TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao e suas areas

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.319 Palavras (14 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

No inicio da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, para atingir seus objetivos e aumentar sua competitividade, a maioria das empresas, focavam seus esforços na produção. O ambiente econômico desenvolveu-se e gradativamente os esforços das organizações concentraram na área comercial, com o aumento das atividades e técnicas de vendas.

As mudanças que estão ocorrendo não são meras tendências, mas sim conseqüências da necessidade das empresas buscarem novas tecnologias, novos sistemas de gestão, novos mercados e conseqüentemente uma redefinição dos seus processos e negócios. Devido ao elevado grau de competição, de mudanças, de adaptações constantes que o mercado apresenta, os projetos vem cada vez mais assumindo um papel relevante dentro das organizações. Para que todas as tarefas sejam executadas com eficácia e eficiência, a administração participativa faz com que os projetos devam ser executados por equipes integradas. Para que estes requisitos sejam atendidos e para obter sucesso, as empresas vem adotando o gerenciamento de projetos.

Gerenciamento de projetos é um conjunto de atividades que utilizam ferramentas, conhecimentos, habilidades técnicas para atender as exigências de um projeto. As empresas podem usar projetos para desenvolver um produto novo, mudar um processo ou ate resolver problemas. Um projeto bem sucedido é composto por cinco fases. Fases essas, que serão citadas e explicadas no decorrer da pesquisa.

2 DESENVOLVIMENTO

O gerenciamento de projetos oferece uma visão integrada de todos os fatores envolvidos em um projeto, para que sejam atingidos os objetivos assumidos. Orientado para a obtenção de resultados, com a premissa de que os resultados são alcançados, por meio do trabalho das pessoas. Compreende a concepção de metas e objetivos do projeto, a elaboração de um plano, a execução do plano e a revisão e controle do projeto.

Para obter um melhor controle do projeto e criar interdependência entre as atividades, os projetos se dividem em cinco fases, constituindo o chamado ciclo de vida do projeto.

As fases de gerenciamento de projetos descrevem e organizam o trabalho do projeto. Elas são aplicáveis à maioria dos projetos e são divididas em cinco.

-Fase de iniciação – é a fase onde se é dada a partida oficialmente ao projeto, através do termo de abertura, processo que pressupõe entradas, ferramentas e saída. Segundo Lima (2013) é nesse momento que se definem os objetivos do projeto, as expectativas do cliente e prepara-se o plano preliminar de projeto, que é desenhado com base na expectativa e, por esse motivo, pode sofrer alterações, desde que previamente acordadas com o cliente.

-Fase de planejamento – fase responsável por detalhar tudo que será realizado pelo projeto. Para que no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado sem dificuldades e imprevistos, ele deve incluir cronogramas, interdependências entre atividades análise de custos e etc. Nessa fase, desenvolve também, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos.

-Fase de execução – é a fase que materializa tudo o que foi planejado. Durante esse processo, fica evidente qualquer erro cometido nas fases anteriores. De acordo com Lima (2013), é nesse momento que o projeto ganha corpo e se consolida por meio da dedicação e do trabalho de cada individuo envolvido e motivado na obtenção de resultados positivos.

-Fase de controle – é a fase que executa paralelamente as de planejamento e execução. Seu objetivo é controlar e acompanhar tudo o que esta sendo realizado pelo projeto. Para que após a detecção de anormalidade, seja possível propor ações preventivas e ate corretivas, no menor espaço de tempo possível.

-Fase de encerramento – fase que avalia através de uma auditoria externa ou interna, a execução dos trabalhos. Os documentos do projeto são encerrados e se discute toda falha ocorrida, com a intenção de que erros similares não ocorram em novos projetos.

Lima (2013), afirma que mesmo após encerrar o projeto, é ainda necessário acompanhar o bem ou serviço elaborado ate que esteja totalmente integrado a rotina e aos processos usuais da organização. A constatação de que o novo bem ou serviço teve boa aceitação é o sinal de que o projeto está totalmente encerrado e concluído.

Segundo o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), o gerenciamento de projetos pode ser classificado em nove áreas de conhecimento.

1- Gestão de Integração do projeto: Inclui os processos necessários para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. No contexto de gerenciamento de projetos, integração inclui características de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são essenciais para o termino do projeto, para gerenciar com sucesso as expectativas das partes interessadas a atender os requisitos. (PMBOK, 2008).

1.1- Termo de abertura do projeto (TAP): Segundo o PMBOK (2008), desenvolver o termo de abertura do projeto é o processo de desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas.

O termo de abertura do projeto é o documento legal que reconhece a existência de um projeto. Ele serve como linha de base para o trabalho do gerente do projeto. Contem diversas informações sobre o projeto, incluindo estimativas iniciais de qual o prazo destinado, recursos necessários e orçamento disponível. (VARGAS, 2011).

2- Gestão do escopo: Conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças.

Segundo Vargas (2009) o gerenciamento do escopo tem como objetivo principal, definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo a garantir que o produto, ou serviço desejado, seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto.

2.1 – Documento de Requisitos do Projeto (DRP): Segundo o PMBOK (2008), a documentação descreve como os requisitos individuais atendem as necessidades do negocio para o projeto. Esses podem começar em alto nível e progressivamente se tornar mais detalhados conforme mais detalhes são conhecidos. Antes das linhas de base serem estabelecidas, os requisitos devem ser mensuráveis e passiveis de testes, investigáveis, completos, consistentes e aceitáveis para as partes interessadas.

3-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com