TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Qualidade no Processo Produtivo

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão da Qualidade no Processo Produtivo (13:20-14:22)

O processos produtivo de uma empresa está sempre em busca de melhoramento, para que haja maior índice de qualidade no mesmo. Porém existem vários problemas que podem afetar na qualidade durante o processo de produção. Alguns desses problemas são:

  • Perca de tempo durante a preparação de máquinas, tanto no momento em que liga, quanto em falhas da mesma. Isso pode causar atrasos na produção, havendo grande prejuízo para a empresa.
  • Problemas com a produção errada, podendo também causar prejuízo, já que será necessário produzir novamente para que haja a quantidade correta na qualidade exigida pelo cliente.
  • Erros da gestão em relação a demanda e a produção. Isso pode acarretar problemas tanto no estoque de produtor acabados, quanto no transporte.

O desperdício do material em espera no processo, é um problema comum, mas que gera muitos custos. Isso acontece quando o material é adquirido e fica parado esperando até o momento de sua produção. Assim que o material é processado, ele também fica parado, pois é quando o mesmo aguarda uma disponibilidade de maquinas para finalizar o processo.

Esse desperdício está relacionado ao tempo que tanto a máquina quanto a mão de obra, se encontram parados, ou seja, não estão produzindo.

Para resolver tais problemas, é preciso analisar todo o processo produtivo, perceber onde estão os erros e que atitudes podem supri-los.

A troca rápida de ferramentas por exemplo, é uma solução. O objetivo é que o tempo de troca não seja maior que um dígito. Pois quanto mais agilidade, menor será o tempo de máquina parada, consequentemente, menor tempo de fabricação parada.

Quando há maior qualidade no processo produtivo, maior será também a garantia de que a qualidade aplicada no inicio do processo, seja a mesma no final do mesmo.

Sendo assim, é possível observar que uma empresa que possui uma boa qualidade em seu processo produtivo, consegue um melhor gerenciamento em sua empresa, oferecendo produtos de qualidade para seus clientes, deixando os mesmos satisfeitos e consequentemente fazendo propagandas para outras pessoas, alcançando seus objetivos e lucratividade, já que há a diminuição de custos em seus processos por conta da eliminação de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com