TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Projetos

Por:   •  9/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos-0818-8_3

Módulo:

Aluno: Lilian Alves Mautone

Turma: ONL018AL-ZOGERJ35T1.

Tarefa: Avaliação das características da gestão de projetos a partir do caso das empresas CCC e DT Produções

Características do projeto 

A humanidade vem gerenciando projetos há milênios, desde muito antes de pensarmos no gerenciamento de projetos como uma ferramenta para se alcançar objetivos/resultados. Contudo, só recentemente passou-se a adotar uma abordagem científica que caracteriza projetos como um conjunto de ações, realizadas em etapas e com requisitos específicos. As caraterísticas fundamentais de um projeto são que ele precisa atender a três conceitos: temporalidade, singularidade e progressividade. Ou seja: apresentam data de início e fim, resultam em deliverables únicos e acontecem em etapas, de forma gradativa. Os grupos de processos de um projeto são iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento, sendo o planejamento a etapa mais extensa, dada a sua importância para o sucesso dos projetos.

Com base nas premissas acima, analisei o que torna o evento da CCC um projeto, descreverei as fases do projeto e os possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase. Além disso, definirei o tipo de estrutura (matricial, funcional ou projetizada) das empresas CCC e DT Produções, justificando a classificação atribuída a elas. 

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

O projeto em questão tem como objetivo promover um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80, no final do ano. Só por essa definição, percebemos que se trata de um projeto: tem temporalidade (final do ano), singularidade (aspectos singulares, únicos de associar a marca ao evento ganhando evidência no mercado) e progressividade (várias etapas já se mostram na descrição, como escolha de local, de parceiros, etc, e muitas outras podem ser inferidas). Podemos observar que o projeto faz parte de um portfólio da CCC, que, por sua vez, faz parte do Programa de âmbito nacional para patrocinar eventos culturais que fortaleçam a marca. Com relação ao evento musical em si, é visível que há um processo para o gerenciamento do projeto, composto de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento, que detalho abaixo.

Iniciação

Depois da ideia inicial do projeto, ele precisou ser analisado quanto a viabilidade, ser aprovado, e designado a um gerente de projetos. Um documento gerado nessa fase foi o termo de abertura que inclui uma descrição do projeto, os requisitos do cliente/patrocinador e outras partes interessadas, objetivos, cronograma e orçamento de forma simplificada, entre outras especificações. Esse documento autoriza formalmente o início do projeto e identifica as partes envolvidas. No caso deste evento, as partes envolvidas são organizadores, produção, equipes de logística e de suporte em geral, assessoria de imprensa, e responsável financeiro.

Planejamento

Nessa fase o gerente do projeto montou o plano de projeto, definiu e validou o escopo, coletou os requisitos, definiu e sequenciou as atividades, criando um cronograma, estimou os custos e determinou o orçamento, estabeleceu os requisitos de qualidade, criou um plano de gerenciamento do pessoal todo necessário para cada etapa do evento, identificou os riscos e o que seria necessário fazer para mitigá-los, planejou as aquisições e o gerenciamento das partes interessadas.

Alguns exemplos de atividade: escolha do local do evento, escolha da banda, parceria com empresas de limpeza e de alimentação para que prestem serviço durante o evento, definir como será feita a divulgação.

Execução

Durante a execução, o GP mobiliza, orienta e gerencia a equipe do projeto, implementa processos de verificação e garantia de qualidade, obtém cotações e propostas para definir as aquisições, gerencia as comunicações e engaja as partes interessadas. Além disso, é possível que sejam necessários ajustes na linha de base inicial do projeto.

Alguns exemplos de atividade: reuniões de equipe, contratação de fornecedores, divulgação do evento, criação de relatórios de acompanhamento para manter a comunicação entre todos.

Monitoramento e controle

No monitoramento e controle, os principais objetivos são detectar desvios em relação à linha de base e corrigi-los por meio de ações corretivas. Esses desvios são detectados com base na comparação entre as entregas produzidas (valor efetivamente gasto e prazos cumpridos) e o que foi planejado. Para isso, é necessário controle de custos, cronograma, qualidade, comunicações, riscos, aquisições, participação das partes envolvidas. Nessa fase, também se controlam de perto as mudanças no escopo.

Alguns exemplos de atividade: controle do orçamento, análise de relatórios de status, monitoração constante do cronograma, análise de público em relação à expectativa, pesquisas de satisfação, monitoramento de conflitos.

Encerramento

Depois que o show acontence, muitos podem pensar que o projeto está entregue e, portanto, encerrado. Mas depois desse momento de culiminância de todo o esforço empreendido no decorrer das fases anteriores, há ainda algumas etapas necessárias e que não podem ser negligenciadas. É preciso encerrar formalmente contratos com fornecedores, verificar se o projeto alcançou seus objetivos, organizar e armazenar as informações relevantes e desmobilizar a equipe e os equipamentos.

Alguns exemplos de atividade: conciliar contratos e pagamentos de fornecedores, análise da pesquisa de satisfação feita com os participantes, reunião de post-mortem com a equipe, levantamento do que deu certo e o que pode ser melhorado em eventos futuros.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

As empresas em questão têm estruturas organizacionais diferentes. A CCC é uma empresa com estrutura organizacional matricial e a DT produções apresenta uma estrutura projetizada. Chega-se a essa conclusão pois, apesar de a CCC ser uma empresa familiar que atua no ramo de vendas, e isso nos remeter, a princípio, a uma empresa com estrutura funcional, sabemos que eles têm um programa de âmbito nacional para patrocinar eventos culturais e subentende-se que, com isso, existem movimentos de projetos na CCC. Pela descrição somente, não é possível detectar se são uma matricial fraca, forte ou moderada, pois seriam necessários mais detalhes para definir a autonomia dos gerentes desses projetos. Também não há informações sobre a relação dos gerentes de projtos com outros departamentos da empresa. Pode-se contanto, notar a preocupação da CCC com essa área a partir da aquisição da DT Produções com a intenção de usá-la como incubadora e executora de eventos.

Já em relação DT Produções, a própria natureza do serviço que ela presta demonstra a sua estrutura organizacional projetizada, visto que sua atividade principal é a realização de projetos.

Referências bibliográficas

VALLE, André. Fundamentos do gerenciamento de projetos. FGV Editora, 3ª ed. Rio de Janeiro RJ 2014
BRUZZI, D. G., Gerência de Projetos. Editora Senac, 2008.
KERZNER, Harold. O Que os Executivos Precisam Saber Sobre Gerenciamento de Projetos. Ed. Bookman, 2011.
MONTES, Eduardo. Introdução ao gerenciamento de projetos, 2018. Disponível em:
https://escritoriodeprojetos.com.br/estrutura-organizacional/ Acesso: setembro 2018.
CORRÊA, Kenneth. Gestão de projetos. Administração e Gestão, 2016. Disponível em:
https://www.administracaoegestao.com.br/gestao-de-projetos/ Acesso: setembro 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (269.6 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com