TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de conflitos

Por:   •  7/11/2015  •  Dissertação  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

“Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar - caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração. ”

Steve Jobs

RESUMO

      O trabalho a seguir tem como objetivo descrever a visão de um gestor do setor de logística a respeito dos conflitos vivenciados em sua área de atuação e as aplicações utilizadas por ele para resolução dos diferentes conflitos.

Palavras-Chave:

Conflito;logística;técnicas de resolução.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

Opinião do gestor na área de logística sobre conflito nas companhias.        

Relato de situação vivenciada.        

Analise do conflito relatado com a matéria.        

Fontes de conflito        

Técnicas utilizadas para resolução do conflito        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

      O trabalho a seguir tem por objetivo relatar o conflito vivenciado por um gestor e após o relato do mesmo uma análise de técnicas e fontes de identificação e resolução do conflito, ao qual estava afetando o ambiente de trabalho da equipe e o desempenho do setor, no qual exigiu uma intervenção de seu gestor antes que o mesmo perdesse o controle da situação.


Opinião do gestor na área de logística sobre conflito nas companhias.

O conflito é enxergado pelo entrevistado de forma negativos e positiva ao mesmo tempo, o que difere é como as circunstâncias desse conflito pode ser sadio ou não para a equipe/ empresa,

Segundo ele o conflito pode ser positivo quando, por exemplo – é inserido um conflito dentro de duas equipes (seja ela vendas ou produção) com ênfase nos resultados na forma de estimular ambas a gerar maiores resultados em prol da empresa desde que o objetivo entre elas seja o mesmo.

Por outro lado, segundo ele pode ser negativo partindo do ponto de vista em que pode prejudicar a equipe e consequentemente nos resultados da empresa como por exemplo, um membro da equipe cujo já possui tempo de casa tendo assim poder de influenciar / persuadir os outros integrantes da equipe fazendo com que todos fiquem desmotivados como ele, e comece a existir resistência as ordens passadas pelo superior imediato, causando um problema para a gestão lidar com esse tipo de situação.

Relato de situação vivenciada.

        

O ocorrido aconteceu com duas colaboradoras da mesma equipe onde uma delas era considerada pelo restante da equipe uma funcionaria focada, determinada, esforçada que cumpria com suas tarefas sempre com eficiência acima do esperado.

Uma mãe viúva que vivia em prol da família e em função disso possuía uma segunda jornada de trabalho, sendo ele extremamente desgastante e braçal, pois o local onde residia era uma fazenda do seu patão, distante e de difícil locomoção, fato esse que a obrigava a passar muito tempo utilizando do transporte público. A outra também era uma funcionaria dedicada recém contratada, que em um curto espaço de tempo demonstrou habilidades para atuar na área administrativa, e assim foi feito com três meses começou a atuar na área em especifico.

O que causou incomodo na primeira funcionaria foi quando uma recém contratada foi transferida para o setor administrativo, onde se sentiu como se a sua chance de ser reconhecida e ter um crescimento profissional dentro da empresa foi deixada de lado. O que fez com que ela criasse um conflito com a segunda colaboradora, no sentido de prejudicar e denegrir a imagem da mesma, uma vez que perante os outros colaboradores da equipe viam nela um exemplo de pessoa e profissional esforçada e ao mesmo tempo uma certa comoção pelo fato de possuir duas jornadas de trabalho totalmente desgastante e braçal, e assim foi feito, uma vez que ela pensava que iria se esconder atrás dessa imagem gerada por ela no restante da equipe; imediatamente quando o gestor da equipe foi notificado desse incomodo causado, foi verificar com cada uma delas e ouvir a versão das duas, após apurar o que estava acontecendo a funcionaria “exemplar” distorceu a versão dela, alegando que estava sendo provocada constantemente. O gestor então indagou a segunda, que contou sua versão de que a funcionaria “exemplar” estava trazendo para empresa assuntos pessoais dela ao qual estava dificultando a relação com os outros colaboradores, o gestor então decidiu contar com a ajuda de um líder informal e de confiança para apurar quem realmente de fato estava sendo prejudicada e criando um ambiente pesado dentro da equipe; durante um certo tempo foi observado e ocorreu a percepção de que a funcionaria “exemplar” através de atitudes e comportamentos era quem de fato estava criando esse ambiente de trabalho conturbado onde a segunda funcionaria também se exaltava mediante as provocações e revidava,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com