TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de Marketing

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Gestão Mercadológica

Plano de Marketing

Alessandra Cristina Bentaja Guerra             R.A. B625DH-7

Bruno Vianna Boscayno Teixeira                 R.A. B89446-6

Felipe Baptista Alvarez                                  R.A. B72EAI-9

Samantha Lara Almeida                                 R.A. B69JED-2

Orientador:

Profa. Nieves Orosa

SANTOS / SP

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

         O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificar as tendências que deve ser regularmente utilizado e atualizado a fim de alcançar os objetivos da organização. Este objetiva formular um plano para comercializar o serviço inovador do aplicativo Personal Fila.

        O cenário atual marcado por mudanças sociais e econômicas aceleradas forçam as empresas a inovarem cada vez mais em seus produtos e serviços objetivando atender o mercado cada vez mais globalizado e exigente. A inovação pode ter uma diversidade conceitual muito grande, mas é notável que está sempre ligada à mudança, a novas combinações de fatores que rompem o equilíbrio existente.        

A empresa de estudo deste plano é a Personal Fila, empresa prestadora de um serviço inovador: Através de aplicativo para celular, é possível solicitar que alguém fique em quaisquer tipos de fila e que, além de esperar, faça o serviço pelo qual o cliente teria que aguardar. O propósito é otimizar o tempo, tendo sempre à disposição alguém que possa perde-lo pelo cliente. A solicitação do serviço deverá ser feita exclusivamente através de aplicativo mobile (aplicativo para celular smartphone).

Neste plano será apresentada a viabilidade do negócio através da análise do ambiente em que a empresa está inserida, planejamento estratégico e identificação de tendências.

1. Situação Ambiental

  1. Análise do ambiente interno

A Personal Fila contará com uma estrutura organizacional moderna e descentralizada. A empresa não terá loja física, somente ambiente virtual onde estará presente nas mídias sociais, sites para a internet e aplicativo para os dois mais utilizados sistemas operacionais mobile: IOS (Apple) e Android.

Os recursos tecnológicos, humanos e financeiros da empresa terão grande foco no marketing, visto que a solicitação do serviço é feita digitalmente e não existirão os custos fixos tradicionais de uma empresa com loja física (Aluguel, luz, água, telefone, etc.), apenas salários e comissões, além das despesas para manter a plataforma do aplicativo sempre ativa e eficiente. Todo o trabalho administrativo da empresa será concebido no modo home-office, no qual os gestores executarão as tarefas em suas casas através de rede de computador online.

Segundo O. C. Ferrell e Michael D. Hartline (2009), um importante elemento na análise dos recursos é aferir se a disponibilidade ou o nível desses recursos vão mudar em um futuro próximo, sendo que se houverem recursos adicionais, estes podem ser utilizados para criar vantagens competitivas para a empresa e, caso haja um declínio nos recursos, deverá haver uma forma de compensá-los ao estabelecer as metas no próximo período de planejamento. A empresa Personal Fila iniciará com uma equipe de cerca de 15 funcionários, sendo 3 designados às funções administrativas e 12 distribuídos de forma estratégica nos pontos de atendimento. A proposta é de que os recursos do ambiente interno sejam gradualmente ampliados com foco no marketing empresarial.

  1.  Análise do Micro Ambiente

Foi notado que não há concorrência direta para o tipo de serviço prestado pela empresa Personal Fila, pois trata-se de uma proposta de serviço inovador no mercado.  

Acompanhando o modelo 5W notamos:

Quem? - O público-alvo da Personal Fila são homens e mulheres de 18 à 65 anos, da classe A e B, empresários ou gestores de grandes empresas, que residem e trabalham na cidade de Santos, em sua maioria sem tempo para resolver afazeres particulares;

O que? - Os serviços, que serão cobrados por taxa uso, poderão ser adquiridos de forma avulsa ou através de pacotes mensais (que terão preço diferenciado estimulando a fidelidade);

Onde? - Apesar de ser adquirido através de aplicativo mobile, à princípio o serviço será prestado apenas no centro da cidade de Santos, onde se concentram grandes empresas, bancos, comércios e representa um ambiente dinâmico onde as pessoas tem pressa atendendo à proposta do serviço de otimização do tempo;

Quando? - Os serviços serão prestados de segunda à sexta feira (dias úteis) e aos fins de semana e feriados mediante agendamento. É prevista uma solicitação maior dos serviços nos primeiros 10 dias úteis do mês. Terão atenção especial as datas de compras de ingressos para shows, jogos e afins na cidade onde o marketing criará companhas para promoção da empresa;

Por que? - O serviço é inovador e não é conhecida nenhuma outra empresa que preste este ou semelhante. Os clientes comprariam os serviços para suprir uma necessidade momentânea (falta de tempo) ou até mesmo por opção, por não gostarem de pegar fila, pelo conforto de resolver tudo através de alguns cliques no smartphone.

O tipo de serviço prestado tem frequente demanda, há apenas a necessidade de que o conhecimento da existência dele chegue até as pessoas que usufruiriam dele, pessoas que não tem muito tempo livre e não abrem mão de seu conforto e comodidade.

  1.  Ambiente externo

Por se tratar de um serviço inovador, a concorrência atual não é de grande preocupação para a Personal Fila, tornando-se um ponto positivo da empresa. O avanço da tecnologia e as tendências socioculturais em utiliza-las faz com que o serviço tenha uma tendência de crescimento em todas as faixas etárias.

Há outros fatores do ambiente externo que deixam qualquer empresa vulnerável a instabilidades como a economia atual: As pessoas podem preferir enfrentar filas por conta própria a fim de economizar o valor que gastariam com a taxa de uso; O número de pessoas desempregadas tem crescido e estas dificilmente contratariam os serviços, visto que tem tempo sobrando e estão em contenção de despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com