TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de Recursos Materiais

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Atividade Supervisionada

Gestão de Recursos Materiais

        Alunos:

Cyntia Xavier - 2014103028

Helen Vilella - 2014201319

Juliana Sizino - 2014103210

Rafael Barata - 2014103422

Centro Universitário Carioca
Uni Carioca - Meier I

Rio de Janeiro

Novembro/2015

A gestão da Produção passou por várias transformações ao longo da história. Mudanças que ocorreram em termos tecnológicos, mudanças nos sistemas de informações e nos novos métodos de gestão. Estas transformações foram importantes porque ajudaram no aumento produtivo e no desenvolvimento das empresas.

No passado não existiam sistemas de transporte bem desenvolvidos ou sistemas de armazenagem, as pessoas tinham que consumir seus produtos imediatamente ou em um período de curto prazo. O sistema de transporte e de armazenagem era muito limitado. Atualmente podemos observar uma “Revolução da Gestão dos Materiais”, já que temos sistemas bastante desenvolvidos capazes de controlar todo o fluxo de informações, o que possibilita o gerenciamento da cadeia de suprimentos, tornando-se mais eficiente e eficaz.

O trabalho que antigamente era totalmente artesanal e manual (manufatura) foi aos poucos sendo substituídos pelas máquinas, que passaram a suprir o trabalho humano. Com a revolução industrial as pessoas perderam o controle do processo produtivo. A tecnologia fez com que a produção evoluísse para um estágio tecnologicamente mais avançado e os estoques fossem melhores gerenciados.

No passado as empresas não se interessavam em produzir de maneira socialmente responsável, no entanto, hoje a esta maneira responsável de produzir pode ser vista como a principal vantagem competitiva dentro das empresas. Graças a isso, várias empresas já buscam estratégias para desenvolvimento sustentável, ou seja, as transformações estão contribuindo para uma produção socialmente responsável. Algumas dessas estratégias envolvem:

  • A implementação de formas de atuação capazes de minimizar o consumo de recursos não renováveis;
  • A redução do desperdício da matéria-prima, água e energia;
  • A correta destinação de fluentes dos processos produtivos;

No Brasil, muitas empresas veem o desenvolvimento sustentável como um fator inibidor para o desenvolvimento de seus negócios. Algumas empresas já começaram a incorporar a sustentabilidade como uma oportunidade para seus negócios, abrindo caminho para a redução de custos e riscos ou mesmo aumentando seu faturamento e a sua participação no mercado consumidor através da inovação.

O mundo se beneficia desta “Revolução pós-industrial humanizada”, através da tecnologia, pois esta revolução oferece possibilidades técnicas importantes, como a ampliação da comunicação humana em tempo real, representada hoje pela internet, uma visão mais otimista, que consiste na ideia de que as máquinas trabalhariam enquanto as pessoas se dedicariam ao lazer, e à vivência solidaria.

Desafio:

O problema identificado no caso foi o de desperdício de material, tempo, dinheiro e falta de organização que deixa o trabalho mais demorado. Uma solução seria a conscientização dos funcionários, controlar a produção, formar uma equipe de planejamento para administrar os materiais e investir no layout da produção.

Algumas propostas podem ser avaliadas como:

  •  A conscientização dos funcionários: através de treinamentos que visam reduzir custos e estimular ganhos incentivando a redução de perdas e desperdícios nos processos produtivos, utilizando técnicas de produção mais enxutas.

  •  O controle da produção: O controle de materiais utilizados na produção.

  •  A formação de uma equipe de planejamento: Será responsável em auxiliar no andamento das atividades para se chegar ao lugar esperado e desejado. Isso resultar no aumento da produtividade, redução de erros e otimização dos recursos usados na empresa.
  •  O layout de Produção: Um bom layout na empresa trará economia e uma maior organização dos instrumentos utilizados no trabalho. Um layout bem estabelecido proporciona um melhor fluxo das atividades, eficiência e eficácia na gestão e melhor utilização das áreas disponíveis.  

Entre esses, o melhor a ser implantado seria o investimento em uma equipe de planejamento e controle de produção. É uma função administrativa usada para orientar a produção e servir de suporte para o controle, apoiando ações desde a idealização de um produto novo, passando pela fabricação, armazenagem até o consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com