TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Projetos

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

1 - De que forma o conhecimento influencia a tomada de decisões no ambiente organizacional?

Quando se percebe que algo está errado, procuramos tomar decisões, porém na maioria das vezes essas decisões são por impulso. Com isso, se no ambiente de trabalho percebemos o problema, analisamos, encontramos o caminho a tomada de decisão será mais viável. Por isso, se todos têm o conhecimento fica mais fácil solucionar o problema.

2 - O que a espiral de criação do conhecimento tem a ver com o processo decisório?

Com o compartilhamento de conhecimento há uma maior participação de cada indivíduo na organização, com isso, todo o conhecimento ali será usado para tomar decisões.

“Assim, a espiral do conhecimento mostra como se dá a criação do conhecimento mediante a interação dinâmica entre conhecimento tácito e conhecimento explícito nos quatro quadrantes. As principais características da espiral do conhecimento: é uma atividade contínua; o conhecimento flui na organização; o conhecimento é compartilhado; o conhecimento é convertido; e há a participação de indivíduos, de equipes de trabalho e da organização como um todo.”

3 - O que a visão sistêmica tem a ver com decisões mais sábias? De que forma a cultura organizacional e o estilo gerencial podem influenciar também o processo decisório?

Quando o profissional tem com ele uma visão sistemática ele se posiciona de forma e compreende como tomar todas a decisões, isso faz com que ele tome a decisão mais sábia.

4 - Que influência a tecnologia tem exercido sobre as decisões nas empresas?

Em plena era da modernidade onde as empresas consideram o funcionário como recurso primordial para evolução e produção de lucro nas organizações, regras e princípios antes considerados fundamentais para sociabilidade organizacional começam a apresentar novos caminhos e visões onde o funcionário passa a ser uma parte considerável da empresa em que a confiança e responsabilidade entregue ao mesmo, acabe ocupando grande parte do seu tempo e provocando a integração do trabalho em sua vida social e familiar. O surgimento do funcionário autônomo atinge o ponto mais elevado da sobrecarga de trabalho, ultrapassando os limites de exaustão e apresentando automaticamente cargas de trabalho flexíveis, ausências de estruturas e metas apresentadas de forma que o seu alcance acarrete no esforço absurdo e muitas das vezes inúteis para se conseguir o objetivo proposto.

5 - O que se pode fazer para que o conhecimento seja efetivamente gerenciado de modo a otimizar as decisões nas organizações?

Todo conhecimento deve ser passado para o próximo, até mesmo para o seu concorrente. Com isso, todo conhecimento terá uma melhoria e corrigindo erros não vistos ainda. Para isso, temos que tirar a visão do “EU” e mudar para visão “NÓS”. Assim, otimizaremos todo o conhecimento e as tomadas decisões serão mais sábias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com