TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de projetos

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Administração

Atividade pratica  Supervisionada

Sebastião Alves de Oliveira – RA 356030

Anderson Galdino dos Santos – RA 365004

Silvana de Oliveira Siano de Campo Santos  – RA 350068

 Jussara Carolina Crispim – RA 365538

Pricila Santos Silva – RA 358684

Naviraí-MS

Abril de 2015

Projeto Inicial de Pesquisa

Foi solicitada à nossa Empresa uma consultoria voltada a atender às necessidades de um Provedor de Internet situado em Naviraí, onde a visão de Empresa, Colaborador e Cliente ainda está um pouco longe do que o mercado atual “exige”,

Roteiro de Entrevista


A partir desse contexto o Empresário Joao Pinheiro, por ser um empreendedor que visa sempre propiciar aos seus clientes um serviço de excelência, teve a preocupação de fazer uma reestruturação em sua Empresa de modo a superar as expectativas de ambos .
Pesquisa in Loco
Fomos buscar por meio de entrevista como Sr. Joao as informações para traçarmos o perfil de sua Organização e assim apresentarmos uma Proposta que possa melhor atender-lhe, de maneira a viabilizar todo o trabalho que é realizado em seu Escritório, a fim de chegar ao objetivo de desempenhar as funções e tarefas que lá são realizadas de forma simplesmente excepcional. Onde teremos como Foco de nossa proposta trabalharmos a parte Motivacional de seus colaboradores (que são as peças fundamentais à concretização do projeto).

Apresentação da Empresa Estudada

A Empresa em RI9 foi constituída há 3 anos com  Prestação de Serviço para Pessoas Físicas e Jurídicas. Contando hoje com uma carteira de aproximadamente 120 clientes, sendo os mesmos de sua cidade e da região, com um quadro de 13 colaboradoras.
É uma Empresa que se preocupa em manter um comprometimento ético com seus clientes e parceiros. Buscando sempre a nobreza no atendimento, capacitando sua equipe, de modo a disponibilizar as melhores e mais atualizadas ferramentas de comunicação, informação e desenvolvimento.


Visão e Valores da Organização

A Empresa tem como visão e valores manter a organização coesa com princípios éticos, valorizando seus colaboradores e primando sempre pelo trabalho em equipe, bem informada e atualizada das necessidades do mercado, com inovações, atendendo a exigência dos clientes, com referência à qualidade do atendimento e cumprimento dos prazos. Sendo sua essência maior o trabalho em conjunto com os todos os seus parceiros, visando manter a fidelidade de seus clientes e ampliar sua carteira.


Clientes e Produtos/Serviço

Atuando na área de Provimento de serviços de telecomunicações,
Seus clientes são Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas. O Contato com seus clientes se dá em sua maioria, através de que o Escritório é procurado por eles, e muitas vezes por indicação, ou seja, aqui encontramos dois pontos primordiais para o andamento de nossa pesquisa, pois isso é o mesmo que dizer que o atendimento ao cliente e o cumprimento dos prazos estabelecidos sejam rigorosamente perfeitos, pois essa serão um das maneiras de manter os que já clientes, assim como atrair novos através da propaganda “boca-a-boca”, o que reforça ainda mais a tese de que o nosso Foco deverá ser o de motivar a sua Equipe, que é quem fica frente a frente com o cliente, mostrando bom relacionamento com toda a Cadeia envolvida.



ORGANOGRAMA
Proposta Inicial da Campanha de Endomarketing

Fomos buscar dentro da Organização as informações inerentes ao trabalho que teremos que desenvolver, unindo a elas à grande preocupação apresentada por seu gestor: que é a do trabalho em equipe. Ficamos observando a maneira como se portavam seus funcionários, com os clientes e com as orientações, com os objetivos e com as metas da empresa e quais eram os estímulos recebidos por eles de seu gestor.
Resolvemos então realizar uma Dinamica de Grupo envolvendo as colaboradoras e também o Sr.Joao , para a sensibilização da importância do TRABALHO EM EQUIPE.
Utilizamos como material diversas bexigas vazias e instruímos os participantes da seguinte maneira:
• Todos devem estar em pé, dispostos em um círculo. Entregamos para cada um deles uma bexiga vazio e pedimos para encherem, imaginando que, ao soprarem, estivessem, colocando dentro do balão um determinado problema (um atendimento a um cliente irritado ou prazo para estourar, por exemplo). Todos deviam então encher a bexiga.
• Depois de cheias e fechadas, pedimos para o grupo simplesmente atirar os balões para cima, em direção ao centro do circulo, mantendo-as todas no ar, sem deixá-las cair no chão. Permitimos a livre movimentação de todos, para que os balões não se encostassem ao chão.
• Deixamos o grupo “aquecer” por mais ou menos uns dois minutos e então começamos. Todos fizeram da maneira como havíamos proposto, cada um a seu modo e com sua visão quanto à “brincadeira”. Sem a certeza do que exatamente estávamos querendo com aquilo. Então fomos “retirando” os participantes um a um, ordenando que os restantes continuem a manter os balões voando.
• Quando não foi mais possível manter todos os balões voando, encerramos a atividade e questionamos o grupo sobre:

