TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Contemporânea de Pessoas

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.277 Palavras (14 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 14

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

Nome do Aluno[1] Anderson Bruno Matias Wanderley de Mello

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar a evolução da Gestão Pública, em termos de Contemporaneidade. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se: Caiu Marini (2013), Marco Fábio Polli (2011), Carlos Ubiratan (2009), Renê de Oliveira (2005) e Chiavenato (2007). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva de todos os conceitos que nos levam ao entendimento do que significa gestão, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. As conclusões mais relevantes são de que, a gestão está relacionada a administração, para os principais níveis organizacionais da administração, é necessário um gestor. O estudo dos conceitos dos níveis administrativos, são de fundamental importância para a formação em gestão pública, sendo assim, este estudo auxilia para a formação de um profissional apto a lidar com os diversos impasses imposto na carreira administrativa. .

Palavras-chave: Gestão. Administração. Contemporaneidade. Níveis organizacionais. 

1 Introdução

O presente estudo delimita-se a gestão contemporânea, porém, para discutir sobre o tema, é necessário conceituar todos os pontos que levam até essa fase da gestão. Gestão Pública é o termo que designa um campo de conhecimento e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos humanos, Finanças públicas e Políticas públicas, entre outras. Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver gestão pública em organizações públicas e privadas. O objetivo deste trabalho é compreender os conceitos de administração que auxiliam na formação de um gestor público, fazer uma breve análise da antiguidade, entendendo o surgimento da área em questão, oferecer uma visão dos conceitos de gestão contemporânea para, posteriormente, servir como base para um gerenciamento de qualidade.

Esta pesquisa justifica-se no conhecimento, que é fundamental para qualquer formação. Para uma especialização em gestão pública, é necessário um conhecimento profundo em todos os conceitos vistos na administração, analisar as melhores formas para o crescimento e o desenvolvimento de uma empresa, seja ela quaisquer, desde a sua criação, a montagem de suas estruturas, suas metas, visões, então, para tudo o que um gestor for designado a fazer, deve haver um entendimento, então, este trabalho, visa esclarecer de forma sucinta os pontos de atuação na área da gestão, mostrando todos os passos a serem seguidos, para que aja um sucesso na carreira.

A metodologia deste trabalho é a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico.

2 Desenvolvimento

O conceito de Gestão está relacionado com planejamento, administração, gerenciamento, os processos, a organização, os resultados, o controle.

Um grupo de pessoas que se reúne para realização de alguma tarefa, é necessário uma certa orientação, para que, os objetivos sejam alcançados, esta orientação é chamada de gestão.

Gestão é um processo de tomar decisões, de realizar ações, por meio das pessoas e alcançar os objetivos através destas pessoas. A gestão é necessária para alcançar qualquer fim, por isso podemos detectar evidências da gestão ou administração, desde os nossos primeiros primórdios, quando o homem já tinha como objetivo, a sobrevivência do seu grupo e a perpetuidade de sua raça.

Ao estudar outros feitos históricos, ao longo de nossa existência, podemos concluir que, com certeza, se não houvesse uma coordenação do trabalho de muitas pessoas, os mesmos não teriam sido concretizados. Podemos citar como exemplo, a construção das pirâmides do Êgito, a muralha da China, a organização do Exército Romano e muitos outros. Nos dias de hoje, profissionais como, engenheiros, médicos, advogados, psicólogos, dentre outros, quando assumem tarefas de gestão, necessitam de informações administrativas, precisam adquirir conhecimentos técnicos e habilidades que em suas formações, não foram trabalhadas, diante disto, podemos atribuir um carácter universal na gestão, como definição, gestor é todo o indivíduo que conduz um grupo de pessoas a realizar tarefas e contribuem para alcançar os objetivos da organização. São pessoas que movem as organizações, compram, vendem, lidam com o financeiro, quando você consegue que essas pessoas sejam coordenadas e orientadas para o mesmo fim, você estará administrando.

Os gestores não executam tarefas, mas sim, conduzem e coordenam estas tarefas. Isto quer dizer que o gestor alcança os objetivos organizacionais, ao fazer com que as pessoas realizem as suas tarefas da melhor maneira possível, sendo este o seu grande papel.

Para entendermos o que é Gestão Contemporânea, precisamos nos basear em um entendimento sobre o que é empresa e sobre a aplicação da gestão.

A empresa é um sistema criado para cumprir um objetivo, ou seja, é um gripo composto por vários subsistemas, em busca de alcançar seus objetivos de forma eficaz. Os objetivos da empresa, podem ser diretos ou indiretos.

O objetivo direto, representa a venda de um produto ou a produção de algo, visando lucros. O objetivo indireto, visa atender as necessidades de uma população, através de seus produtos, criando empregos, etc.

As empresas e os negócios, estão relacionados, pelo fato de que, a empresa é o local que o negócio se materializa, desta maneira, a empresa pode possuir vários negócios, transformando insumos em produtos.

Empresa é uma unidade básica do sistema econômico, cuja principal função é produzir bens e serviços. Para conseguir fabricar seus produtos, ou oferecer seus serviços, a empresa combina diversos fatores de produção, ou seja, recursos naturais, o capital e o trabalho necessário para o desempenho da função produção. (SANTOS, 1982 apud CHIAVENATO, 2007).

Na língua portuguesa, administração e gestão são termos usados de forma intercambiável, são considerados como processos de tomar decisões e realizar ações.

A moderna Teoria de administração leva m consideração cinco variáveis, que são: Ambiente, Pessoas, Tarefas, Estrutura e Tecnologia.


[pic 1]

O conjunto que forma a administração hoje, é o resultado de uma mecânica acumulativa, histórica e social de conhecimentos que começou na pré-história, passou pela antiguidade, Idade média, até chegar aos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com