TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de projetos

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO DE GESTÃO DE PROJETOS

SÃO JOÃO DE MERITI

2016

Profª. ANGELA PAULA ZÃO BASTOS

– GESTÃO DE PROJETOS

INTRODUÇÃO

Hoje em dia, muitas empresas demandam de projetos, para seus planos de negócio; assim consequentemente aumentando a demanda de gestores e da qualidade dos mesmos.

Neste trabalho iremos abordar superficialmente, os principais itens e conceitos referentes à disciplina de Gestão de Projetos. Falaremos do que compõe as bases de estudo da matéria como uma preparação pra que ao decorrer do curso, nós, possamos nos aprofundar em cada um dos trópicos.


OBJETIVO DO GUIA PMBOK

Esse guia é um conjunto de boas práticas, que tem o objetivo de servir com referência para os profissionais da área. Ele padroniza todos os processos, práticas, etapas, diretrizes agrupados por área de conhecimento e/ou grupos de processos.

Além disso, ele é o guia que serve como base de estudos para as provas de certificações concedidas pelo PMI.

IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS

Essa é uma parte extremamente sensível do projeto, pois é nessa parte que o gerente identifica todos que participarão, interferirão e/ou podem a vir a ser impactados pelo projeto. É com base nessa definição que o gerente saberá onde precisa ter mais atenção para o bom andamento do projeto.

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Com base no princípio de projeto, que é definido como um esforço temporário em conjunto pra alcançar um resultado único, define-se que gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos técnicos, boas práticas, uso de ferramentas e definição de processos no mesmo para seu ciclo de vida, ou seja, desde sua concepção até o resultado, a fim de mantermos o controle do mesmo no seu percurso e a minimização dos riscos que possam a vir a onerá-los e/ou até mesmo interrompe-los.

O PAPEL DO GERENTE DE PROJETOS

O gerente de projetos é o profissional que deve ter o domínio sobre todos os aspectos técnicos da área de gerenciamento de projetos, o que é diferente de ter o conhecimento técnico da área do projeto, pois é ele que vai definir toda a trajetória a ser seguida para o objetivo solicitado.

Além disso, é muito importante o gerente ter uma sensibilidade para entender exatamente o que o seu contratante deseja, pois é baseado nessa informação prévia que tudo será traçado; havendo um mal entendido, mesmo que mínimo, nesse começo é quase certeza de muitos problemas durante o caminho e o risco da não conclusão do projeto.

Outra habilidade extremamente importante para um gerente é a habilidade de se lidar com pessoas, pois tanto no que se diz de recursos, como no que se diz de partes envolvidas, o gerente em 90% do seu trabalho é feito de contatos, cobranças e políticas para conseguir manter o projeto dentro do seu percurso.

OS CINCO PROCESSOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

1. INICIAÇÃO

É a etapa inicial do projeto, onde é informado o objetivo do projeto e é definido o gerente, que identifica os pontos importantes e identificada as partes interessadas ou Steakholders. Após isso é feita a abertura do projeto ou termo de abertura, o que oficializa o inicio do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com