TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de projetos

Por:   •  3/9/2017  •  Ensaio  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Sabemos que o papel do gerente de projetos não é uma tarefa fácil e que ele dispõe de inúmeras ferramentas para auxiliá-lo nessa empreitada. Ciente dessa situação, quais exemplos de ferramentas poderíamos citar, além das intituladas no texto-base, e como estas podem contribuir para o gerenciamento de projetos?

Projetos são esforços temporários para criar um novo produto ou serviço, saber gerenciar um projeto é essencial para que o mesmo seja executado e concluído com êxito. Os processos centrais envolvem a definição do escopo, as atividades e recursos necessários, um cronograma que contenha o orçamento e todo desenvolvimento do plano. Os processos facilitadores envolvem qualidade, comunicação, plano de riscos e planos organizacionais.

Para que o projeto seja bem sucedido, é preciso selecionar processos adequados, dentro de um grupo de gerenciamento de projetos, para isso o gerente de projeto deverá usar conhecimento, habilidades, técnicas e ferramentas para atender o objetivo. O projeto começa com as necessidades dos clientes. O escopo do projeto serve para indicar o que será realizado, projetos não devem ficar mudando de escopo com frequência, isso pode atrasar e afetar o resultado desejado do projeto.

O gerenciamento de tempo e de custo visam que o projeto termine dentro do prazo e dentro do orçamento estabelecido, nesses, deve se identificar todas as atividades, para ver se haverá tempo e recursos necessários para realizar. É importante a participação do profissional que irá executar o projeto, pois ele, devido às suas experiências anteriores saberá quanto tempo será necessário e o que será gasto na execução

Para que o projeto seja executado seguindo todos os padrões de qualidade, é necessário elaborar um plano que tenha todas as normas e procedimentos com o objetivo de ter total controle dos métodos de execução. O processo que envolve os recursos humanos está ligado a necessidade de dar uma tarefa específica para cada membro, mesmo que cada um tenha sua própria tarefa, todos devem estar ligados no planejamento geral, além disso, recursos humanos envolve capacitação e desenvolvimento de equipes. O sucesso do projeto está ligado também a boa comunicação entre as partes. Saber coletar e fornecer informações, assim como elaborar relatórios de desempenho são fundamentais para satisfazer o cliente.

O gerenciamento de aquisições está ligado a escolha de bons fornecedores e produtos que atendam às necessidades do projeto, envolve também o controle de compras e contratos, para deixar sempre bem claro as responsabilidades de cada uma das partes. Por último o gerenciamento de riscos, onde é avaliado e controlado todos os fatores que podem apresentar riscos dentro do projeto. Também são envolvidos adjetivos que possam aumentar as probabilidades de eventos positivos, e caso algo de errado aconteça, esse planejamento permite que os responsáveis elaborem técnicas para consertar os erros.

Todas essas informações foram retiradas do guia PMBOK, um guia de melhores práticas para gerenciamento de projetos que oferece boas sugestões aos gerentes de projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com