irá adquirir, como será realizado a captação de fornecedores, se o serviços e produtos estão de acordo com que lhes foi solicitado, o gerenciamento de contratos e pagamentos aos fornecedores, o recebimento das mercadorias. São processos desta área: Planejar, realizar, administrar e encerrar as aquisições
  • Gerenciamento de Tempo do Projeto: relata os processos relacionado a prazos. Os processos definem o cronograma e a ordem das atividades, o tempo necessário para conclusão das mesmas além de verificar o tempo gasto em cada atividade. São processos dessa área: definir e sequenciar as tarefas, estimar recursos e durações das atividades, desenvolver e controlar cronograma.

Segundo Desafio: Administração da Produção e Logística

        Estudar os fatores que influenciam a decisão da localização de uma empresa permite inferir os custos e as receitas que um determinado empreendimento poderá sujeitar, o que por sua vez determina a aptidão de sobrevivência e o nível de competitividade desta empresa.

        Segundo Woiler & Mathias (1996, p125) “o problema de encontrar a localização ótima corresponde, em termos de empresa, a achar a localização que dê a maior diferença entre receitas e custos.” Resumidamente é valido dizer que as organizações tentam estabelecer-se em locais onde consigam superestimar as receitas e reduzir as despesas, assim ampliando os resultados finais. A localização influencia diretamente na competitividade da empresa e poderá ser dinâmica. Ela deverá ser revisada e se necessário alterada, de acordo com as necessidades e expansão ou subcontratação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com