TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Cultura e Mudança Organizacional

Por:   •  29/11/2016  •  Seminário  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO:

Administração

DISCIPLINA:

Gestão da Cultura e Mudança Organizacional

PROF.

Ana Lúcia Magri Lopes

TURMA:

DATA:

VALOR:

5 pontos

RESULTADO:

ALUNO:

1________________________________________________________________________

Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões de 1 a 6.        

A CULTURA ORGANIZACIONAL DA GENERAL ELECTRIC (GE)

A General Electric, também conhecida por GE, é uma multinacional de serviços e de tecnologia. A empresa conta com um gigantesco conglomerado de 270 mil colaboradores, faturamento anual de 90 bilhões de dólares e com atuação diversificada em vários segmentos empresariais como: motores de aeronaves, geradores de energia, lâmpadas, locomotivas, lavadoras de louças, refrigeradores, entre outros. Desde sua fundação, em 1878, tem seus valores pautados na melhora da qualidade de vida por meio da inovação tecnológica, honestidade, integridade e qualidade, além de primar, também, pelo controle de seus processos e pelos números da organização.

A partir da década de 80, Jack Welch assume a liderança da GE e percebe a necessidade de mudança da cultura, pois o sucesso da empresa naqueles moldes não continuaria com um mundo cada vez mais globalizado. Mas como estar preparado para as transformações do mundo tendo diante de si uma organização severamente burocratizada e hierarquizada, com certa arrogância pela qualidade e sucesso de longos anos?

O veredicto de Jack Welch foi inserir a GE  nos novos tempos preservando a sua ideologia central e a sua força motriz, pois, contribuíram para que a cultura da empresa se tornasse, ao longo do tempo, densa ou forte, mas que também viesse a tornar-se, simultaneamente, flexível e criativa, projetada para atuar em ambiente de rápida mudança e evolução tecnológica. Essa flexibilidade e a criatividade da cultura corporativa da GE foram adquiridas através da absorção continuada de novos valores culturais estabelecidos por Jack Welch , tais como: enfrentar a realidade; valorização de ideias; prestação de serviços; ser a 1ª e no pior dos casos, a 2ª em todos os segmentos que atua. Enfrentar a realidade, no entanto, significa que o contrato psicológico anterior, entre a empresa e os seus subordinados foi rompido, não há mais estabilidade no emprego e espaço para a zona de conforto em que a empresa se encontrava.

Para implementar a novidade ou a nova cultura, a empresa passou a investir na Gestão de Talentos, dividindo seu grupo de executivos em categorias, uma delas determinava quais eram os heróis situacionais que atingiam os resultados esperados praticando os novos valores estabelecidos para, posteriormente, recompensá-lo. Outra iniciativa para combater a cultura burocrática e hierarquizada da antiga GE foram os “Work-Out”, reuniões de três dias que traziam funcionários e gerentes para analisarem os problemas das áreas e propor soluções.

  1. Identifique a imagem do Self Organizacional, antes e depois do processo de mudança da cultura da GE, descrevendo-os e justificando as respostas corretamente. (1 ponto)

Antes_____________________________________________________________________

Justifique_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Depois_____________________________________________________________________

Justifique_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com