TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Hospitalar

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução 

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma política organizacional para o reordenamento dos serviços e opções de saúde estabelecida pela constituição de 1988. A lei 8.080 de 1990 caracteriza o SUS como sendo um conjunto de ações e serviços, prestados por órgãos e instituições publicas, com o objetivo de reunir todas as instituições sejam elas publicas e privadas em um único sistema de saúde, além de oferecer uma atenção integral à saúde (FONTOURA, MAYER, 2006).

A integralidade é um dos princípios constitucionais do SUS que garante ao usuário o direito de acesso a todas as esferas de atenção em saúde desde atos preventivos, curativos, individuais e coletivos (GOMES; PINHEIRO 2005).

Para se alcançar a integralidade das ações é preciso trabalhar com um conceito mais amplo de saúde como trabalho em equipe, cuidado ao paciente e suas necessidades buscando uma assistência maior, transformadora, centrada no individuo, envolvendo a valorização do cuidado e o acolhimento (FONTOURA, MAYER, 2006).

O acolhimento enquanto uma das estratégias da política nacional de humanização (PNH) propõe inverter a lógica da organização e do funcionamento das instituições de saúde para que o serviço seja organizado de forma a atender melhor o usuário.

O setor de acolhimento (espaço família), empenha-se em escutar o usuário, comprometendo-se em solucionar seu problema de saúde (BRASIL, 2006). Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar como o acolhimento com classificação de risco contribuiu para alcançar à integralidade da assistência como um dos princípios do Sistema Único de Saúde em serviço de emergência de um hospital público de média complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (22.1 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com