E todos deram sua colaboração quanto ao que foram questionados e levaram consigo um aprendizado, que colocado de forma descontraída, porém com o intuito de agregar valores. E encerramos aquele dia com um Vídeo Motivacional
Com a dinâmica, também conseguimos visualizar como é o cooperativismo dentro da Empresa em questão e daí adicionarmos informações mais concretas sobre qual a melhor estratégia a adotarmos.
E em posse de todos os dados coletados, apresentamos então a Proposta ao nosso Cliente o Provedor de Internet.

Objetivos da Campanha
É importante a empresa valorizar seus colaboradores porque eles fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização de clientes externos. É quase impossível levá-los a qualquer prática de marketing que não condiz à realidade interna de sua organização. Tudo que é feito para os colaboradores, positivo ou não, reflete diretamente no cliente externo. Uma empresa para alcançar êxito nas suas estratégias de Mercado Externo, precisa "vitaminar" seu corpo interno.
E é com base em todos os dados levantados, que desenvolveremos um Trabalho que estará diretamente ligado ao seu cliente interno e que automaticamente refletirá no cliente externo, sendo então nosso Projeto voltado para área de Endomarketing e tendo como “peso” a Motivação dos colaboradores, daremos a essa nossa Proposta o seguinte título “Antecipe-se, seja você a Empresa do Futuro”.
Buscando favorecer o grau de satisfação do cliente interno, já que o endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário, porém com reflexos imediatos ao cliente externo.

Descrição da Campanha
O consumidor é muito sensível à criatividade, ele espera que a empresa escolhida para satisfazer suas necessidades seja criativa no atendimento, na oferta de serviços ou produtos. A criatividade é um dos principais instrumentos de sobrevivência das empresas. É oportuno salientar que esta criatividade, é construída a partir da estratégia empresarial, pois não pode ser nada de improviso, deve ter como alvo inicial o próprio funcionário, em uma clara prática do endomarketing. Ser criativa com seus funcionários é fundamental para a empresa, pois isso estimula também a criatividade destes para com os clientes externos. Ela pode ser definida de forma generalizada. Podendo-se dizer que “ser criativo é ver as coisas do mesmo modo que todo mundo vê, mas ser capaz de pensar de forma diferente sobre elas.
Será necessário reeducar os colaboradores oferecendo-lhes conhecimento da visão, missão e valores da empresa, isto é, compartilhar os objetivos da organização e fazê-los caminhar com as vitaminas impulsionadoras de satisfação para atingir resultados. Desta forma, estaremos gerenciando estratégias e atitudes.
Atualmente, algumas organizações que não investem em clientes internos já estão perdendo na qualidade dos serviços prestada ao cliente externo. Estamos na era da competitividade onde ganha não quem sabe fazer, mas quem faz melhor.
Por observamos isso, devemos mudar a maneira de pensar e analisar novas idéias, como a do marketing interno. E este é o grande objetivo do nosso projeto, implantar na mente de você empresário, a nova concepção de trabalho, onde o funcionário é o grande colaborador da empresa, sendo assim valorizado por seus esforços e trabalhos através de diversos benefícios e programas de incentivo e motivação.

Formulação do Problema
Um dos grandes patrimônios dentro de uma empresa como já foi citado, são os funcionários, os recursos humanos propriamente ditos. E atualmente, conforme comentamos surgem às preocupações com estes e com relação à sua satisfação dentro da empresa. Daí surge o problema, por qual motivo as pequenas empresas não costumam investir na satisfação do seu cliente interno?

Formulação da Hipótese
Em sua maioria, as pequenas empresas não têm como objetivo identificar o seu público interno como prováveis clientes, e muitas empresas não investem em seus funcionários de maneira eficiente por falta de informação e não conhecimento dos benefícios que esse tipo de marketing de relacionamento pode trazer para a sua empresa.

Metodologia Utilizada
Fizemos um levantamento através de um formulário que continham de forma detalhada as informações que procurávamos obter. Fizemos pesquisas da satisfação entre os funcionários e de desempenho com o patrão.
Instrumentos necessários para a pratica do nosso Projeto
Por se tratar de uma questão de visão de mercado, de equilíbrio mercadológico, ou seja, e em nenhuma obrigatoriedade legal para que as empresas pratiquem o Endomarketing. Utilizaremos um processo tecnológico de apresentação de mídia interna com a apresentação de vídeos institucionais de manuais técnicos e educativos (com o intuito da apresentação dos serviços prestados, lançamentos e tendências em relação à tecnologia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com