TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Cadeia de Suprimento

Por:   •  15/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ADRIANNE MARTINS MANHÃES - 201502397961

FABIANA DA SILVA BEZERRA - 201301515205

IURI JOSÉ DE ALMEIDA SOUZA – 201301420905

JOSÉ LUIZ BRANCO - 201301818852

NATHALIA MARIA AMARAL DA SILVA – 201301378488

        RERISSON LUIZ AGUIAR TEIXEIRA – 201301819115

ROSANA MARIA PEREIRA PINTO - 201101577746

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO

CABO FRIO

2015

INTRODUÇÃO

A atual realidade competitiva, que apresenta disputas cada vez mais acirradas, exige das organizações um ajuste dinâmico de suas ações a fim de se tornarem altamente mutáveis, quadro que faz com que sejam repensadas as premissas de condução e gestão da empresa; ainda baseada em uma racionalidade instrumental que prima pelo controle e pela organização. Todavia, não se deve pensar em rejeição aos controles e à organização, mas sim em refletir sobre até quando tal modelo de gerenciamento da empresa estará preparado para suprir as necessidades competitivas que são impostas às companhias pelo mercado. A nova ótica da economia de serviço caracterizada pela constante – e por que não dizer, crescente – situação de instabilidade dentro do ambiente competitivo em que as organizações vivem inseridas, resulta numa necessidade cada vez maior de profissionais que, mais do que saberem fazer, sejam capazes de agir, interpretando e criando novas soluções para os problemas contextuais. Portanto, atua-se em realidades dinâmicas que exigem uma capacidade adaptativa maior do que simplesmente o cumprimento de ordens pré-estabelecidas.


ESTUDO DE CASO - Dell Computer

A Dell é uma empresa responsiva, pois tem apenas três estágios são eles: fornecedor, fabricante e cliente final. Por isso é mais rápido e seguro o fluxo de informação. Ela consegue com mais rapidez, visualizar a demanda e a necessidade do cliente. Além disso, a Dell possui um estoque reduzido, com custo menor e um fluxo de informação com o fornecedor melhor, pois o contato é direto, a empresa investe mais em informações. Por investir em fluxo de informação ela estabelece o contato direto com o cliente, é capaz de segmentar e analisar as necessidades, lucratividade de cada segmento.

A Dell trabalha com método “pull”, onde o cliente busca o produto que precisa na empresa, seja por telefone ou internet, e a própria empresa se responsabiliza pela entrega, onde são terceirizados o transporte e o suporte para garantir o padrão de qualidade.

O diferencial da Dell em relação às outras em empresas é que ela permite que o cliente monte seu computador, da maneira que deseja, e que outras empresas não ocorrem. A Dell acredita numa abordagem baseada na relação direta com o cliente, uma estratégia de distribuição e foco em operar eficientemente. Como resultado possuem produtos com qualidade elevada, alta flexibilidade, custos reduzidos, entrega rápida, capacidade de adaptação da produção. Características marcantes no modelo Dell como: coordenação de atividades que agregam valor aos clientes finais; agilidade de atendimento; estratégia de segmentação no atendimento ao mercado em especial entre clientes pessoa física e jurídica; criação de canais diretos de venda com os clientes finais; não existência de distribuidores ou varejistas; uso da tecnologia para customização dos produtos pelos próprios clientes; uso da tecnologia da informação empregada para apresentar os níveis de estoque e reabastecimento em tempo real; valorização única cliente (instalação de softwares evitando perda de tempo); canais de comunicação direto com cliente possibilitando redução dos níveis de estoque e previsão de vendas; realização de pesquisa de satisfação de interesse em tendências do setor e segmentação de clientes por empresas que realizam vendas institucionais e que compram produtos na faixa de preço um milhão de dólares/ano.

O contínuo andamento do processo produtivo é garantido através de parcerias com um seleto grupo de fornecedores que garantem a qualidade do produto. É imprescindível que a empresa possua estratégias que possam garantir o andamento da produção. Dentro da perspectiva apresentada pela Dell Computer, que se preocupa com o fluxo de informações, a fim de manter um nível de estoque eficiente. Adequada ao planejamento da produção, que visam obter e manter os estoques, apenas a níveis estritamente necessários. O planejamento e acompanhamento da cadeia de suprimentos, adequadamente ajustados às necessidades corporativas, podem auxiliar efetivamente na melhoria da cadeia de suprimentos. Percebe-se que estratégia e eficácia operacional andam juntas nas operações logística da cadeia de Suprimentos da Dell, garantindo rapidez de operação, flexibilidade para mudança, integração de cadeia e redução de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com