TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Por:   •  9/6/2023  •  Artigo  •  6.021 Palavras (25 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 25

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT):

Contribuição para vantagem competitiva

        SUPPLY CHAIN ​​MANAGEMENT - (SUPPLY CHAIN ​​MANAGEMENT):

                        Contribution to competitive advantage

Gabriel de Souza*

RESUMO: Independente da área de atuação de uma empresa, existe a necessidade de competir e manter-se no mercado de forma sustentável; porém, isto só é possível quando a empresa obtém vantagens competitivas que a permitam se sobressair em relação as suas concorrentes. A busca pela vantagem competitiva se dá em várias áreas de atuação dentro da empresa, e a boa gestão da sua cadeia de suprimentos pode trazer essa vantagem tão necessária. A logística é hoje em dia indispensável, melhorar os processos com o objetivo de melhor atender os clientes, fidelizando os deve tornar-se o foco no processo de gestão das organizações. Além de melhorar esse importante processo, contribui ainda a logística para melhoria do fluxo de movimentação de produtos internamente nas empresas. Os resultados deste trabalho de pesquisa, deixam claro que a Gestão da Cadeia de suprimentos, contribui de forma extremamente positiva na obtenção das vantagens competitivas.

Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos, Vantagens Competitivas

ABSTRACT: Regardless of a company's area of ​​activity, there is a need to compete and remain in the market in a sustainable way; however, this is only possible when the company obtains competitive advantages that allow it to stand out in relation to its competitors. The search for competitive advantage takes place in several areas of activity within the company, and good management of your supply chain can bring this much-needed advantage. Logistics is nowadays indispensable, improving processes in order to better serve customers, retaining them should become the focus in the management process of organizations. In addition to improving this important process, logistics also contribute to improving the flow of product movement within companies. The results of this research work make it clear that Supply Chain Management contributes in an extremely positive way in obtaining competitive advantages.

Keywords: Supply Chain, Competitive Advantages

*Acadêmico concluinte do curso de Administração do Centro Universitário Alfredo Nasser em 2022/1, sob orientação do Prof. Roberto Gomes Cruz

  1. INTRODUÇÃO

Nesse estudo será abordada a gestão da cadeia de suprimentos da tradução no termo em inglês Supply Chain Management (SCM). Iniciado com um conceito de uma simples extensão da logística, mas que com o passar dos anos tornou-se essencial dentro das organizações.

Considerando um fluxo de informações e reconsiderando retornos de bens e serviços, englobando desde os fornecedores ate o consumidor final.

Sendo assim com o intuito de ressaltar para quaisquer organizações a contribuição para vantagem competitiva. Constantemente de olho em seus resultados e priorizando o crescimento de sua empresa, proporcionando a maior eficiência nas ações.

Podendo assim depositar total confiança no SCM, sabendo que terá uma completa lucratividade no mercado e visando à obtenção de uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

Como objetivo geral de identificar o motivo pela qual é importante de se fazer uma boa gestão de cadeia de suprimentos nas empresas e transparecer o surgimento da Supply Chain Management (SCM).

Revendo então todos os contextos coletados nos livros sobre a Gestão da Cadeia de Suprimentos e reunindo vários exemplos com o intuito de transparecer o problema da pesquisa: a gestão da cadeia de suprimentos é contribuinte para uma vantagem competitiva nas organizações?

Consequentemente justificando em meio a um ambiente competitivo das empresas, ressaltando pontos onde as empresas começam a pensar e executar melhor em meio ao mercado. Enaltecendo a contribuição para vantagem competitiva nas empresas.

Portanto expondo todas as reflexões e consequências positivas sobre a cadeia de suprimentos e como e o que ela pode trazer para uma organização, sem conter qualquer consequência negativa com o uso desta ferramenta de trabalho.

Desta maneira utilizando o método descritivo, com a finalidade de estudar os valores de uma boa gestão de cadeia de suprimentos nas organizações, provindo de uma revisão bibliográfica formada por vários autores do ramo da matéria.

Neste sentido, o presente trabalho descreve por um todo o entendimento de uma boa gestão e como aproveitar da melhor forma a cadeia de suprimentos, definindo uma boa contribuição para vantagem competitiva dentro de qualquer instituição.

Desta forma com o objetivo específico de identificar e sobrelevar a contribuição da gestão da cadeia de suprimentos para vantagem competitiva dentro de qualquer seja a organização ou empresa, visando mostrar ser a melhor ferramenta para ser utilizada de acordo com a literatura.

Este trabalho está estruturado em Resumo, Introdução, Debate Teórico, Considerações Finais. Por fim, através das pesquisas realizadas, consideramos que o objetivo foi alcançado, porque a gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para obtenção e melhoria das vantagens competitivas visto que, o objetivo final é a melhoria do nível de serviço prestado ao cliente.

  1. DEBATE TEÓRICO

2.1. Conceito de gestão

A gestão é uma forma de gerenciar e administrar por meio de equipes de pessoas, seja ela uma empresa ou uma instituição, para realizar com eficácia as metas proporcionadas ao início de um novo ciclo.

Gestão é a arte de fazer o que deve ser feito por meio de outras pessoas que segundo Birkinshaw, Julian e Ken Mark (2020) envolve mobilizar uma série de recursos para atingir os objetivos desejados. Em segundo lugar, boa parte da gestão eficaz envolve motivar as pessoas a se encarregar de um trabalho e realizá-lo com eficácia.

Por fim, a gestão implica fazer mudanças. As grandes organizações têm maneiras padronizadas e rotineiras de trabalhar, com as quais todos já estão acostumados, tornando bem simples manter as coisas na direção usual.

Um Sistema de Gestão é o conjunto de pessoas, recursos e procedimentos, dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de uma maneira organizada para realizar uma tarefa específica e atingem ou mantêm um dado resultado (CHAIB, 2005).

Para Moraes, Márcia Vilma Gonçalves D (2019) a finalidade de um sistema de gestão é prover às organizações um modelo de gestão eficaz que possa ser integrado a outros requisitos de gestão. O objetivo de um sistema de gestão é aumentar constantemente o valor percebido pelo cliente nos produtos ou serviços oferecidos, lembrando que o cliente é uma peça importantíssima num sistema de gestão, porém a organização deve buscar a satisfação de seus colaboradores, assim como a melhoria contínua de seus processos, respeitando a sociedade e as legislações ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (292 Kb)   docx (310.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com