TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Marketing

Por:   •  2/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

DINORÁ CARLA MENEGOL TELES

JOSIANE FREDREZ

LUANA BITTENCOURT

MANOELA POLONI

MÁRCIA GEHLEN EBERTZ

GLD ERVANÁRIA LTDA

Trabalho final apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Gestão de Marketing da FSG Centro Universitário.

Professor Avaliador: Prof. Me. Rafael Rosa Zeni

Caxias do Sul - RS

2020

  1. – A empresa GLD Ervanária Ltda

A GLD Ervanária Ltda atua há 50 anos no ramo de comércio de artigos religiosos, esotéricos e de ervanária. Iniciou suas atividades pelas mãos de seus fundadores Getúlio Antônio Tomasi e Sebastiana Pereira Tomasi. Está na segunda geração, sendo administrada pela sócia Daiane Pereira Tomasi. “A busca pela qualidade e bom atendimento é uma constância” como menciona a empresária.  Neste ano, seu selo de comemoração traz o slogan “Tudo de Bom Tudo de Bem” que carrega o ideal e os princípios éticos da empresa marcados desde a sua fundação.  

Em 1970, as dificuldades eram outras a circulação de pessoas era pequena mesmo se tratando de uma avenida tão tradicional nos dias atuais. “O trabalho foi incansável.” cita Sebastiana Pereira Tomasi. Com a chegada de bancos e outras empresas próximas o movimento começou a mudar. Em 2000, a organização da empresa teve uma mudança de societária e se formalizou o nome da razão social atual GLD Ervanária Ltda. Com porte de pequena empresa ou EPP após meio século, com o nome fantasia de Ervanária Central a empresa tornou-se consolidada na cidade e na região.

Tratando-se de uma empresa varejista seus clientes são todos consumidores finais. A empresa possui cadastro de clientes em um sistema de gestão seguro e criptografado, ou seja, um banco de dados de marketing sendo possível pesquisas direcionadas nesta área de estudo que classificam em grupos seus clientes focando decisões estratégicas.

Em um ambiente familiar, compõem o seu quadro de funcionários atualmente cinco colaboradores. Um orgulho para os proprietários é saber que contam com o apoio de funcionários antigos que vestem a camisa e abraçam os projetos da empresa.

As estratégias de marketing no início eram baseadas no conhecimento da proprietária Sebastiana e do seu esposo Getúlio de uma forma empírica, mas com a formação da filha do casal em Administração de Empresas a área de marketing passou a ser fundamentada em estudos científicos.  

Após um diagnóstico minucioso, foi traçado um plano de ação e hoje após 20 anos da primeira pesquisa de mercado, os aspectos atuais relacionados aos objetivos estratégicos de marketing estão focados em criar uma experiência positiva e efetiva de compra para o cliente tanto na loja física quanto virtual.

 [pic 2]

[pic 3]

  1. Produtos

Um dos maiores desafios deste trabalho foi escolher dentre os mais de 20.000 (vinte mil) itens, três produtos para analisarmos. Os produtos escolhidos são: estátua em gesso, vela de 7 dias, incenso vareta.

Produto 1.2.1: Estátuas em gesso (imagem):

As imagens são peças decorativas para altares e devoção religiosa. Podem ser de vários materiais, mas destacamos aqui as fabricadas em gesso. São produto de Consumo de compra comparada.

São peças feita a mão, artesanato com pintura em tinta acrílica em sua maioria. Alguns   fornecedores mais estruturados conseguem padronizar suas peças em cores, acabamentos e modelos. Isso não é uma tarefa fácil tratando-se de artesanato. Os tamanhos e dimensões variam de acordo com cada peça. Que cada imagem é única, podendo mesmo dentro de uma padronização existir variações acabamento fino.

Dentro de um varejo não acompanhamos o processo produtivo, de cada produto revendido.

[pic 4]

          Produto 1.2.2: Vela de 7 dias.

As velas são feitas de parafina usado para iluminar, decoração e para crenças religiosa, a chama aquece e ilumina. Acender velas não é uma exclusividade das religiões. Trata-se de um ritual que o ser humano faz para iluminar seus caminhos e atrair algo para sua vida. São produto de Consumo de compra comparada.

As velas são símbolos de iluminação e transformação. O fogo que nelas se acende representa o mundo espiritual e um canal de comunicação com a Fonte Divina, deuses, anjos e seres celestiais. A vela acesa simboliza luz da alma e a vida espiritual.

Dentro de um varejo não acompanhamos o processo produtivo, de cada produto revendido.

Altura

17 cm

Largura

6 cm

Comprimento

6 cm

Peso

330g

[pic 5]

            Produto 1.2.3: Incenso Mandala

Ela é um tipo de incenso indiano composta com menos carvão e com alta concentração de resina e pó de sândalo. A massala tem como grande característica o seu cheiro mais forte e intenso do que um incenso indiano comum.

O Incenso tem a finalidade de espantar os maus espíritos. Algumas tradições orientais dizem que se você acender um incenso todos os dias no mesmo horário e local cria-se uma egrégora energética muito benéfica ao ambiente o tornando sagrado e refinando ainda mais a energia do local a cada dia.

Dentro de um varejo não acompanhamos o processo produtivo, de cada produto revendido.

Altura

22 cm

Largura

4 cm

Comprimento

2 cm

Peso

0,026

[pic 6]

Distribuição e Produtos

                                                                                                                               Amplitude

Imagens

Aromaterapia

Livros

Esotérico

Umbanda e Nação

*Bruxas

*Banhos

*Alta magia

*Caveiras

*Guias

*Ciganos

*Defumação

*Baralhos

**Mandalas

*Búzios

*Exus e Poma gira

*Ervas

*Bíblias

*Pedras

*Facas

*Deuses do Oriente

*Essência

*Espiritismo

*Maçonaria

*Instrumentos musicais

*Oguns

*Perfumes

*Massagem

*Feng shui

*Roupas

*Orixás Africano

*Spray

*Umbanda

*Sinetas

*Preto Velhos

*Fluidos

*Wicca

*Ibejis

*Imagens Católicas = Profundidade

                                 *Anjos

                                 *Cristo

                                 *Sagrada família

                                 *Natal

                                 *Nossa Senhora

                                 *Santa  

                                *Santo

Matriz Produto – Ansoff

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (938.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com