TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de risco

Por:   •  29/6/2015  •  Artigo  •  4.159 Palavras (17 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 17

2 PROJETOS

No mundo globalizado, competitividade e eficiência são essenciais, o que exige um maior planejamento pessoal e/ou organizacional, visto que o número de variáveis envolvidas nos processos é cada vez maior. Saber reconhecer/identificar e valorar essas variáveis pode determinar o sucesso ou não de uma organização ou projeto, definindo sua viabilidade e os “riscos” envolvidos. Muito se tem investido em ferramentas que contribuem na identificação, controle e monitoramento desses riscos. O PMBOK é uma das ferramentas mais conhecida, utilizada em âmbito mundial e de reconhecida eficiência no que se refere a “Gerenciamento de riscos em projetos”. Ao associar o PMBOK a outras ferramentas de gestão é possível maximizar resultados, gerenciar os riscos em contratos de performance e sobreviver em um mercado cada vez mais exigente, competitivo e com margens de lucro menores.

A palavra projeto tem se tornado corriqueira no meio empresarial, percebe-se um crescente estudo e preocupação com o seu tratamento e metodologia.

Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. (VARGAS, 2009, pg.56)

Um ponto comum, em qualquer definição, é o fato de cada projeto ser único, o que fortalece a necessidade de uma gestão exclusiva, que atenda as suas especificidades.

2.1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Gerenciar projetos tornou-se necessário para todo empreendimento que quer se destacar, independente da área de atuação ou dimensão. Para isso, se faz necessário a aplicação de metodologias e práticas que busquem garantir o sucesso esperado.

A principal vantagem do gerenciamento de projetos é que ele não é restrito a projetos gigantescos, de alta complexidade e custo. Ele pode ser aplicado em empreendimentos de qualquer complexidade, orçamento e tamanho, em qualquer linha de negócios. (VARGAS, 2009, pg.96)

No cenário mundial existem organizações voltadas para certificações em gerenciamento de projetos e apesar das semelhanças nas abordagens do gerenciamento de projetos, cada um tem sua particularidade em descrevê-los.

O PMBOK é uma metodologia proposta pelo PMI e é a mais conhecida e reconhecida mundialmente.

2.2 GERENCIAMENTO DE RISCO

Saber como gerenciar os riscos é fundamental dentro dos processos de um projeto.

O Dicionário Aurélio define que o risco é um “Perigo ou possibilidade de perigo. Situação em que há probabilidades mais ou menos previsíveis de perda ou ganho.”; o que é corroborado pelo PMBOK (2013, pg. 327) quando afirma ser o risco um “evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo nos objetivos dos projetos”.

MULCAHY(2009, pg. 375) dá ênfase a respeito dos riscos positivos afirmando que “...podem ocorrer os impactos positivos, os riscos bons, chamados de oportunidades”.

Os riscos considerados como ponto negativo, são chamados de ameaças.

A matriz SWOT é uma das ferramentas utilizadas no gerenciamento de riscos que associada ao PMBOK, possibilita uma análise mais precisa do ambiente do projeto em questão. Ela é utilizada para arranjar ou averiguar o estado e o posicionamento estratégico de um empreendimento (MCCREADIE, 2008). Mostrando através de uma análise de ambientes interno e externo, os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças. 

É fato que os administradores estão mais preocupados com os pontos negativos, pois podem comprometer todo um trabalho, afinal um risco com influências negativas não seja identificado ou tratado, todo o projeto poderá fracassar.

O PMBOK (2013, pg. 310) afirma que “o risco do projeto tem origem na incerteza existente em todos os projetos.” PMBOK (2013, pg.310) afirma ainda que “As organizações entendem o risco como efeito da incerteza nos objetivos organizacionais e do projeto.”.

Uma das principais diferenças entre risco e incerteza está na precisão da probabilidade de acontecimentos do evento.  Para o risco, são tomadas decisões oriundas de possibilidades já conhecidas. No caso das incertezas é impossível atribuir estimativas numéricas, devido a não existência de informações decorrentes de um evento. PERMINOVA, GUSTAFSSON E WIKSTROM (2008).

O tratamento do risco exige a tomada decisão, o que nem sempre é tarefa simples para o gestor, que não deve contar com a sorte, principalmente se o risco ocasionar pontos negativos ao projeto, portanto, existem ferramentas, técnicas, boas práticas em gestão de projetos que ajudam a minimizar ou anular os impactos negativos, além de aumentar as oportunidades.

Realçando o conhecimento dos riscos e a importância com o qual ele deve ser tratado, PETER L BERNSTEIN (1996, pg. 1) enfatiza que: “Administrar o risco tornou-se sinônimo de desafio e oportunidade.”

2.2.2 Gerenciamento de riscos processos e ferramentas.

O sucesso de um projeto depende do nível de conhecimento e competência dos gerentes para lidar com o gerenciamento de risco.

KERZNER (2006, pg.328) afirma que gerenciar riscos “É uma forma organizada de identificar e medir os riscos e de desenvolver, selecionar e gerenciar as opções para seu controle.”, o que VERZUH (2000, pg.109) define como “um meio pelo qual a incerteza é sistematicamente gerenciada para aumentar a probabilidade de cumprir os objetivos do projeto.” Confirmando essa ideia PMBOK (2013, pg.289) afirma que “O gerenciamento de risco inclui processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e monitoramento e controle de riscos de um projeto”.

O PMBOK (2013) estabelece cinco tipos de processos de gerenciamento de riscos. No processo planejar o gerenciamento ocorre onde é definida como as atividades serão dirigidas, quais serão as metodologias, técnicas e ferramentas utilizadas. O PMBOK (2013, p.313) descreve que “O planejamento dos processos de gerenciamento de risco é importante para garantir que o grau, o tipo e a visibilidade do gerenciamento de risco sejam proporcionais tanto aos riscos como a importância do projeto para a organização”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (320.2 Kb)   docx (477.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com